Benefícios pessoais de saídas acadêmicas mediadas pelo turismo recreativo e de aventura

Autores

  • Norman Jairo Pachón Villamil Universidad Tecnológica de Pereira
  • Cristian Fernando Ramos Ríos Universidad Tecnológica de Pereira

Palavras-chave:

competências, educação experiencial, lazer, resultados de aprendizagem, turismo

Resumo

As saídas acadêmicas do programa de Ciências do Esporte e Recreação da Universidad Tecnológica de Pereira se tornaram práticas educacionais que favorecem diferentes resultados de aprendizagem para os alunos. Uma dessas saídas ocorre durante o sexto semestre do curso e tem como objetivo desenvolver competências e habilidades em recreação, educação experiencial e turismo, bem como consolidar as habilidades sociais inerentes à profissão. A experiência é desenvolvida em quatro etapas: (1) planejamento de ações, distribuição de tarefas e aquisição de recursos; (2) definição de intenções educacionais, recreativas e turísticas mediadas pela aprendizagem ativa; (3) experiência e saída da zona de conforto para entrar na zona de aprendizagem real; e (4) troca de aprendizagem e transferência de significados educacionais e pessoais. Apesar dos obstáculos, como custos, medo, incerteza e falta de apoio, a novidade, a abertura para sentir e pensar, a facilidade de dar significado e intencionalidade educacional às atividades, à cultura e à história podem ser vistos como ganhos da experiência. Lazer, turismo e educação são uma combinação de experiências que aprimoram os resultados do aprendizado e a aquisição de habilidades sociais.

|Resumo
= 15 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 5 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1 Alcaldía Municipal de Pereira. (2023). Política Pública de Deporte, Recreación, Actividad Física y Educación Física (DRAEF). Por una Pereira Activa, Saludable e Incluyente. https://www.pereira.gov.co/politicas_publicas/publicaciones/5103/politica-publica-de-deporte-recreacion-actividad-fisica-y-educacion-fisica-draef/

2. Fraiz Brea, J. A. (2015). La constante evolución del turismo: innovación, tecnología, nuevos productos y experiencias. Pasos. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, 13(4), 739-740. https://www.pasosonline.org/es/component/sobipro/805la_constante_evolucin_del_turismo_innovacin_tecnologa_nuevos_productos_y_experiencias

3. Freire, P., y Macedo, D. (1989). Alfabetización. Lectura de la palabra y lectura de la realidad. Paidós.

4. Molina, V., Hurtado, A., Tabares, J., y Franco, S. A. (2019). Metodologías otras para el estudio del ocio y la recreación en América Latina. Colectivo Editorial Casa de las Preguntas.

5. Osorio, E. (2009). La recreación en Colombia: un campo en construcción. En C. Luce Gomes, E. Osório, L. Pinto, y R. Elizalde (Orgs.), Lazer na América Latina/Tiempo libre, ocio y recreación en Latinoamérica (pp. 110-136). UFMG. https://1library.co/article/la-recreacion-en-colombia-un-campo-en-construcci%C3%B3n.z3m3859y

6. Osorio, E. (2015). Un continuo repensarnos desde y para la recreación. En D. M. Molano Vega, E. Osorio Correa, I. Abondano Patiño, J. E. Rozo López, y Y. Saldaña Rodríguez (Eds.), Recreación. Exigencias metodológicas para una vivencia transformadora. Un nosotros productores de realidad. Fundación Colombiana de Tiempo Libre y Recreación.

7. Osorio, E. (2019). Asuntos presentes en el campo de la recreación. Colectivo Editorial Casa de las Preguntas.

8. Pachón, N. (2020). Ensayo: A propósito del objeto de estudio y los objetivos del programa Ciencias del Deporte y la Recreación.

9. Peralta, R. (2019). Aportes metodológicos de la comunalidad al campo de la recreación comunitaria. En V. Molina, A. Hurtado, F. Tabares, y S. A. Franco (Eds.), Metodologías otras para el estudio del ocio y la recreación en América Latina. Colectivo Editorial Casa de las Preguntas.

10. Silva, A. (2013). Turismo educativo. Revista de investigaciones UNAD, (12), 225-240. https://academia.unad.edu.co/images/investigacion/hemeroteca/revistainvestigaciones/Volumen12numero1_2013/a13_Turismo_educativo_1.pdf

11. Universidad Tecnológica de Pereira. (2017). Proyecto Educativo Institucional PEI. Vicerrectoría Académica. https://media.utp.edu.co/vicerrectoria-academica/archivos/ProyectoEducativoInstitucional.pdf

12. Zemelman, H. (2011). Implicaciones epistémicas del pensar histórico desde la perspectiva del sujeto. Desacatos, (37), 33-48. https://doi.org/10.29340/37.286

Publicado

2024-12-04

Como Citar

Pachón Villamil, N. J., & Ramos Ríos, C. F. (2024). Benefícios pessoais de saídas acadêmicas mediadas pelo turismo recreativo e de aventura. Expomotricidad, 2024. Recuperado de https://revistas.udea.edu.co/index.php/expomotricidad/article/view/358724

Edição

Seção

4º Congreso Internacional de Ocio y Recreación