Movimento pela Emancipação das Mulheres do Chile (MEMCH). Desenvolvimento de uma política integral e formas de educação popular para o reconhecimento dos direitos das mulheres, 1935-1941
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.trahs.n17a08Palavras-chave:
movimento feminista, história da educação, práticas educacionaisResumo
O artigo analisa as visões da política e as formas de educação do Movimento pela Emancipação das Mulheres do Chile (MEMCH) no jornal La Mujer Nueva entre 1935-1941. O movimento elaborou uma perspectiva integral da política para ampliar a democracia representativa de gênero e consolidar justiça absoluta para as trabalhadoras, bem como o reconhecimento das mulheres como sujeitos políticos. Para tanto, desenvolveu diversas estratégias de educação popular como a ampliação da educação primária para mulheres trabalhadoras, intervenções educativas territoriais e promoção de formas de autoeducação para a construção de identidades dentro do movimento.
Downloads
Referências
FUENTES
PERIÓDICOS Y REVISTAS
La Mujer Nueva (Santiago) 1935-1941.
Revista Chilena (Santiago) 1877.
BIBLIOGRAFÍA
Acevedo Arriaza, Nicolás. “El libro del huaso chileno. El Instituto de Información Campesina y las movilizaciones campesinas (1939-1943)”. Revista de Historia Social y de las Mentalidades 21.2 (2017): 117-141.
Antezana-Pernet, Corinne. El MEMCH hizo historia. Santiago de Chile: Imprenta SEIT, 1997.
Brunner, José Joaquín. “Los debates de la república educacional: 1910 y 2010”, septiembre de 2007. https://www.academia.edu/16199627/Los_debates_de_la_Republica_Educacional_1910_y_2010 (03/02/2020).
Carimán Linares, Braulio. “El ‘problema educacional’ entre 1920-1937: una historia de reformas y limitaciones”. Universum 27.2 (2012): 31-44.
Donoso Díaz, Sebastián. El derecho a educación en Chile. Nueva ciudadanía tras el ocaso neoliberal. Santiago: Bravo y Allende Editores, 2013.
Garcés, Mario. El movimiento obrero y el Frente Popular (1936-1939). Santiago: LOM Ediciones, 2018.
Garcés, Mario. “Los movimientos sociales en la transición: a 30 años del plebiscito de 1988”. Las largas sombras de la dictadura: a 30 años del plebiscito. Ed. Julio Pinto Vallejos. Santiago: LOM Ediciones, 2019.
Gómez Sollano, Marcela y Adriana Puiggrós. “Estudio preliminar a la edición argentina: la educación popular en América Latina”. Fuentes sobre alternativas pedagógicas populares en América Latina. Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, 2019.
Henríquez Vásquez, Rodrigo. En “estado sólido”. Políticas y politización en la construcción estatal. Chile, 1920-1950. Santiago: Ediciones Pontificia Universidad Católica de Chile, 2014.
Herrera Cortés, Martha Cecilia. Modernización y Escuela Nueva en Colombia, 1914-1951. Bogotá: Plaza & Janés Editores / Universidad Pedagógica Nacional, 1999.
Honneth, Axel. Reconocimiento y menosprecio. Sobre la fundamentación normativa de una teoría social. Madrid: Katz Editores / Centro de Cultura Contemporánea de Barcelona, 2010.
Illanes, María Angélica. “Ausente, señorita”. El niño chileno, la escuela para pobres y el auxilio 1890-1990 (hacia una historia social del siglo XX en Chile). Santiago: Junta Nacional de Auxilio Escolar y Becas, 1991.
Illanes, María Angélica. Cuerpo y sangre de la política. La construcción histórica de las Visitadoras Sociales (1887-1940). Santiago de Chile: LOM Ediciones, 2006.
Illanes, María Angélica. “En el nombre del pueblo, del Estado y de la ciencia, (…)”. Historia social de la salud pública en Chile 1880 / 1973. (Hacia una historia social del siglo XX). Santiago: Ministerio de Salud, 2010.
Lobato, Mirta Zaida. La prensa obrera. Buenos Aires y Montevideo, 1890-1958. Buenos Aires: Edhasa, 2009.
Montero, Claudia. Y también hicieron periódicos. Cien años de prensa de mujeres en Chile 1850-1950. Santiago: Hueders, 2018.
Moulian, Tomás. Fracturas. De Pedro Aguirre Cerda a Salvador Allende (1938-1973). Santiago: LOM Ediciones / Universidad ARCIS, 2006.
Núñez P., Iván, La producción de conocimiento acerca de la educación escolar chilena (1907-1957). Santiago: Centro de Perfeccionamiento, Experimentación e Investigaciones Pedagógicas, 2002.
Orellana Rivera, María Isabel. El lugar de la ciencia en la educación de las mujeres. Tomo 1. Santiago: Ediciones Museo de la Educación Gabriela Mistral, 2018.
Popkewitz, Thomas S. “La historia del currículum: la educación en los Estados Unidos a principios del siglo XX, como tesis cultural acerca de lo que el niño es y debe ser”. Profesorado. Revista de Currículum y Formación del Profesorado 11.3 (2007): 1-13.
Reyes J., Leonora. “Escuela pública y sistema escolar: transformaciones históricas y proyecciones”. Docencia 44 (2011): 48-63.
Rubio, Graciela y otros. “La experimentación pedagógica territorial y la democratización del sistema educativo. Lecciones del Plan Experimental de Educación Rural de San Carlos (1944-1947)”. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 27.102 (2019): 88-107. DOI: 10.1590/s0104-40362018002701488.
Ruiz Schneider, Carlos. De la República al mercado. Ideas educacionales y política en Chile. Santiago: LOM Ediciones, 2010.
Stabili, María Rosaria. “La res-pública de las mujeres”. Historia política de Chile, 1810-2010. Tomo 1. Eds. Iván Jaksic y Juan Luis Ossa. Santiago: Fondo de Cultura Económica / Universidad Adolfo Ibáñez, 2017.
Torres Carrillo, Alonso. “Prácticas educativas en movimientos sociales de América Latina”. Folios 46 (2017): 3-14. DOI: 10.17227/01234870.46folios3.14.
Valdivia Ortiz de Zárate, Verónica. La milicia republicana. Los civiles con armas, 1932-1936. Santiago: Dirección de Bibliotecas, Archivos y Museos, 1992.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Trashumante. Revista Americana de Historia Social

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
El contenido publicado por la revista está disponible para ser utilizado bajo la licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
