"Hiperion": uma experiência transmédia para apropriação educacional em uma Universidade Colombiana
Palavras-chave:
alfabetização digital, apropriação das TICs, competências digitais, estratégias didáticas, modalidades educacionais combinadas, narrativas transmídiaResumo
A pesquisa do Instituto de Educación Física y Deporte (Instituto de Educação Física e Esporte) da Universidad de Antioquia sobre apropriação de TICs, estratégias de ensino, mediação pedagógica e tecnológica deu origem à experiência transmídia "Hiperion", um projeto financiado pela própria universidade. O objetivo desse trabalho foi implementar uma estratégia de conscientização por meio de narrativas transmídia para promover a apropriação das modalidades educacionais combinadas do instituto. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório composto por cinco fases: revisão da literatura, elaboração da estratégia narrativa, implementação, análise e elaboração do relatório final. Com base no universo fictício de "Hiperion", um ser de outro mundo, foi construída uma história central em que os personagens representavam professores e alunos em diferentes papéis: um professor em um papel tradicional, uma professora que está explorando as TICs e um professor entusiasmado com o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, acompanhado por três alunos. Foram realizados nove workshops em diferentes cursos de Bacharelado em Educação Física e Treinamento Esportivo. Os participantes foram divididos em grupos heterogêneos e receberam aleatoriamente três cartões que representavam um professor, um aluno e uma modalidade educacional. Com os cartões, cada grupo teve que criar uma história e um conteúdo (meme, história em quadrinhos, áudio, ilustração etc.) que refletisse sua compreensão das modalidades educacionais, com base em suas próprias experiências de incorporação das TICs nos processos educacionais. As narrativas transmídia permitem que os sujeitos se identifiquem com as histórias, o que os incentiva a vincular suas próprias experiências e fortalece suas competências digitais para criar conteúdo em diferentes formatos (visual, áudio, textual e audiovisual), além de desenvolver habilidades sociais, como pensamento crítico, criatividade e trabalho em equipe.
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