Impacto dos estágios no nível básico do programa de bacharelado em Educação Física em uma Universidade Colombiana

Autores

  • Diego Fernando Villamizar Gómez Universidad Pedagógica Nacional
  • Lina Rocío Egea Borda Universidad Pedagógica Nacional

Palavras-chave:

competências pedagógicas, educação física, formação de professores, estágios pedagógicos, realidades epistemológicas

Resumo

Os estágios pedagógicos no nível básico da formação de professores são essenciais para a aquisição de uma visão ampla das implicações de sua prática profissional. Vários autores concordam que os estágios pedagógicos são um processo de autorreflexão que leva à conceituação didática, à pesquisa e à experimentação, e constituem um cenário de aprendizado que permite ao futuro educador desenvolver competências pedagógicas, didáticas e disciplinares. O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto dos estágios no ciclo básico do bacharelado em Educação Física da Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia, identificando os principais cenários e as realidades epistemológicas e disciplinares da educação física como fato e prática social. O instrumento utilizado foi uma entrevista estruturada com os coordenadores dos semestres do primeiro ciclo de formação básica entre 2016 e 2023. Além disso, foi realizada uma análise crítica do discurso e uma revisão documental das edições do periódico Mundo Corporal produzidas nesse ciclo da carreira. Observa-se que a educação física, baseada em um estágio pedagógico socialmente significativo, aborda outros aspectos da vida dos alunos além da escola, como história pessoal, família, vizinhança, parque, mercado, atrações turísticas, locais de interesse e ambiente rural.

|Resumo
= 8 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 2 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

1. Arboleda Machado, N. J., y Galak, E. L. (2023). La educación física colombiana como campo: una mirada a través de Bourdieu. Educar em Revista, 39, 1-17. https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/85970

2. Chinchilla, V. (2022). La educación física como hecho y práctica social. En W. Riaño Casallas, A. Díaz Velasco, y E. Sarmiento (Eds.), ¿Qué es eso de educación física? Consideraciones sobre la propuesta epistemológica de la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Kinesis.

3. Fox, V. (2005). Análisis documental de contenido: principios y prácticas. Alfagrama.

4. Gallo Cadavid, L. E. (2010). Los discursos de la educación física contemporánea. Kinesis.

5. González López, A. H., Ocampo Alzate, C. M., y Tenorio Ramírez, L. L. (2022). Reconstruir para resignificar: sentidos de la práctica pedagógica y educativa en estudiantes de la Facultad de Educación. Revista Lumen Gentium, 6(1), 116-133. https://doi.org/10.52525/lg.v6n1a8

6. Hernández-Sampieri, R., y Mendoza Torres, C. P. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw Hill.

7. Jara, O. (2018). La sistematización de experiencias: Práctica y teoría para otros mundos posibles. CINDE. http://hdl.handle.net/20.500.11907/2121

8. Meinel, K. (2004). Didáctica del movimiento. Ensayo de una teoría del movimiento en el deporte desde el punto de vista pedagógico. Kinesis.

9. Meza Mejía, M. C. (2021). Innovación y procesos reflexivos. La práctica pedagógica de los formadores de docentes. Zona Próxima, (34), 187-190. https://doi.org/10.14482/zp.34.371.14

10. Ministerio de Educación Nacional [MEN]. (2014). La práctica educativa como escenario de aprendizaje. https://www.mineducacion.gov.co/portal/micrositios-superior/Acreditacion-de-licenciaturas/Documentos/357388:La-practica-pedagogica-como-escenario-de-aprendizaje

11. Ministerio de Educación Nacional [MEN]. (2022). Orientaciones curriculares para la educación física, recreación y deportes en educación básica y media. https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-411706_recurso_3.pdf

12. Molano Abril, M. A. (2023). La educación física como campo de saber. Kinesis.

13. Nussbaum, M. C. (2012). Crear capacidades. Propuesta para el desarrollo humano. Paidós.

14. Planella Ribera, J. (2006). Cuerpo, cultura y educación. Desclée de Brower.

15. Reyes, V. (2022). La educación física como hecho y práctica social: una biopraxis en los procesos de formación de licenciados en educación física. En W. Riaño Casallas, A. Díaz Velasco, y E. Sarmiento (Eds.), ¿Qué es eso de educación física? Consideraciones sobre la propuesta epistemológica de la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Kinesis.

16. San Martín Cantero, D., San Martín Aedo, R., Pérez Morales, S., y Bórquez Mella, J. (2021). Prácticas de mejora para el proceso de acompañamiento pedagógico. Actividades Investigativas en Educación, 21(2), 1-24. https://doi.org/10.15517/aie.v21i2.46783

17. Strauss, A. L. (1990). Qualitative Analysis for Social Scientists. Cambridge University Press.

18. Strauss, A. L., y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa: técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundada. Editorial Universidad de Antioquia.

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Villamizar Gómez, D. F., & Egea Borda, L. R. (2024). Impacto dos estágios no nível básico do programa de bacharelado em Educação Física em uma Universidade Colombiana. Expomotricidad, 2024. Recuperado de https://revistas.udea.edu.co/index.php/expomotricidad/article/view/359193

Edição

Seção

5ª Conferencia Internacional de Formación Universitaria de los Profesionales del Campo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)