Explorando projetos de inovação em comunicação museológica

Autores

  • Mariana Cantisani Padua Universidade Estadual Paulista
  • Natalia Nakano Universidad de Marília
  • Maria José Vicentini Jorente Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.rib.v44n1eRv1

Palavras-chave:

comunicação museológica, tecnologia da informação e comunicação, sistemas de informação, design da informação, design de experiência, informação e tecnologia

Resumo

A sobrecarga informacional causou mudanças marcantes na forma como as pessoas buscam informações e, por sua vez, têm remodelado a sociedade, especialmente em ambientes de informação digital, como bibliotecas e museus. O objetivo deste estudo é apresentar e discutir três projetos de comunicação museológica inovadores e criativos, são eles: Hyper-Interaction within Physical Space; Cultural Heritage Information Personalization; e SMARTMUSEUM, a partir do modelo conceitual de design de experiência. Trata-se de pesquisa bibliográfica epistemológica e exploratória, em que um referencial teórico baseado no Design da Informação e no Design de Experiência é apresentado, no âmbito da comunicação museológica em ambientes híbridos. As ações estratégicas de comunicação museológica devem contar com a utilização de Sistemas de Informação, do uso das inovações e das Tecnologias da Informação e Comunicação. Com a apresentação desses projetos sintetizamos algumas inovações que contemplam abordagens científicas diferenciadas, dessa forma orienta-se o processo de tomada de decisão na construção das estratégias e das etapas dinâmicas necessárias para o desenvolvimento de um plano de comunicação para o ambiente digital de museu eficiente, e que, consequentemente, possa promover uma experiência satisfatória

|Resumo
= 655 veces | PDF
= 231 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 0 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Cantisani Padua, Universidade Estadual Paulista

Designer de Experiência do Usuário. Doutora em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Brasil. Pós-doutora em Ciência da Informação, Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UNESP). Membro do Laboratório de Pesquisa em Design e Recuperação da Informação – LADRI na UNESP. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação da UNESP de Marília. São Paulo– Brasil.

Natalia Nakano, Universidad de Marília

Doutora em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília, SP, Brasil. Membro do Laboratório de Pesquisa em Design e Recuperação da Informação – LADRI na UNESP/Marília. Pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação da UNESP de Marília. Professora conteudista do Departamento de Ensino à Distância da Universidade de Marília - UNIMAR. São Paulo– Brasil

Maria José Vicentini Jorente, Universidade Estadual Paulista

Professora Livre-Docente do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília, SP, Brasil. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Design e Recuperação da Informação – LADRI na UNESP/ Marília. Professora visitante na Unviersidad Carlos III de Madrid.

Referências

Alsford, Stephen (1991). Museums as Hypermedia. Hypermedia & interactivity in museums: Proceedings of an. International Conference on Hypermedia & Interactivity in Museums. Archives & Museum Informatics.

Anderson, Maxwell (1997). Introduction. In Katherine Jones (Ed.), The Wired Museum: Emerging Technology and Changing Paradigms. American Association of Museums.

Araújo, Carlos (2011). Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia: relações teóricas e institucionais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, 16(31), 110-130.

Bannon, Liam; Benford, Steve; Bowers, John; Heath, Christian (2005). Hybrid design creates innovative museum experiences. Communications of the ACM, 48(3), 62‑65.

Barreto, Aldo (1998). Mudança estrutural no fluxo do conhecimento: A comunicação eletrônica. Ciência da informação, 27(2).

Benelli, Giuliano; Bianchi, Alberto; Marti, Patrizia; Not, Elena; Sennati, David (1999, June). HIPS: Hyper-interaction within physical space. In Proceedings IEEE International Conference on Multimedia Computing and Systems (vol. 2, pp. 1075-1078). IEEE.

Best, Kathryn (2006). Design management: managing design strategy, process and implementation. AVA publishing.

Black, Graham (2005). The engaging museum: Developing museums for visitor involvement. Psychology Press.

Black, Graham (2012). Transforming museums in the twenty-first century. Routledge.

Borko, Harold (1968). Information science: what is it? American documentation, 19(1), 3-5.

Campos, Pedro; Campos, Miguel; Pestana, João; Jorge, Joaquim (2011). Studying the role of interactivity in museums: Designing and comparing multimedia installations. In International Conference on Human-Computer Interaction (pp. 155-164). Springer

Candlin, Fiona (2012). Independent museums, heritage, and the shape of museum studies. Museum and Society, 10(1), 28-41.

Di Blas, Nicoletta; Guermand, Maria Pia; Orsini, Carolina; Paolini, Paolo (2002). Evaluating the Features of Museum Websites:(The Bologna Report). Archives & Museum Informatics.

Falk, John; Dierking, Lynn (2016). The museum experience revisited. Routledge.

Hassenzahl, Marc (2013). User experience and experience design. The Encyclopedia of Human-Computer Interaction. Interaction Design Foundation.

Hodge, Bob (2011). Museums and attacks from cyberspace: Non-linear communication in a postmodern world. Museum and Society, 9(2), 107-122.

Homem, Paula; Remelgado, Patricia; Medina, Susana (2017). Museum professionals in the digital era: Agents of change and innovation. European Commission.

Hornecker, Eva; Stifter, Matthias (2006, November). Learning from interactive museum installations about interaction design for public settings. In Proceedings of the 18th Australia conference on Computer-Human Interaction: Design: Activities, Artefacts and Environments (pp. 135-142). ACM.

Janes, Robert (2013). Museums and the Paradox of Change. Routledge.

Johnson, Nichola (2005). Wanted: A new breed of curator. Museums Journal, 16-17.

Kidd, Jenny (2011). Challenging history: Reviewing debate within the heritage sector on the ‘challenge’of history. Museum and Society, 9(3), 244-248.

Kravchyna, Victoria; Hastings, Samantha (2002). Informational value of museum web sites. First Monday, 7(2).

MacDonald, George; Alsford, Stephen (1995). Museums and theme parks: Worlds in collision? Museum Management and Curatorship, 14(2), 129-147.

Marti, Sergio; Giuli, T. J., Lai, Kevin; Baker, Mary (2000, August). Mitigating routing misbehavior in mobile ad hoc networks. In Proceedings of the 6th annual international conference on Mobile computing and networking (pp. 255‑265). ACM.

Norman, Donald (1991) O Design do Dia-a-Dia. Rocco.

Norman, Donald (1993). Things that make us smart. Basic Books

Norman, Donald (2002). Emotion & design: Attractive things work better. Interactions, 9(4), 36-42.

Norman, Donald (2011) Design emocional: porque adoramos ou detestamos os objetos do dia-a-dia. Rocco.

Orna, Liz. (2007). Keynote address: Collaboration between library and information science and information design disciplines. On what? Why? Potential benefits. Information Research, 12(4), 12-4.

Phills, James;, Deiglmeier, Kriss; Miller, Dale (2008). Rediscovering social innovation. Stanford Social Innovation Review, 6(4), 34-43.

Ruotsalo, T., Haav, K., Stoyanov, A., Roche, S., Fani, E., Deliai, R., & Hyvönen, E. (2013). SMARTMUSEUM: A mobile recommender system for the Web of Data. Web semantics: Science, Services and Agents on the world wide web, 20, 50-67.

Simon, Nina (2010). The participatory museum. Museum 2.0.

Suchman, Lucy (1987). Plans and situated actions: The problem of human-machine communication. Cambridge University Press.

Thomas, Wendy; Carey, Sheila (2005) Actual/virtual visits: What are the links? In J. Trant and D. Bearman (Eds.), Museums and the web 2005: Proceedings, Toronto: Archives & Museum Informatics. Archives & Museum Informatics. http://www.archimuse.com/mw2005/papers/thomas /thomas.html

Tsichritzis, Dennis; Gibbs, Simon (1991, October). Virtual Museums and Virtual Realities. In ICHIM (pp. 17-25).

Tsitoura, Angelina (2010) Socio-cultural visions of interactivity within museums. Sociomuseology 4, Cadernos de Sociomuseologia, 38, 89-102.

Van Hage, Willem; Stash, Natalia; Wang, Yiwen; Aroyo, Lora (2010). Finding Your Way through the Rijksmuseum with an Adaptive Mobile Museum Guide. In L. Aroyo; G. Antoniou; E. Hyvönen; A. ten Teije; H. Stuckenschmidt; L. Cabral; T. Tudorache (Eds.), The Semantic Web: Research and Applications. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-642-13486-9_4

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Padua, M. C., Nakano, N., & Vicentini Jorente, M. J. (2020). Explorando projetos de inovação em comunicação museológica. Revista Interamericana De Bibliotecología, 44(1), eRf1/1 - eRf1/12. https://doi.org/10.17533/udea.rib.v44n1eRv1

Edição

Seção

Reflexiones

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)