A formação fiscal em La Guajira

Autores

  • Edwin Cabrales Bonivento Universidade de La Guajira
  • Olivia Rangel Luquez Universidade de La Guajira

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.rc.328432

Palavras-chave:

tributação, política fiscal, formação profissional, educação superior

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a formação fiscal em La Guajira, como produto da tese para o mestrado em fiscalidade e política fiscal. É uma pesquisa descritiva e documental, com um desenho não experimental e de campo, cuja população foi composta por 1.582 profissionais que trabalham nas empresas presentes no departamento (com uma amostra representativa de 80 profissionais) assim como de 4.525 graduados de programas de contabilidade pública e administração de empresas (com uma amostra representativa de 369 graduados). Para a coleta de informações foram usados dois instrumentos de acordo com a população do estudo. Finalmente, espera-se que os resultados obtidos forneçam evidências para responder à necessidade de formação fiscal de alto nível dos profissionais no departamento.

|Resumo
= 279 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 229 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edwin Cabrales Bonivento, Universidade de La Guajira

Contador, candidato ao mestrado em Tributação e Política Fiscal, assessor de garantia da qualidade, professor da Universidade de La Guajira, membro do grupo de pesquisa PROINVES, categoria C em Colciencias 2015.

Olivia Rangel Luquez, Universidade de La Guajira

Administrador de empresas, especialista em gestão financeira, mestre em gestão empresarial, doutor em ciências gerenciais. Professor titular da Universidade de La Guajira. Membro do grupo de pesquisa GIDE, categorizado em B Colciencias 2015.

Referências

Archel, P. (2007). Teoría e investigación crítica en contabilidad, ed. Asociación Española de contabilidad y administración de empresa “AECA”

Beck, U. (2008). ¿Qué es la globalización? Falacias del globalismo, respuestas a la globalización. Barcelona: Paidós.

Banco Interamericano de Desarrollo (BID) (2006). La política de las políticas públicas. Progreso económico y social en América Latina. Washington D.C. Recuperado de: http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=912428

Calvo V., Aída P. (2006). La Globalización y su Relación con la Contabilidad. Revista Investigación y Reflexión, Vol. XIV, 1.

Cardona, J. y Zapata, M. (2006). Educación contable: Antecedentes, actualidad y prospectiva. Medellín. Universidad de Antioquia.

Casal, R. y Viloria, N. (2007 a). La ciencia contable, su historia, filosofía, evolución y su producto. Revista Actualidad Contable FACES, Edición 15.

Cortes, J. (2006). El pensamiento crítico: algunas reflexiones en torno a la educación contable. En: cuarto foro de Educación contable, p. 257-262.

Drucker, P (1994), Theory of the Business. Harvard Business Review. September-October, pp. 95-106, Boston, Mass, USA.

Edvinsson, L. y M., Michael S. (1997). El Capital Intelectual. 1ra. Edición. Edición Norma. Bogotá.

García, A. (Diciembre-2008). Finanzas internacionales y desarrollo: ¿oportunidad o amenaza? Revista de la Cepal, No. 96. Recuperado el 31 de agosto de 2013 de http://www.eclac.org/publicaciones/xml/9/34909/RVE96GarciaArias.pdf

IFAC, (2008). Manual de los pronunciamientos internacionales de información. New York, Usa: IFAC, 23. Recuperado de http://www.ifac.org/sites/ default/files/downloads/ Spanish_Translation_Normas_Internacionales_de_ Formacion_2008.pdf

Ley 1188 de abril 25 de (2008). CNA. Por la cual se regula el registro calificado de programas de educación superior y se dictan otras disposiciones”

Decreto 2566 de septiembre 10 de (2003). Por el cual se establecen las condiciones mínimas de calidad y demás requisitos para el ofrecimiento y desarrollo de programas académicos de educación superior y se dictan otras disposiciones

Mantilla, S. (2001), Contadores sí, pero ¿cuáles? La globalización de la contaduría y sus consecuencias para el ejercicio profesional. Trabajo presentado en el Primer Seminario Internacional Economía sostenible y globalización, una oportunidad para competir en el contexto internacional. Tunja.

Morín, E. (1999). Los siete saberes necesarios para la educación del futuro. Organización de las Naciones Unidas para la Educación. Santillana.

Quijano, O. (2004), Estandarización de la educación contable: el proyecto escolar de los gremios económicos. En: La Contaduría Pública en el nuevo entorno global. Popayán: Universidad del Cauca.

Rangel, G. (2003). Economía pública multijurisdicional. Editado por el Consejo económico social. Madrid – España.

Rodríguez, C. & Torres, Z. (2004). Una aproximación teórica al poder tributario de las entidades territoriales. Monografía para optar por el título de Abogado, Facultad de Jurisprudencia, Colegio Mayor de Nuestra Señora del Rosario. Bogotá.

Ruiz, J. (2002). Impuesto sobre la Renta Manual Didáctico y de Consulta. 2da. Edición. Caracas, Venezuela.

Villegas, H. (1980). Curso de Finanzas, Derecho Financiero y Tributario. 3era. Edición. Buenos Aires, Argentina.

Mantilla, B. (1999). Capital intelectual y contabilidad del conocimiento. Bogotá. Ecoe.

Casal, R. & Viloria, N. (2007). La ciencia contable, su historia, filosofía, evolución y su producto. Revista actualidad contable FACES, Ed. 15.

Ministerio de Educación (2014). Calidad de la educación superior en Colombia. Convenio de cooperación Andrés Bello. Bogotá.

Plan de desarrollo “seguimos en academia y proyección Social 2014 – 2017”. Universidad de La Guajira (2014).

Rahman, M. & Schwarz, L. (2003). Report on the Observance of Standards and Codes (ROSC) Colombia. Accounting and Auditing.

Rodríguez Herrero, P. (2014). El reto de la evaluación transdisciplinar. Apuntes de Pedagogía. Colegio Profesional de la Educación, Marzo, pp. 26-27.

Silíceo, A., Casares, D. & González, J. (1999). Liderazgo, valores y cultura organizacional. Hacia una organización competitiva. Editorial Mc Graw Hill. México.

Publicado

2016-12-24

Como Citar

Cabrales Bonivento, E., & Rangel Luquez, O. (2016). A formação fiscal em La Guajira. Contaduría Universidad De Antioquia, (69), 99–115. https://doi.org/10.17533/udea.rc.328432

Edição

Seção

Artículos