Impacto e relevância do perfil do graduado em um programa esportivo universitário
Palavras-chave:
educação universitária, avaliação de acompanhamento, formação de professores, abrangência, perfil do graduado, profissional do esporteResumo
O objetivo deste artigo foi analisar o impacto do perfil de graduação dos profissionais do esporte na Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte, em Cali, na Colômbia. A pesquisa foi orientada por uma abordagem de métodos mistos. O perfil do graduado foi avaliado para estabelecer uma ordem com base nos atributos necessários para o seu desenvolvimento. O perfil foi pontuado de acordo com os critérios do nível de conformidade, com uma pontuação entre zero e dez. Em seguida, aplicou-se um questionário com respostas do tipo Likert e uma pesquisa com perguntas abertas para reconhecer as percepções e a compreensão do perfil. Após a classificação, os resultados indicam que a maioria dos entrevistados atende plenamente aos atributos gerais do perfil do graduado: alinhamento, viabilidade, representatividade e abrangência. Por outro lado, a forma, a suficiência e a relevância são aceitáveis, embora haja espaço para melhorias. Para que esses três indicadores sejam adequadamente atendidos, cada um desses campos precisa ser avaliado para garantir que todos os atributos estejam presentes. A conclusão é que o cumprimento de todos os atributos gerais do perfil do graduado deve ser avaliado periodicamente para verificar seu cumprimento e possibilitar melhorias constantes.
Downloads
Referências
1. Bahamondes Acevedo, V., Flores Ferro, E., Maureira Cid, F., Vargas Vitoria, R., Gavotto Nogales, O., Véliz Véliz, C., y Aravena Garrido, C. (2021). Percepciones de los estudiantes de Educación Física sobre el desempeño del profesorado. Retos, 40, 180-185. https://doi.org/10.47197/retos.v1i40.82160
2. Campaña-Jiménez, R. J., Gallego-Arrufat, M. J., y Muñoz-Leiva, F. (2019). Estrategias de enseñanza para la adquisición de competencias en formación profesional: perfiles de estudiantes. Educar, 55(1), 203-229. https://doi.org/10.5565/rev/educar.876
3. Campos Sarmento, E. D., y Ribeiro de Lira, M. (2018). Formación de profesores, plan de estudios y práctica pedagógica: enseñanza interdisciplinaria. Educere, 22(72), 283-293. http://erevistas.saber.ula.ve/index.php/educere/article/view/13469
4. Decreto 1330 de 2019. [Presidencia de la República]. Por el cual se sustituye el Capítulo 2 y se suprime el Capítulo 7 del Título 3 de la Parte 5 del Libro 2 del Decreto 1075 de 2015 -Único Reglamentario del Sector Educación. 25 de julio de 2019.
5. Hernández-Sampieri, R., Fernández Collado, C., y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw Hill.
6. Isaza Gómez, G. D., González Hernández, E., Rengifo Cruz, R., y González Arango, L. F. (2019). Programas de formación superior en el campo de la educación física, el deporte y áreas afines en cuatro países de América Latina. Perfiles profesionales y desafíos. Latinoamericana de Estudios Educativos, 15(1), 111-129. https://doi.org/10.17151/rlee.2019.15.1.7
7. Jaramillo, O. (2015). Pertinencia del perfil de los profesionales de la información con las demandas del mercado laboral. Revista Interamericana de Bibliotecología, 38(2), 111-120. https://doi.org/10.17533/udea.rib.v38n2a03
8. López Rengifo, C. F., Huamán Huayta. L. A., y Aguirre Chávez, C. F. (2021). Perfil de egreso: educación superior universitaria. Universidad Nacional del Centro del Perú.
9. Martelo, R. J., Villabona, N., y Jiménez Pitre, I. A. (2017). Guía metodológica para definir el perfil profesional de programas académicos mediante la herramienta ábaco de Régnier. Formación Universitaria, 10(1), 15-24. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-50062017000100003
10. Martínez, A. (2024, 11 de enero). Definición de pertenencia. Concepto Definición. https://conceptodefinicion.de/pertinencia/
11. Pacheco Ríos, R., Maldonado Maldonado, E., y Ponce Carbajal, N. (2021) Dimensiones de los perfiles y las competencias de docentes y estudiantes de la carrera profesional de educación física. En H. A. Pineda Espejel, y M. Trejo Trejo (Comps.), Avances en educación física y deporte (pp. 92-130). Universidad Autónoma de Baja California. http://eprints.uanl.mx/23047/7/23047.pdf
12. Pérez Sosa, M. (2020). Análisis de las características, evolución y grado de satisfacción en la formación profesional en actividad física y deporte [Tesis de maestría, Universidad de la Laguna]. http://riull.ull.es/xmlui/handle/915/22868
13. Ronquillo Triviño, L. E., Cabrera García, C. C., y Barberán Cevallos, J. P. (2019). Competencias profesionales: desafíos en el proceso de formación profesional. Opuntia Brava, 11(1), 1-12. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/653
14. Rus Arias, E. (2020, 1 de abril). Viabilidad. Economipedia. https://economipedia.com/definiciones/viabilidad.htm
15. Vega-Angarita, O. M. (2021). Resultados de aprendizaje: contexto normativo y conceptual en el marco actual del aseguramiento de la calidad. Revista Ciencia y Cuidado, 18(2), 5-7. https://doi.org/10.22463/17949831.3020
16. Vicario-Molina, I., Martín-Pastor, E., Gómez-Gonçalves, A., y González Rodero, L. M. (2020). Nuevos desafíos en la educación superior: análisis de resultados obtenidos y dificultades experimentadas en la realización del trabajo fin de grado de estudiantes de los grados de maestro de la Universidad de Salamanca. Revista Complutense de Educación, 31(2), 185-194. https://doi.org/10.5209/rced.62003
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diego Orejuela Aristizábal, Ricardo Rengifo Cruz, Natali Arenales
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.