Cantar, negociar e… vender. A chegada de Adelina Patti e a emergência de uma cultura de celebridade feminina na Buenos Aires fin-de-siècle
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.trahs.n25a09Palavras-chave:
cultura da celebridade, prima donna, aficionados por música, Buenos Aires, finales do século XIXResumo
O artigo reconstrói os primórdios da cultura da celebridade feminina em Buenos Aires a partir da análise da chegada e de apresentações da cantora Adelina Patti em 1888 e 1889. A partir de seu caso, mostra como no final do século XIX houve uma transição nas práticas de interesse musical que acabou constituindo a cantora como uma diva dos palcos. O corpus documental abordado é composto por um conjunto de diários que permitem investigar as representações sobre o que significava ser uma mulher famosa e as dimensões que constituíram esse fenômeno.
Downloads
Referências
Fuentes
Fuentes primarias
Periódicos
Buenos Aires Ilustrado (Buenos Aires) 1888
El Mosquito (Buenos Aires) 1888-1889
El Mundo Artístico (Buenos Aires) 1882
La Crónica Teatral (Buenos Aires) 1877
La Crónica Ilustrada (Buenos Aires) 1888
La Nación (Buenos Aires) 1888
La Prensa (Buenos Aires) 1888
Bibliografía
Baldasarre, Maria Isabel. Bien vestidos. Una historia visual de la moda en Buenos Aires. 1870 1914. Buenos Aires: Ampersand, 2021.
Baldasarre, Maria Isabel. “Mujer/artista: trayectorias y representaciones en la Argentina de comienzos del siglo XX”. Separata 27 (2011): 1-31.
Cañardo, Marina. Fábrica de músicas. Los comienzos de la industria discográfica en Argentina (1919-1930). Buenos Aires: Gourmet musical, 2017.
Cone, Frederick. Adelina Patti. Queen of Hearts. Nueva York: Hal Leonard Corporation, 2013.
Cowill, Rachel y Hilary Porris. The Arts of the Prima Donna in the nineteenth century. Oxford: Oxford University Press, 2012.
D´Lugo, Marvin. “Gardel, el film hispano y la creación de la identidad auditiva”. Cine, Nación y nacionalidades en España. Dir. Nancy Berthier y Jean-Claude Seguin. Madrid: Casa de Velázquez, 2007.
Glixon, Beth. “Private lives of public women: prima donnas in mid- seventeenth- century venice”. Music and letters 76.4 (1995): 509-527.
Gluzman, Georgina. “Otras protagonistas del arte argentino: las mujeres artistas en los Salones Nacionales (1924-1939)”. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros 71 (2018): 51-79.
Gluzman, Georgina. “Mujeres artistas argentinas a fines del siglo XIX: admirables olvidos”. Estudios Curatoriales 7 (2018).
Guillamón, Guillermina. “Divas, diletantes y críticos. La modernización del circuito lírico porteño a mediados del siglo XIX”. Meridional. Revista Chilena De Estudios Latinoamericanos 18 (2022): 21–48.
Guillamón, Guillermina. “¡Qué bien conoce la escena! ¡Cómo siente la fuerza de cada nota! Mujeres cantantes, agencia y representaciones sociales en Buenos Aires (1830-1840)”. CUADERNOS FHyCS-UNJU 55 (2019).
Guillamón, Guillermina. “Regular la cultura: la intervención de la policía en las prácticas musicales (Buenos Aires, 1820-1833)”. Trabajos y Comunicaciones 45 (2018).
Guillamon, Guillermina. Música, política y gusto. Una historia de la cultura musical en Buenos Aires 1817-1838. Rosario: Prohistoria, 2018.
Kathryne Jancaus. Documenting divas: Adelina Patti and Clara Louise Kellogg in The Chicago Tribune, 1860-1876. Tesis para el Master en Música, College of Bowling Green State University, 2020.
Mazaferro, Alina. La cultura de la celebridad en Argentina. Buenos Aires: Eudeba, 2018.
Osterhammel, Jürgen. La transformación del mundo. Una historia global del siglo XIX. Barcelona: Crítica, 2015.
Palacio, Juan Manuel. Historia de la provincia de Buenos Aires. De la federalización al advenimiento del peronismo (1880 -1924). Buenos Aires: UNIPE, 2013.
Singer, Deborah. “Los roles de género en la práctica musical de los siglos XVII, XVIII y XIX”. ESCENA. Revista de las artes 57.2 (2005): 49-75.
Viu Adagio, Julieta. “La emergencia de las divas en el campo cultural latinoamericano: representaciones artísticas en la crónica modernista”. Culturas 13 (2019): 161-176.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
El contenido publicado por la revista está disponible para ser utilizado bajo la licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.