A assimilação e as rupturas da educação da contabilidade pública: Desde o Sul e para o Sul
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.rc.332822Palavras-chave:
educação contábil, subjetividade, individualidade, identidade regional, pesquisa contábilResumo
A educação contábil, desde o Sul e para o Sul, exige que tanto os professores quanto os estudantes superem as barreiras institucionais. Para isto, apresenta-se a necessidade de impulsar a individualidade e ensinar a contabilidade como saber fazer que contribua à solução das numerosas problemáticas que afronta a sociedade. Reflete-se sobre os três aspectos fundamentais para pensar nossos programas de contabilidade pública em pró de uma formação integral: a vinculação contabilidade e o ambiente, a ética contábil e os fundamentos e garantias que regem a oferta e avaliação dos programas de estudo. Propõe-se finalmente situar a educação contábil com o reconhecimento do sujeito e a individualidade que emerge na atualidade, e destacam-se os sucessos da educação contábil colombiana, em particular a partir dos anos 80. Será uma tarefa repensar o que entendemos por a evolução e o desenvolvimento da educação e pesquisa contábil no Sul, em Latino América.
Downloads
Referências
Alonso, L. & Fernández, C. J. (2013) “Epílogo. El individualismo contemporáneo y el espacio de lo social”. En: Los discursos del presente: un Análisis de los Imaginarios Sociales Contemporáneos. España Siglo XXI. pp. 250-256.
Arteaga, A., & Martuccelli, D. (2012). Neoliberalismo, corporativismo y experiencias posicionales: Los casos de Chile y Francia. Revista mexicana de sociología, 74(2), 275-302.
Cruz Kronfly, F. (2016). La Aldea Encantada. Estéticas en Colombia Siglo XX. Bogotá. Comp. Carlos Fajardo Fajardo, ediciones Desde Abajo, pp. 215- 236.
Cruz Kronfly, F. (2010). Producir conocimiento es mirar de otro modo. Claudia Barrios-Álvarez & William Rojas-Rojas (comps.). En: Conjunciones y disertaciones: pensando la contabilidad en el siglo XXI, 13-17.
Dufour, Dany Robert (2007b). El arte de reducir cabezas. Sobre la servidumbre del hombre liberado en la era del capitalismo total. Buenos Aires: Paidós
Gil, Jorge Manuel. (1993). Investigación de postgrado para el cambio en la Contaduría Latinoamericana. Quipukamayoc, 1(2), 23-42.
Gil, Jorge Manuel. (2013). Expectativas sobre el desarrollo de la escuela critica en contabilidad en el marco de la diseminación de las NIIF. Revista Lúmina, 14
Han, B. C., Gabás, R., Morín, E., Petit Fontseré, N., Bobes, V. C., Bobes, V. C., ... & Diamond, J. (2014). En el enjambre (No. 316). e-libro, Corp.
Martuccelli, D. (2009). La autoridad en las salas de clase. Problemas estructurales y márgenes de acción. Diversia, Valparaíso, (1), 99-128.
Martuccelli, D., & De Singly, F. (2011). Las sociologías del individuo. LOM Ediciones.
Mueller, G. G. (1994). La nobleza de la contabilidad: conferencia inaugural de las Jornadas Conmemorativas del 175 Aniversario de la Escuela Universitaria de Estudios Empresariales de Bilbao (UPV/EHU), Bilbao, 17 de noviembre de 1993. Asociación Española de Contabilidad y Administración de Empresas.
Nussbaum, Martha C. (2014). Emociones políticas ¿Por qué el amor es importante para la justicia?. Equipo Editorial (147).
Ospina Zapata, C. M. (2006). Las tramas de la Contabilidad: Trazos para quienes empiezan su formación en Contaduría Pública. Contaduría Universidad de Antioquia, (48), pp.155-186.
Sorj, B., & Martuccelli, D. (2008). El desafío latinoamericano: cohesión social y democracia. Centro Edelstein.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Los derechos de autor sobre los artículos son cedidos a la Universidad de Antioquia para disponer de resúmenes y el texto completo en bases de datos que difunden los contenidos de cada edición. Sin embargo, los autores podrán hacer difusión de sus trabajos publicados en la revista a través de sus páginas personales y repositorios institucionales.