O relatório integrado como desafio para a formação profissional contábil no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.rc.n80a01Palavras-chave:
Relatório Integrado, Criação de valor, Relatórios de sustentabilidade, competências profissionaisResumo
Ante um complexo entorno político, económico, ambiental e social, as organizações precisam de novos relatórios que aportem à sustentabilidade, dentre estes, o Relatório Integrado (R.I) emitido pelo Conselho Internacional de Relatórios Integrados (IIRC, 2014), organismo que estabeleceu um marco internacional para apresentar relatórios financeiros e de importância como: Estratégia do negócio, os aspectos sociais, do meio ambiente e os capitais que aportem à criação do valor. Em consequência, o profissional contábil como garante da confiança pública, precisa de uma formação integral e desenvolvimento de competências na elaboração e compreensão do R.I. para dar resposta às diferentes necessidades dos grupos de interesse. Assim, o objetivo visa compreender o marco internacional do R.I. como desafio para a formação profissional contábil no século XXI. A metodologia aplicada a este artigo é qualitativa, baseada na análise documental. Como resultado determinase a necessidade de compreender ao R.I. como estratégia de gestão para participar no competitivo mundo dos negócios e a necessidade de incluir no plano de estudos conteúdos e aprendizagens para a sustentabilidade e elaboração de relatórios não financeiros.
Downloads
Referências
Brusca, I., y Labrador, M. (2017). El marco conceptual de la información integrada y su aplicación en el sector público. Revista Española de Control Externo, XIX, 57, 13-38.
Castaño-Ríos, C. E. (2018). Editorial. Algunos aspectos sobre el futuro de la educación contable. Contaduría Universidad de Antioquia, (70), 11-12. https://revistas.udea.edu.co/index.php/cont/article/view/331293
Correa-García, J., Hernández-Espinal, M. C., Vásquez-Arango, L., y Soto-Retrepo, Y. M. (2016). Reportes integrados y generación de valor en empresas colombianas incluidas en el índice de sostenibilidad Dow Jones. Cuadernos de Contabilidad, 17 (43), 73-108. https://doi.org/10.11144/Javeriana.cc17-43.rig.
Correa-García, J. A. (2019). La Profesión Contable y los Objetivos de Desarrollo Sostenible –ODS–. Contaduría Universidad de Antioquia, (74), 9-11. https://revistas.udea.edu.co/index.php/cont/article/view/339223
Consejo Internacional de Informes Integrados – IIRC. (2014). Marco internacional de reporte integrado. London. https://www.integratedreporting.org/wp-content/uploads/2015/03/13-12-08-THE-INTERNATIONAL-IR-FRAMEWORK-SPANISH-1.pdf
Consejo Internacional de Informes Integrados – IIRC. (2021). International Integrated Reporting Framework. https://www.integratedreporting.org/wp-content/uploads/2021/01/InternationalIntegratedReportingFramework.pdf
Constitución Política de Colombia [Const.] (1991) Artículo 333 [Titulo XII]. 33ª Ed. Legis.
Chomsky, Noam Internacionalismo o extinción / Noam Chomsky; prólogo de Alicia Castro. - 1a ed. - Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO; Amsterdam: TNI - Transnational Institute, 2020. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20201119061439/Internacionalismo.pdf
Farfán-Lievano, M. A., Choy-Cevallos, E. E., Lima-Dos Santos, T., y Gonzales, J. M. (2019). Aproximación al conocimiento y aplicación de cuatro iniciativas de reportes no financieros en contadores públicos de argentina, Brasil, Perú y Colombia. En: XXXIII conferencia interamericana de contabilidad. Asociación Interamericana de contabilidad, del 20 al 22 de octubre, 2019 Cartagena, Colombia. pp. 1-40.
Gómez-Villegas, M. (2017). El reporte integrado en el sector público: una mirada desde Latinoamérica. Revista española de control externo, 19 (57), 67-92.
Hernández Sampiere, R. (2014). Metodología de la investigación. 6ta edición. McGrawHill Education. México.
Hernández-Espinal, M. C., Soto-Restrepo, Y,. Vásquez-Arango, L., y Correa-García, J. A. (2015). Caracterización de las revelaciones contenidas en los reportes integrados de las empresas colombianas incluidas en los índices de sostenibilidad. Universidad de Antioquia. 1-40. https://revistas.udea.edu.co/index.php/tgcontaduria/article/view/26418/20779600
IFAC. (2015/2019). Manual de pronunciamientos internacionales de formación, edición original 2015, traducción 2019. IMCP-IFAC.
Lizcano, J. L., Rejón, M., Flores, F., y Mora, M. (2013). Información corporativa: evolución, algunos problemas que resolver y el modelo integrado de AECA. Especial XVVII congreso AECA. “Ética y emprendimiento: valores para un nuevo desarrollo”, Pamplona, España.
López-Carvajal, O. R. (2014). Reporte integrado: un nuevo escenario para el auditor externo y el revisor fiscal. Contaduría Universidad de Antioquia, (64), 85- 99. https://revistas.udea.edu.co/index.php/cont/article/view/23163
Macias -Cardona, H. A., y Farfan-Lievano, M. A. (2017). Integrated reporting as a strategy for firm growth: multiple case study in Colombia, Meditari Accountancy Research, 25 (4), 605-628, https://doi.org/10.1108/MEDAR-11-2016-0099
Márquez G, M, C. (2019). Necesidad de un nuevo modelo educativo para las instituciones afiliadas a la asociación latinoamericana de facultades y escuelas de contaduría y administración, orientado hacia los objetivos de desarrollo sostenible. En: Adam, Siade. J.A. (2019). El reto de las organizaciones educativas de nivel superior del área económico-administrativa de México y américa latina en un entorno de desarrollo sostenible. Universidad Nacional Autónoma de México.
Morán, E. (2014). La finalidad del proceso educativo o la religación ética del sistema. En: Acuerdo por lo superior 2034. Propuesta de política pública para la excelencia de la educación superior en Colombia en el escenario de la Paz. Consejo Nacional de Educación Superior CESU. Bogotá, D.C.
Navarrete, J., y Gallizo, J. (2018). Reporte Integrado como herramienta de transparencia empresarial Integrated Report as a business transparency tool. Revista Academia & Negocios, 4 (2), 71-82.
Nussbaum, M. (2016). La carta de Martha Nussbaum a los Colombianos. Recuperado de: https://www.elespectador.com/noticias/opinion/la-carta-de-martha-nussbaum-a-loscolombianos/ (05/11/2020)
Rivera-Arrubla, Y. A., Zorio-Grima, A., y García-Benau, M. A. (2016). El concepto de informe integrado como innovación en reporting corporativo, Journal of Innovation & Knowledge (JIK), 1 (3), 144-155, http://dx.doi.org/10.1016/j.jik.2016.01.016
Rodríguez-De Ramírez, M. del C. (2015). Reporte integral, reporte integrado, información integrada, pensamiento integrado: ¿hablamos de lo mismo? Anales del 21º Congreso Nacional de Profesionales en Ciencias Económicas, 28 al 30 de septiembre, San Miguel de Tucumán. pp. 259- 285
Rodríguez-De Ramírez, M. del C. (2016). Información integrada, pensamiento integrado y valor compartido: redescubriendo el rol de los contadores públicos. Profesional y Empresaria (D&G), (27), 1- 6.
Roncancio-García, A. D, Mira-Alvarado, G. E., y Muñoz-Murcia, N. M. (2017). Las competencias en la formación del profesional contable. Una revisión de las posturas institucionales y educativas en Colombia. Revista de la Facultad de Ciencias Económica: Investigación y Reflexión, 25 (2), DOI: https://doi.org/10.18359/rfce.3070
Rojas-Rojas, W., y Giraldo-Garces, G. A. (2015). Humanidades & formación contable: una relación necesaria para otear una reorientación de la profesión contable. Cuadernos de Contabilidad, 16 (40), 261-276.
Rueda-Delgado, G. R. (2010). El papel de la contabilidad ante la actual realidad económica, social y política del país. Más allá de la convergencia de prácticas mundiales. Cuadernos de Contabilidad, 11 (28), 149-169.
Salazar-Jiménez, E., Álvarez-Arango, L., Cardona-Pérez, J., y Legarda-López, L. (2019). Las competencias y el desempeño laboral del contador público de la Universidad de Antioquia. Contaduría Universidad de Antioquia, 75, 85-113.
Tapia-Sánchez, B., y García-Ramírez, D. A. (2018). Tendencias internacionales en la formación del contador de gestión. Memorias del XII Congreso Iberoamericano de Contabilidad de Gestión y IV Congreso Internacional de Gestión Empresarial “Las tendencias en contabilidad y gestión empresarial: visión de ibero-américa”, junio, 2018. Centro de Publicaciones de la Pontificia Universidad Católica del Ecuador.
UNESCO. (2012). El fomento de competencias para el desarrollo sostenible. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000216269_spa
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-16 (2)
- 2022-03-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Los derechos de autor sobre los artículos son cedidos a la Universidad de Antioquia para disponer de resúmenes y el texto completo en bases de datos que difunden los contenidos de cada edición. Sin embargo, los autores podrán hacer difusión de sus trabajos publicados en la revista a través de sus páginas personales y repositorios institucionales.
