Diferenças de gênero nas motivações, expectativas e barreiras dos estudantes de contabilidade pública
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.rc.n84a08Palavras-chave:
barreiras contábeis, comunidade LGBTIQ , diferenças de gênero, mulher contabilistaResumo
Neste artigo identificam-se as diferenças de gênero nas motivações, expectativas e barreiras dos estudantes de Contabilidade Pública que afetam os processos de formação e ensino em contabilidade. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada uma metodologia quantitativa a partir da qual foi desenhada uma enquete, que foi aplicada a uma população de 181 estudantes do curso de Contabilidade Pública da Universidade Católica Luis Amigó, na cidade de Medellín. Os resultados demonstraram que as motivações, expectativas e barreiras percebidas podem variar de acordo com o género. Verificou-se que os homens possuem motivações alinhadas com a realização e promoção profissional, mas identificam barreiras relacionadas à pressão e aos desafios do trabalho. As mulheres têm motivações ligadas à flexibilidade laboral e ao desenvolvimento profissional, mas, tal como as pessoas LGBTIQ+, percebem barreiras ligadas à exclusão laboral e ao tratamento diferenciado com base no género e na orientação sexual, respetivamente.
Downloads
Referências
Araya, L. y Pedreros, M. (2013). Análisis de las teorías de motivación de contenido: una aplicación al mercado laboral de Chile. Revista de Ciencias Sociales, 4(162). 45-61. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=15333870004
Arévalo, M Gómez, A. Loaiza, J., y Botero, C. (2011). Estrategias de afrontamiento ante la percepción de discriminación en personas homosexuales [tesis de pregrado, Pontificia Universidad]. https://repository.javeriana.edu.co/handle/10554/7886
Babativa Novoa, C. A. (2017). Investigación cuantitativa. Fondo editorial Areandino. https://core.ac.uk/download/pdf/326424046.pdf
Babic, A. Hansez, I. (2021). El techo de cristal para mujeres directivas: antecedentes y consecuencias para la interfaz trabajo-familia y el bienestar en el trabajo. Frente. Psychol. 09(12). DOI. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.618250
Barrera, N. Oviedo, C., y Sinisterra, S. (2022). Discriminación y exclusión laboral a personas homosexuales: un estudio realizado en el municipio de Jamundí Valle del Cauca [Tesis, Institución Universitaria Antonio José Camacho]. https://repositorio.uniajc.edu.co/handle/uniajc/1117
Biuza, B., y Caicedo, W. (2012). Expectativas laborales y empresariales de los estudiantes de contaduría pública de la universidad del valle sede pacífico frente a la formación académica que reciben en el periodo agosto-diciembre. [Tesis de pregrado, Universidad Del Valle]. https://bibliotecadigital.univalle.edu.co/entities/publication/fe79f4cb-877d-463e-891e-4a74a9d99266
Campo Caballero, D y Montaño Perdomo, J. (2019). El rol de los contadores profesionales en el ejercicio del control y la auditoría en la crisis de las hipotecas subprime en los Estados Unidos [Tesis Pregrado, Universidad del Valle. Colombia]. https://bibliotecadigital.univalle.edu.co/entities/publication/cfdd9601-df6c-4b9a-a241-71fd67983744
Cevallos, J. P. (2017). Intersecciones de género, clase, etnia y raza Un diálogo con Mara Viveros. Íconos. Revista de Ciencias Sociales, (57), 117-121. https://doi.org/10.17141/iconos.57.2017.2529
Chamorro, C. (2019). Inequidad de género en los rangos más altos de la profesión contable. Ágora Contable, (13). https://www.funlam.edu.co/uploads/facultadciencias/757_Editorial
Cohn, M. (2021, 12 de julio). LGBTQIA employees leaving accounting profession. https://www.accountingtoday.com/news/lgbtqia-employees-leaving-accounting-profession
DANE (2023, 17 de marzo). Situación de la brecha salarial en Colombia. https://www.dane.gov.co/index.php/actualidad-dane/5603-la-brecha-salarial-en-colombia-no-cede-lasmujeres-continuan-en-desventaja#:~:text=Analizando%20el%20n%C3%BAmero%20de%20horas,brecha%20del%2034%2C2%25
Departamento Administrativo Nacional de Estadística (DANE), Consejería Presidencial para la Equidad de la Mujer, y ONU Mujeres. (2022). Mujeres y hombre: brechas de género en Colombia. Departamento Administrativo Nacional de Estadísticas, Consejería Presidencial para la Equidad de la Mujer y ONU Mujeres. https://www.dane.gov.co/files/investigaciones/genero/publicaciones/mujeres-y-hombre-brechas-de-generocolombia-informe-2daEdicion.pdf
Davies, S., Broekema, H., Nordling, M. y Furnham, A. (2017) Do Women Want to Lead? Gender Differences in Motivation and Values. Psychology, 8(1). 27-43. https://doi.org/10.4236/psych.2017.81003
Estrada, R. (2022). El Sexo como problemática en la profesión contable en las empresas de la región del Bajo Cauca Antioqueño [tesis de pregrado, Universidad de Antioquia]. https://bibliotecadigital.udea.edu.co/bitstream/10495/27665/5/EstradaRosa_2022_SexoProfesionContable.pdf
Ezzamel, M. (2009). Order and accounting as a performative ritual: Evidence from ancient Egypt. Accounting, Organizations and Society, 34(3-4), 348-380. https://doi.org/10.1016/j.aos.2008.07.004
Faur, E., y Viveros Vigoya, M. (2020, April). La ofensiva conservadora contra la “ideología de género” y sus estrategias de avanzada en América Latina. lasa Forum, 51 (2), 11-16. https://forum.lasaweb.org/files/vol51-issue2/Dossier1-1.pdf
Fernández-Moreno, S. Y. (2022). La mujer en los movimientos sociales y en los movimientos feministas de América Latina. Papeles de población, 3(13), 47-54. https://rppoblacion.uaemex.mx/article/view/18354
Fundación PBS. (2022). Women and Work After World War II. https://www.pbs.org/wgbh/americanexperience/features/tupperware-work/
Galizzi, G., McBride, K., y Siboni, B. (2023). Patriarchy Persists: Experiences of Barriers to Women’s Career Progression in Italian Accounting Academia. Critical Perspectives on Accounting (In Press). https://doi.org/10.1016/j.cpa.2023.102625
García, O. (2013). El síndrome de la abeja reina [tesis, Universidad Complutense Madrid]. https://produccioncientifica.ucm.es/documentos/5d1df61529995204f7660d2b#:~:text=El%20s%C3%ADndrome%20de%20la%20abeja%20reina%20podr%C3%ADa%20definirse%20de%20la,sistema%22%20y%20con%20la%20clara
Gerónimo-Lara, L. I. (2022). La mujer como instrumento de producción del sistema capitalista: una mirada a través de la profesión contable. Adversia, (29). https://revistas.udea.edu.co/index.php/adversia/article/view/351707
González, C. C., Jacinto, R. A. P., & Peñaloza, L. V. (2020). Women accountants in academic and research spaces in Colombia. In Resistance and Accountability Advances in Public Interest Accounting (22), 23-24. https://doi.org/10.1108/S1041-706020200000022002
González Vélez, A. C. (2022). Vínculos ineludibles entre la autonomía física y económica de las mujeres: una propuesta de marco conceptual [serie de documentos sobre asuntos de género, No. 62]. Cepal. https://repositorio.cepal.org/server/api/core/bitstreams/8de5ad2f-1a7a-40fc-ba07-28bfa4b00344/content
Grañeras, M., Moreno, M., e Isidoro, N. (2022). Radiografía de la brecha de género en la formación STEAM. Unidad de Igualdad del Ministerio de Educación y Formación Profesional.
Guevara, J., Vidalcy, D., González, D., y García, H. (2022). Contribución del profesional contable para la sociedad. Gestiopolis. https://www.gestiopolis.com/contribucion-profesionalcontable-sociedad/
Haynes, K. (2017). Accounting as Gendering and Gendered: A Review of 25 Years of Critical accounting Research on Gender. Critical Perspectives on Accounting, 43(2). 110-124. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2016.06.004
Huikku, J. Riikka, E., y Ojala, H. (2022). Gender Differences in The First Course in Accounting: An Achievement Goal Approach. The British Accounting Review, 54(3). 110-115. https://doi.org/10.1016/j.bar.2022.101081
Instituto de Contadores Públicos de Inglaterra y Gales (2018). Female firsts. Find out About the Key Female Firsts in Accountancy who Helped Pioneer the Way for Women in the Profession. https://www.icaew.com/library/historical-resources/female-firsts
Jiménez, M., y Tena, O. (2007). Reflexiones sobre masculinidades y empleo. Universidad Nacional Autónoma de México. https://core.ac.uk/download/pdf/35239987.pdf
Ogbonnaya, A (2025). Gender and Accounting in Historical Perspective. Diario electrónico SSRN. 1(1). https://doi.org/10.2139/ssrn.2649066
Kariyasa, K., & Dewi, Y. A. (2013). Analysis of factors affecting adoption of integrated crop management farmer field school (ICM-FFS) in swampy areas. International Journal of Food and Agricultural Economics (IJFAEC), 1(2), 29-38. https://doi.org/10.22004/ag.econ.160092
Kawanishi, Y. (2015, julio). Men feel more pressure from work than do women. BCCJ ACUMEN. https://bccjacumen.com/men-feel-more-pressure-from-work-than-do-women/
Lacarruba, F., Leiva, L., Morínigo, S., Pertile, S., Ruiz, D., y Frutos, M. (2011). Relación entre motivación y hábitos de estudio en alumnos de la carrera de psicología de una universidad privada de Asunción. Eureka, 8(2), 217-230. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/eureka/v8n2/a07.pdf
Larsen, R.J., y Buss, D.M. (2018). Motivos y personalidad. En Psicología de la personalidad: dominios del conocimiento sobre la naturaleza humana (6ª ed., pp. 328 – 343). McGraw-Hill.
Lehman, C. (1992). Herstory in Accounting: The First Eighty Years. Accounting Organizations and Accounting, 17(1). 261–85. https://doi.org/10.1016/0361-3682(92)90024-M
León, E.F., y Roncancio, A. D. (2007). Trayectorias de los estudiantes de contaduría pública: capitales y disposiciones de una clase emergente. Revista de la Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión, XV (2),177-211. https://www.redalyc.org/pdf/909/90915211.pdf
Lexartza, L. Chaves, M. Carcedo, A., y Sánchez, A. (2019). La brecha salarial entre hombres y mujeres en América Latina: en el camino hacia la igualdad salarial. OIT- Oficina Regional para América Latina y el Caribe.
Loaiza, E., y Narváez, J. (2019). La experiencia de los contables entre el desarrollo profesional y el deterioro de la salud. Actualidad Contable Faces, 22(39). 50-74. https://www.redalyc.org/journal/257/25760520003/html/
Lozano, J. Bustos, M. Meneses, J. y Chara, L. (2022). Mercado laboral de los Contadores Públicos recién egresados en Villavicencio-Meta y la teoría del cuadrante de flujo de dinero. Ágora USB. 22(1). https://doi.org/10.21500/16578031.4764
López-Aguirre, C. (2019). Women in Latin American science: gender parity in the twenty first century and prospects for a post-war Colombia. Tapuya: Latin American Science, Technology and Society, 2(1), 356-377. https://doi.org/10.1080/25729861.2019.1621538
McAdams, D. P., y Vaillant, G. E. (1982). Intimacy motivation and psychosocial adjustment: A longitudinal study. Journal of personality assessment, 46(4). 586–593. https://doi.org/10.1207/s15327752jpa4606_5
Morán, C., y Menezes, E. (2016). La motivación de logro como impulso creador de bienestar su relación con los cinco grandes factores de la personalidad. Revista INFAD de Psicología, 2(1). 31-40. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n1.v2.292
Morán Vega, P. I. (2021). Rol de género femenino en la enseñanza-aprendizaje de la escuela académico de ciencias contables y financieras de la unjfsc. [Tesis pregrado. Universidad Nacional José Faustino Sánchez Carrión]. https://repositorio.unjfsc.edu.pe/bitstream/handle/20.500.14067/4626/PATRICIA%20IN%C3%89S%20MOR%C3%81N%20VEGA.pdf?sequence=1
Nguyen, D. (2018, 7 de mayo). Die Entwicklung der Geschlechter bei der Arbeit seit 1970. https://www.swissinfo.ch/ger/wirtschaft/das-geschlecht-der-berufe_die-entwicklungder-geschlechter-bei-der-arbeit-seit-1970/44090058
Nishiyama, Y. Camillo, A. Jinkens, R. (2014). Género y motivos para la contabilidad. Revista de Investigación Contable Aplicada, 15(2). https://doi.org/10.1108/JAAR-02-2013-0013
Ortega, J. (2020). Percepciones del estigma anticipado en trabajadores/as gays y lesbianas del sector salud (Argentina). Cuadernos Inter.c.a.mbio sobre Centroamérica y el Caribe, 17(1). https://doi.org/10.15517/c.a..v17i1.39558
Oswald, M., y Renold, U. (2021). No Experience, No Employment: The Effect of Vocational Education and Training Work Experience on Labour Market Outcomes after Higher Education. Economics of Education Review, 80(1). https://doi.org/10.1016/j.econedurev.2020.102065
Patiño Jacinto, R. A., Castañeda Novoa, Y., y Chamorro González, C. (2022). Estado actual de la investigación sobre género y contabilidad en Colombia. Aglala, 13(1), 36–50. https://revistas.curn.edu.co/index.php/aglala/article/view/2074
Prince, A. C., (2021). El acoso contra la comunidad LGBTIQ+ y el derecho a la paz: implicaciones educativas en Latinoamérica. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos, LI (2),271-298. https://www.redalyc.org/journal/270/27065158008/html/
Quattrone, P. (2015). Governing social orders, unfolding rationality, and Jesuit accounting practices: A procedural approach to institutional logics. Administrative Science Quarterly, 60(3), 411-445. https://doi.org/10.1177/0001839215592174
Quinn, D. y Earnshaw, V. (2013). Concealable Stigmatized Identities and Psychological. Well-Being. Social and Personality Psychology Compass, 7(1), 40-51. https://doi.org/10.1111/spc3.12005
Restrepo, K., e Isaza, J. (2019). ¿De lo masculino a lo femenino? Reflexiones sobre el mercado laboral de la contaduría pública. Revista Científica General José María Córdova, 17(27) 526-553. https://doi.org/10.21830/19006586.385
Rico-Bonilla, C. O. (2020). Making women visible in the (accounting) history of Colombia. Accounting History Review, 30(2), 207-232. https://doi.org/10.1080/21552851.2020.1763410
Rico, O. (2021). Estudios históricos sobre mujeres y contabilidad. Literatura internacional y perspectivas de investigación para el contexto colombiano. En-Contexto, 9(15) 91-284. https://doi.org/10.53995/23463279.874
Rivera, Y. (2019). Análisis de los principales factores y variables que influyen en la dignificación de la profesión contable en Colombia. Caso de estudio con egresados de la universidad del valle. [tesis de pregrado, Universidad del Valle]. https://bibliotecadigital.univalle.edu.co/entities/publication/0681cd01-29e8-43a4-90de-4e03551a449d
Rojas, L. (2016). El miedo como mecanismo de control social: hacia una filosofía de la seguridad [tesis, Universidad de La Salle]. https://ciencia.lasalle.edu.co/filosof%C3%ADa_letras/67/
Rumens, N. (2016). Sexualities and accounting: A queer theory perspective. Critical Perspectives on Accounting, 35, 111-120. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2015.05.003
Sassine, J., y Hajj, J. (2022). Gender Differences and Career Choice: The Role of Personality, Interest, Ability, and Motivation in Choosing to Pursue a Career []working paper]. https://www.researchgate.net/publication/358497347_Gender_Differences_and_Career_Choice_The_Role_of_Personality_Interest_Ability_and_Motivation_in_Choosing_to_Pursue_a_Career
Segato, R. L. (2014). Las nuevas formas de la guerra y el cuerpo de las mujeres. Sociedade e Estado, 29 (2), 341-371. https://doi.org/10.1590/S0102-69922014000200003
Segato, R. L. (2021). La guerra contra las mujeres. Prometeo.
Spruill, W.G and Wootton, C.W. (1995), The Struggle of Women in Accounting: The Case of Jennie Palen, Pioneer Accountant, Historian and Poet. Critical Perspectives on Accounting, 6 (4), 371–389. https://doi.org/10.1006/cpac.1995.1033
UNESCO. (2022, de marzo). Las universidades de todo el mundo abordan la igualdad de género, pero aún quedan brechas por cerrar. https://www.iesalc.unesco.org/2022/03/08/las-universidades-de-todo-el-mundo-abordan-la-igualdad-de-genero-pero-aun-quedanbrechas-por-cerrar/
Vaca, L. (2019). Oportunidades y desafíos para la autonomía de las mujeres en el futuro escenario del trabajo. Comisión Económica para América Latina y el Caribe (CEPAL).
Vancini, B. (2017, 29 de noviembre). El lado oscuro de la autosuficiencia. Central. https://www.periodicocentral.mx/2017/columnistas/tu-yo-y-el-ello/item/22343-el-ladooscuro-de-la-autosuficiencia
Vélez, A. C. G., Coates, A., Garcia, V. D., y Wolfenzon, D. (2021). Igualdad de género y equidad en salud: lecciones estratégicas de las experiencias de los países en la incorporación de la perspectiva de género en la salud. Revista Panamericana de Salud Pública, 45. https://doi.org/10.26633/RPSP.2021.103
Vigoya, M. V. (2013). Género, raza y nación. Los réditos políticos de la masculinidad blanca en Colombia. Maguaré, 27(1), 71-104. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/74545
Villamar, J. P. (2015). El positivismo y la investigación científica. Empresarial, 9(35), 29-34. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6419741
Woolf, V. (2016). Una habitación propia. Greenbooks.
Zafra, I. (2022, 11 de febrero). Alarma por la brecha de género educativa: la proporción de mujeres cae cada curso en Matemáticas, Informática y Tecnología. El País. https://elpais.com/educacion/2022-02-11/alarma-por-la-brecha-de-genero-educativa-la-proporcionde-mujeres-cae-cada-curso-en-matematicas-informatica-y-tecnologia.html
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Contaduría Universidad de Antioquia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Los derechos de autor sobre los artículos son cedidos a la Universidad de Antioquia para disponer de resúmenes y el texto completo en bases de datos que difunden los contenidos de cada edición. Sin embargo, los autores podrán hacer difusión de sus trabajos publicados en la revista a través de sus páginas personales y repositorios institucionales.