Análise de critérios para formação de profissionais de esporte e recreação no Caribe Colombiano
Palavras-chave:
educação física, formação de professores, identidade profissional, projetos de programas educacionais, perfil do graduadoResumo
Alguns autores afirmam que as profissões esportivas sofreram uma proliferação de práticas e discursos que acabaram por sobrecarregar sua identidade, definição, especificidade ou limites, com diferentes interpretações. Por esse motivo, é importante que a Universidad de Córdoba identifique os objetivos e critérios para a formação de profissionais nessas áreas na região do Caribe colombiano. O objetivo deste artigo foi analisar o problema da grande diversidade de diplomas relacionados a esporte, recreação, atividade física e educação física, bem como a regulamentação deficiente das profissões relacionadas e a falta de reconhecimento no mercado de trabalho. Para isso, foi realizado um estudo qualitativo, com base na teoria fundamentada. Para coletar as informações, foram analisados projetos de programas educacionais de nove instituições de ensino superior e entrevistadas as pessoas responsáveis por seu desenvolvimento. Os resultados mostram que os objetivos e critérios dos programas podem ser agrupados em três categorias: (1) treinamento pedagógico, (2) treinamento social e (3) treinamento disciplinar. A formação pedagógica é orientada para o axiológico e o contextual, e disso deriva uma tendência de articular ensino e pesquisa para a produção de conhecimento. O treinamento social é orientado para a transformação social nas áreas de esporte, recreação, atividade física e educação física, sem deixar de lado o treinamento específico em cada uma dessas disciplinas. Por fim, o treinamento disciplinar se concentra em três áreas: base disciplinar, promoção da saúde e treinamento de habilidades motoras humanas.
Downloads
Referências
1. Acuerdo 018 de 2016. [Consejo Académico de la Universidad de Córdoba]. (2016). Por el cual se aprueban modificaciones al currículo y plan de estudio de la Licenciatura en Educación Física, Recreación y Deporte. 19 de mayo de 2016. https://repositorio.unicordoba.edu.co/handle/ucordoba/3136
2. Corporación Universitaria del Caribe [CECAR]. (2022). Proyecto Educativo del Programa de Ciencias del Deporte y la Actividad Física. CECAR.
3. Fundación Universitaria del Área Andina [Areandina]. (2019). Proyecto Educativo del Programa de Entrenamiento Deportivo. Areandina.
4. Hernández Navarro, M., y Rosas Tibabuzo, J. (2013). Enfoques epistemológicos de la educación física: una propuesta pedagógica y de gestión curricular de análisis para los programas de formación de licenciados en Educación Física en la ciudad de Bogotá [Tesis de maestría, Universidad Libre]. https://hdl.handle.net/10901/8505
5. Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., y Baptista Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw-Hill.
6. Martínez, M. (2006). La investigación cualitativa (síntesis conceptual). Revista de Investigación en Psicología, 9(1), 123-146. https://doi.org/10.15381/rinvp.v9i1.4033
7. Strauss, A., y Corbin, J. (2002). Bases de la investigación cualitativa. Técnicas y procedimientos para desarrollar la teoría fundamentada. Editorial Universidad de Antioquia.
8. Universidad de Autónoma del Caribe [UAC]. (2022). Proyecto Educativo del Programa de Licenciatura en Educación Física, Recreación y Deportes. UAC.
9. Universidad de Córdoba. (2020). Proyecto Educativo del Programa de Licenciatura en Educación Física, Recreación y Deportes. Universidad de Córdoba.
10. Universidad de la Guajira. (2018). Proyecto Educativo del Programa de Licenciatura en Educación Física, Recreación y Deportes. Universidad de la Guajira.
11. Universidad de Pamplona. (2016). Proyecto Educativo del Programa de Licenciatura en Educación Física, Recreación y Deportes. Universidad de Pamplona. https://www.unipamplona.edu.co/unipamplona/portalIG/home_146/recursos/general/03122020/pep.pdf
12. Universidad de San Buenaventura. (s.f.). Proyecto Educativo del Programa de Licenciatura en Educación Física, Recreación y Deportes. Universidad de San Buenaventura.
13. Universidad del Atlántico. (2016). Proyecto Educativo del Programa de Licenciatura en Educación Física, Recreación y Deportes. Universidad del Atlántico.
14. Universidad Popular del Cesar [UPC]. (s.f.). Proyecto Educativo del Programa de Licenciatura en Educación Física, Recreación y Deportes. UPC.
15. Urrego Duque, L. J. (2014). Estudio de la producción de conocimiento en la educación física en Colombia entre 1990 y 2006 [Tesis de doctorado, Universidad de Valladolid]. https://uvadoc.uva.es/handle/10324/4978
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Daniel Callejas Díaz, Jesús María Pinillos García, Carlos Andrés Parra Plaza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.