O campo do romance no Caribe colombiano após a Literatura Boom

Autores

  • Luis Fernando López Noriega Universidade de Córdoba

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.lyl.n81a21

Palavras-chave:

campo da produção cultural, Caribe colombiano, tomadas posicionais, freelance, heterônimo

Resumo

Neste artigo, estudamos o campo da produção cultural no Caribe colombiano. Para começar, abordamos o campo literário e seu grau de autonomia. A partir deste conceito, destacamos os pólos autônomos e heterônomos. Depois, estabelecemos o grau de competição pela legitimidade (Bourdieu, 1995), onde colocamos Gabriel García Márquez em uma posição central. Finalmente, analisamos o hábito dos ocupantes dos outros cargos. A partir desta noção, determinamos as circunstâncias através das quais Manuel Zapata Olivella, Roberto Burgos Cantor e Germán Espinosa entraram no campo literário, encontraram seu capital simbólico e propuseram uma reconfiguração cultural do Caribe colombiano.

|Resumo
= 948 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 518 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 0 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando López Noriega, Universidade de Córdoba

Profissional em Linguística e Literatura (Universidade de Cartagena, Colômbia). Estudou análise discursiva na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Mestrado em Literatura Hispano-Americana. Instituto Caro y Cuervo (Colômbia). Ele começou a escrever ficção publicando contos em jornais nacionais. Em 2004 ele publicou seu primeiro romance Dioses y muertos. Posteriormente ele publicou mais dois romances em 2018: Los alunados e La ferocidad de las sombras. Em 2014 ele ganhou o Prêmio Nacional de Memória Narrativa do Centro Nacional de Memória Histórica. Candidato a PhD na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Professor de literatura latino-americana na Universidade de Córdoba (Colômbia).

Referências

Bachelard, Gastón. (1975). La poética del espacio. [Traducido al español de La poétique de l’espace]. Fondo de Cultura Económica.

Benveniste, É. (1971). Problemas de lingüística general. [Traducido al español de Problèmes de linguistique générale]. Siglo Veintiuno.

Berman, M. (2000). Todo lo sólido se desvanece en el aire. La experiencia de la modernidad. [Traducido al español de All that is Solid Melts Into Air: The Experience of Modernity]. Siglo XXI.

Bourdieu, P. (1995). Las reglas del arte. Génesis y estructura del campo literario. [Traducido al español de Les règles de l’art. Genèse et structure du champ littéraire]. Editorial Anagrama.

Bourdieu, P. (2014). ¿Qué significa hablar? Economía de los intercambios. [Traducido al español de C’est que parler veut dire. L’économie des échanges linguistiques]. Akal.

Burgos Cantor, R. (2007). La Ceiba de la memoria. Planeta.

Burgos Cantor, R. (2009). Roberto Burgos Cantor. Memoria sin Guardianes. En A. Castillo & A. Urrea (Eds.). Ministerio de Cultura.

Cepeda Samudio, Á. (1962). La casa grande. Ediciones Mito.

Chiampi, I. (2000). Barroco y modernidad. Fondo de Cultura Económica.

Deleuze, G., Guattari F. (1994). Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia. Pre-textos.

Espinosa, G. (1970). Los cortejos del diablo. Altamir

Espinosa, G. (1982). La tejedora de coronas. Alfaguara.

García Márquez, G. (1986). El amor en los tiempos del cólera. Editorial Arte y Literatura.

García Usta, J. (2003) Vigilia de las lámparas. Rojas Herazo obra periodística, 1940-1970. Fondo Editorial EAFIT.15.

García Usta, J. (2007). García Márquez en Cartagena. Sus inicios literarios. Editorial Planeta.

Gilard, J. (1989). El grupo de Barranquilla. Revista Iberoamericana, 50 (128-129), 906-935.

Heller, B. (1994). Lectura marginal de un texto marginado. En J. García Usta (Comp.). Visitas al patio de Celia (pp. 55-66). Editorial Lealón.

Herazo Rojas, H. (1962). Respirando el verano. Ediciones Mito.

Rama, Á. (1985). La crítica de la cultura en América Latina. Biblioteca Ayacucho.

Romero, J. L. (2001). Latinoamérica: las ciudades y las ideas. Siglo XXI.

Zapata Olivella, M. (1979). Chambacú, corral de negros. Bedout.

Zapata Olivella, M. (1983). Changó, el gran putas. Oveja Negra

Zubiaurre, M. (2000). El espacio en la novela realista. Fondo de Cultura Económica.

Publicado

2022-04-16

Como Citar

López Noriega, L. F. (2022). O campo do romance no Caribe colombiano após a Literatura Boom. Lingüística Y Literatura, 43(81), 439–453. https://doi.org/10.17533/udea.lyl.n81a21