Barreiras de espectadores ao assédio sexual nos campi da Universidade de San Carlos da Guatemala
Palavras-chave:
Assédio sexual, Espaços educativos, Violência de gênero, Teoria do espectadorResumo
O comportamento de espectadores em casos de assédio sexual tem sido amplamente pesquisado em países de língua inglesa. No entanto, há escassez de pesquisas em países de língua espanhola. Aqui, relatamos os resultados de um estudo qualitativo online que investiga o que impede espectadores de prestar ajuda nos campi da Universidade de San Carlos, Guatemala.
Dados qualitativos de 1.158 respostas de alunos, docentes e funcionários administrativos foram coletados e analisados por meio de um questionário online. Examinamos os resultados à luz de suas implicações para as intervenções de espectadores no contexto universitário guatemalteco. Os participantes identificaram barreiras relacionadas ao nível de sensibilidade do espectador, às percepções de risco sobre a situação, à falta de apoio de outros espectadores e à falta de apoio institucional da universidade. Discutiremos os resultados com referência a estudos anteriores no Norte Global e ao contexto específico da Guatemala.
Downloads
Referências
Ahmed, S. (2015). La política cultural de las emociones. (C. O. Mansuy, Trad.) México: Universidad Nacional Autónoma de México Programa Universitario de Estudios de Género.
Cuesta Benjumea, C. D. L. (2006). La teoría fundamentada como herramienta de análisis. Cultura de los Cuidados, Revista de Enfermería y Humanidades, 20, 136-140. https://doi.org/10.14198/cuid.2006.20.19
Bennett, S., Banyard, V. L., & Garnhart, L. (2013). To act or not to act, that is the question. Barriers and facilitators of bystander intervention. Journal of Interpersonal Violence, 29(3), 476-496. https://doi.org/10.1177/0886260513505210
Blanco, A. (s. f.). Usac, 346 años de regir los estudios superiores. https://dca.gob.gt/noticias-guatemala-diario-centro-america/usac-346-anos-de-regir-los-estudios-superiores/#:~:text=Atiende%20a%20146%20299%20estudiantes,de%20Zacapa%2C%20Sacatep%C3%A9quez%20y%20Retalhuleu.
Calles, J. (2022, 6 julio). De como las mafias se adueñaron de la USAC y los rostros de quienes lo permitieron. Prensa Comunitaria. Recuperado 4 de octubre de 2023, de https://prensacomunitaria.org/2022/05/de-como-las-mafias-se-aduenaron-de-la-usac-y-los-rostros-de-quienes-lo-permitieron/
De La Cuesta Benjumea, C. (2006). La teoría fundamentada como herramienta de análisis. Cultura de los cuidados, 20, 136-140. https://doi.org/10.14198/cuid.2006.20.19
De Waal, F. (2010). Frans de Waal: The Age of Empathy: Nature’s Lessons for a Kinder Society. American Journal of Dance Therapy, 32(2), 140-143. https://doi.org/10.1007/s10465-010-9096-9
Gonzáles, M. (2020, 21 febrero). La Rectoría de la USAC y la violencia de la huelga de Dolores | Plaza. Plaza Pública. Recuperado 12 de noviembre de 2023, de https://plazapublica.com.gt/content/la-rectoria-de-la-usac-y-la-violencia-de-la-huelga-de-dolores
Hofstede, G. (2011). Dimensionalizing Cultures: The Hofstede Model in context. Online Readings in Psychology and Culture, 2(1). https://doi.org/10.9707/2307-0919.1014
Km, P. C. (2021, 13 diciembre). Tres estudiantes universitarias fueron agredidas luego de una actividad de la “Comisión Organizadora de Huelga 2020“. Medium. https://prensacomunitar.medium.com/tres-estudiantes-universitarias-fueron-agredidas-luego-de-una-actividad-de-la-comisi%C3%B3n-a8055f7930d4
Martín, H. C. (2018). Comisión del Esclarecimiento Histórico: Guatemala, entre la memoria del silencio y el silencio de la memoria. CMI Report. https://www.cmi.no/publications/file/6697-comision-del-esclarecimiento-historico-guatemala.pdf
Palma, Cristian. (2020). Recuperar el legado de Martín-Baró: psicología social de la guerra.
Psicología para América Latina, (33), 53-65. Recuperado el 13 de maro de 2023, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X2020000100007&lng=pt&tlng=es.
Reyes, V. R. (2002). Conventos, Aulas y Trincheras: Universidad y movimiento estudiantil en Guatemala: Vol. II (3.a ed.). Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales FLACSO.
Sáenz, S. T. (2011). OLIVERIO (3.a ed.). F&G Editores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Trabajo Social

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.