Avaliação formativa na universidade: rumo à construção de profissionais críticos

hacia la construcción de profesionales críticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.rib.v47n3e357395

Palavras-chave:

avaliação formativa, cognição situada, processual parcial, Ensino superior, ciência da informação

Resumo

Apresentamos uma modalidade de avaliação formativa com o objetivo de propor outro olhar para os processos de ensino a partir da aplicação de estratégias para uma aprendizagem significativa. A experiência foi colocada em prática na unidade curricular Planejamento na área de Informação ministrada nos cursos de bacharelado em Arquivística e Biblioteconomia no Uruguai. Através de uma parcial processual procuramos compreender o conteúdo da unidade curricular através da sua aplicação a um plano estratégico. O seu desenvolvimento é analisado nos anos de 2021 a 2023, integrando a perspetiva dos alunos e docentes da unidade curricular. Esses insumos são integrados na avaliação da ferramenta intermediária que a equipe docente realiza e a partir daí são feitos ajustes e modificações. O paradigma da cognição situada, onde o aluno é protagonista ativo do seu próprio processo de aprendizagem e a aprendizagem cooperativa como forma de integração de conhecimentos provenientes da construção coletiva constituem a base teórica. Nas conclusões partilhamos argumentos que nos permitem qualificar esta modalidade de avaliação como. uma boa forma de tensionar o aprendizado desenvolvido em sala de aula, visando à formação de profissionais críticos.
 
2.15.1.0
2.15.1.0
|Resumo
= 538 veces | EPUB (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 16 veces| | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 323 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yanet Fuster Caubet, Universidad de la República

Doctoranda en Educación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad de la República (FHCE, Udelar). Máster en Ciencias Humanas, opción Lenguaje, Cultura y Sociedad (FHCE, Udelar). Licenciada en Bibliotecología (Udelar). Profesora de Educación Media, especialidad Literatura (CFE, Uruguay). Profesora investigadora, Facultad de Información y Comunicación (FIC), Udelar, Uruguay.

Fiorella Banchero Sánchez, Universidad de la República

 

2.15.1.0

Florencia Egaña Lachaga, Universidad de la República

 

2.15.1.0

Referências

Alonso-Martín, Pilar (2007). Evaluación formativa y su repercusión en el clima del aula. Revista de Investigación Educativa, 25(2), 389-402. https://revistas.um.es/rie/article/view/96851

Bogdan, Radu.; Meneses, Jesús Ángel (2019). Preferencia por contenidos científicos de física o de biología en Educación Primaria: un análisis clúster. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 16(1), 1104. https://doi.org/10.25267/Rev_ Eureka_ensen_divulg_cienc.2019.v16.i1.1104

Brown, John; Collins, Allan; Duguid, Paul (1989). Situated cognition and the culture of learning.ç Educational Researcher, 18(1), 32-42. https://www.johnseelybrown.com/Situated%20Cognition%20and%20the%20culture%20of%20learning.pdf

Díaz-Barriga, Frida; Barroso, Ramsés (2014). Diseño y validación de una propuesta de evaluación auténtica de competencias en un programa de formación de docentes de educación básica en México. Perspectiva Educacional. Formación de Profesores, 53(1), 36-56. https://www.redalyc.org/pdf/3333/333329700004.pdf 10.4151/07189729-Vol.53-Iss.1-Art.210

Erbil, Deniz (2020). A review of flipped classroom and cooperative learning method within the context of Vygotsky theory. Frontiers in Psychology, 11, 539791. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01157

Fonseca-Patrón, Ana Laura (2019). Cognición situada y racionalidad. Hacia una ecología interactiva del razonamiento. Diánoia, 64(83), 103-131. https://doi.org/10.22201/iifs.18704913e.2019.83.1618

Franky, Germán (2009). Potencialidades pedagógicas de los entornos de simulación, desde la perspectiva de la cognición situada. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, (25), 62-71. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=614265305006

Fuster, Yanet. (2016). El texto académico como género discursivo y su enseñanza en la educación terciaria. Palabra Clave (La Plata), 5(2), e007. https://www.palabraclave.fahce.unlp.edu.ar/article/view/PCv5n2a02

Fuster, Yanet (2023). Lectura y escritura en la universidad: un abordaje desde la ciencia de la información como disciplina. CSIC.

Fuster, Yanet; Romani-Parada, Djamila (2018). Enseñanza e investigación, un contrapunto posible: una experiencia en Planeamiento en el área de la información. Información, Cultura Y Sociedad, (38), 147-156. http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/ICS/article/view/3848 https://doi.org/10.34096/ics.i38.3848

Guo, Pengyue; Saab, Nadira; Post, Lysanne S.; Admiraal, Wilfred (2020). A review of project-based learning in higher education: Student outcomes and measures. International Journal of Educational Research, 102, 101586. https://doi.org/10.1016/j.ijer.2020.101586

Hyland, Ken (2008). Genre and Academic Writing in the Disciplines. Language Teaching, 41(4), 543-562. https://doi.org/10.1017/S0261444808005235

Järvelä, Sanna; Renninger, Ann (2014). Designing for learning: Interest, motivation and engagement. En Keith Sawyer (Ed.), The Cambridge Handbook (pp. 668-685). https://doi.org/10.1017/CBO9781139519526.040

Lave, Jean; Wenger, Etienne (1991). Situated learning legitimate peripheral participation. Cambridge University Press. 15.

Mavilidi, Myrto-Fonteini; Okely, Anthony; Chandler, Paul; Paas, Fred (2017). Effects of integrating physical activities into a science

lesson on preschool children’s learning and enjoyment. Applied Cognitive Psychology, 31, 281-290. https://doi.org/10.1002/acp.3325

Mone, Inout-Sergiu; Benga, Oana (2023). Refining our understanding of the influence of culture on human development: A situated cognition approach. Studia Universitatis Babeş-Bolyai. Psychologia-Paedagogia, 68(2). 93-110. https://doi.org/10.24193/subbpsyped.2023.2.05

Montes-Silva, Melanie Elizabeth.; López Bonilla, Guadalupe (2017). Literacidad y alfabetización disciplinar: enfoques teóricos y propuestas pedagógicas. Perfiles Educativos, 39(155), 162-178. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=13250922010

Navarro, Federico (2021). Escritura e inclusión en la universidad: herramientas para docentes. Editorial Universitaria.

Piaget, Jean (1968). On the development of memory and identity (2.a ed.). Clark University Press.

Pozo, Juan Ignacio (2017). Learning beyond the body: from embodied representations to explicitation mediated by external representations. Infancia y Aprendizaje, 40, 219-276. https://doi.org/10.1080/02103702.2017.1306942

Ramstead, Maxwell; Veissière, Samuel; Kirmayer, Laurence (2016). Cultural affordances: Scaffolding local worlds through shared intentionality and regimes of attention. Frontiers in Psychology, 7(599), 1-21. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.01090

Rotger, Bartolomé (1990). Evaluación formativa. Cincel.

Sito, Luanda; Moreno, Emilce (2021). Prácticas letradas académicas más allá del déficit: una revisión crítica de literatura. Enunciación, 26, 149-169. https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/enunc/article/view/16747

Vygotsky, Lev (1978). Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard University Press.

Publicado

2024-09-12

Como Citar

Fuster Caubet, Y., Banchero Sánchez, F., & Egaña Lachaga, F. (2024). Avaliação formativa na universidade: rumo à construção de profissionais críticos: hacia la construcción de profesionales críticos. Revista Interamericana De Bibliotecología, 47(3). https://doi.org/10.17533/udea.rib.v47n3e357395

Edição

Seção

Investigaciones