Lacan e Foucault vão ao cinema de Hitchcock.
Manifestações estéticas da antifilosofia
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.affs.v20n39a10Palavras-chave:
cinema, Foucault, Lacan, antifilosofiaResumo
A intenção deste artigo será apresentar algumas das maneiras pelas quais Lacan e Foucault se aproximam ao cinema, particularmente ao de Alfred Hitchcock, e mostrar como esse interesse pode ser entendido como uma certa manifestação de um discurso antifilosófico. Nessa ordem de ideias, será necessário entender a antifilosofia como uma certa “atitude” de se colocar diante da tradição filosófica para questionar o estatuto do que poderia ser uma ontologia. Isso nos leva a nos perguntar quais seriam as características dos antifilósofos. A hipótese de trabalho é que Lacan e Foucault, os dois pertencentes àquela geração da década de 60 na França, podem ser considerados como antifilósofos precisamente porque tentaram escapar do “sufocamento” que a filosofia provocava.
Downloads
Referências
Badiou, A. (2013). La aventura de la filosofía francesa a partir de 1960. Eterna Decadencia Editora.
Benjamin, W. (2000). Moda y ciudad. En M. Barbero y A. Silva (comps.), Proyectar la comunicación (págs. 41-53). Tm Editores.
Chávez, H. (2014). Jean Allouch (lector de), Foucault y Lacan. Revista Contextos, 3(11), 29-34.
Ducrot, O. y Todorov, T. (1981). Diccionario enciclopédico de las ciencias del lenguaje (E. Pezzoni, trad.). Siglo Veintiuno Editores.
Foucault, M. (2007). Las palabras y las cosas. Una arqueología de las ciencias humanas. Siglo Veintiuno Editores.
Freud, S. (1984/1906). Personajes psicopáticos en el escenario. En J. Stratchey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.). Obras Completas (Vol. VII, págs. 273-283). Amorrortu.
Freud, S. (1984/1919). Lo ominoso. En J. Stratchey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.). Obras Completas (Vol. XVII, págs. 215-253). Amorrortu.
Freud, S. (1984/1923). Dos artículos de enciclopedia: «Psicoanálisis» y «Teoría de la libido». En J. Stratchey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.). Obras Completas (Vol. XVIII, págs. 227-255). Amorrortu.
Guéguen, P-G. (2003). El diálogo entre Lacan y Foucault. En Seminario del Campo Freudiano. https://www.scf-alicante.es/
Lacan, J. (1977/1965). Acte de fondation. Note adjointe et Préambule. Dans Premier Annuaire de l’École Freudienne de Paris (pp. 78-86), École Freudienne de Paris. http://aejcpp.free.fr/lacan/1964-06-21.htm
Lacan, J. (2003/1966). Escritos 1 (T.oSegovia, tad.). Siglo Veintiuno Editores.
Lacan, J. (2012/1966). Homenaje a Marguerite Duras, por el arrobamiento de Lol V. Stein. En Otros escritos (págs. 209-217). Paidós.
Lacan, J. (2012). Quizás en Vicennes. En Otros escritos. Paidós.
Lacan, J. (1966). De la structure en tant qu’immixtion d’un Autre préalable à tout sujet posible. Acheronta. https://www.acheronta.org/lacan/baltimore-fr.htm
Maniglier, P. y Zabunyan, D. (2012). Foucault va al cine. Ediciones Nueva Visión.
Mladen, D. (2003). Los objetos de Hitchcock. En S. Žižek, Todo lo que usted siempre quiso saber sobre Lacan y nunca se atrevió a preguntarle a Hitchcock. Manantial.
Motta, C. (2013). Las películas que Lacan vio y aplicó al psicoanálisis. Paidós.
Rajchman, J. (2001). Lacan, Foucault y la cuestión de la ética (P. Garrido, trad.). Epeele (Escuela Lacaniana de Psicoanálisis).
Sampson, A. (2002). Psicoanálisis y arte. Entreartes, 1(1), 18-27.
Soler, C. (2006). Lacan en antiphilosophe. Filozofski vestnik, 27(2), 121-144.
Žižek, S. (2001). El espinoso sujeto. Centro ausente de la ontología política. Paidós.
Žižek, S. (2003a). The Matrix o las dos caras de la perversión. Desde el jardín de Freud. Revista de Psicoanálisis, (3), 292-307.
Žižek, S. (2003b). Todo lo que usted siempre quiso saber sobre Lacan y nunca se atrevió a preguntarle Hitchcock. Manantial.
Filmografía
Hitchcock, A. (Director). (1943). Shadow of a Doubt [Película]. Universal Pictures.
Allen, W. (Director). (1972). Todo lo que usted quiso saber sobre sexo y no se atrevió a preguntar [Película]. Producciones Jack Rollins-Charles H. Joffe.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Affectio Societatis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores autorizam a Revista a publicar seus trabalhos acadêmicos não apenas no website da Revista, mas também em qualquer outro meio escrito ou eletrônico da Revista, bem como nos bancos de dados aos quais a Revista tem acesso. A Affectio Societatis reconhece que os direitos morais e a decisão de publicar suas obras posteriormente em outros meios de publicação pertencem exclusivamente aos autores, caso em que estes devem reconhecer expressamente os créditos devidos à Affectio Societatis.