Lacan e Foucault vão ao cinema de Hitchcock.

Manifestações estéticas da antifilosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.affs.v20n39a10

Palavras-chave:

cinema, Foucault, Lacan, antifilosofia

Resumo

A intenção deste artigo será apresentar algumas das maneiras pelas quais Lacan e Foucault se aproximam ao cinema, particularmente ao de Alfred Hitchcock, e mostrar como esse interesse pode ser entendido como uma certa manifestação de um discurso antifilosófico. Nessa ordem de ideias, será necessário entender a antifilosofia como uma certa “atitude” de se colocar diante da tradição filosófica para questionar o estatuto do que poderia ser uma ontologia. Isso nos leva a nos perguntar quais seriam as características dos antifilósofos. A hipótese de trabalho é que Lacan e Foucault, os dois pertencentes àquela geração da década de 60 na França, podem ser considerados como antifilósofos precisamente porque tentaram escapar do “sufocamento” que a filosofia provocava.

|Resumo
= 355 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 166 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Héctor Reynaldo Chávez Muriel, Universidad del Valle

Psicanalista. Psicóloga, Universidade Cooperativa da Colômbia (Cali-Colômbia). Mestre em Filosofia pela Universidad del Valle. Doutor em Filosofia, Universidad del Valle (bolsista do Departamento de Filosofia), Cali-Colômbia. Membro do Grupo de Pesquisa Ágora-Daimon e do Grupo de Pesquisa em Estudos Sociais, Subjetividade, Interculturalidade e Desenvolvimento Local da Universidad del Valle. Professor da Faculdade de Psicologia, líder da Linha de Pesquisa AGALMA em Filosofia e Psicanálise, coordenador de pesquisa e coordenador da área clínica do Bem-Estar Universitário, Campus Norte Cauca, Universidad del Valle. Doutoranda em Psicologia pela Universidade de Buenos Aires (Argentina).

Referências

Badiou, A. (2013). La aventura de la filosofía francesa a partir de 1960. Eterna Decadencia Editora.

Benjamin, W. (2000). Moda y ciudad. En M. Barbero y A. Silva (comps.), Proyectar la comunicación (págs. 41-53). Tm Editores.

Chávez, H. (2014). Jean Allouch (lector de), Foucault y Lacan. Revista Contextos, 3(11), 29-34.

Ducrot, O. y Todorov, T. (1981). Diccionario enciclopédico de las ciencias del lenguaje (E. Pezzoni, trad.). Siglo Veintiuno Editores.

Foucault, M. (2007). Las palabras y las cosas. Una arqueología de las ciencias humanas. Siglo Veintiuno Editores.

Freud, S. (1984/1906). Personajes psicopáticos en el escenario. En J. Stratchey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.). Obras Completas (Vol. VII, págs. 273-283). Amorrortu.

Freud, S. (1984/1919). Lo ominoso. En J. Stratchey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.). Obras Completas (Vol. XVII, págs. 215-253). Amorrortu.

Freud, S. (1984/1923). Dos artículos de enciclopedia: «Psicoanálisis» y «Teoría de la libido». En J. Stratchey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.). Obras Completas (Vol. XVIII, págs. 227-255). Amorrortu.

Guéguen, P-G. (2003). El diálogo entre Lacan y Foucault. En Seminario del Campo Freudiano. https://www.scf-alicante.es/

Lacan, J. (1977/1965). Acte de fondation. Note adjointe et Préambule. Dans Premier Annuaire de l’École Freudienne de Paris (pp. 78-86), École Freudienne de Paris. http://aejcpp.free.fr/lacan/1964-06-21.htm

Lacan, J. (2003/1966). Escritos 1 (T.oSegovia, tad.). Siglo Veintiuno Editores.

Lacan, J. (2012/1966). Homenaje a Marguerite Duras, por el arrobamiento de Lol V. Stein. En Otros escritos (págs. 209-217). Paidós.

Lacan, J. (2012). Quizás en Vicennes. En Otros escritos. Paidós.

Lacan, J. (1966). De la structure en tant qu’immixtion d’un Autre préalable à tout sujet posible. Acheronta. https://www.acheronta.org/lacan/baltimore-fr.htm

Maniglier, P. y Zabunyan, D. (2012). Foucault va al cine. Ediciones Nueva Visión.

Mladen, D. (2003). Los objetos de Hitchcock. En S. Žižek, Todo lo que usted siempre quiso saber sobre Lacan y nunca se atrevió a preguntarle a Hitchcock. Manantial.

Motta, C. (2013). Las películas que Lacan vio y aplicó al psicoanálisis. Paidós.

Rajchman, J. (2001). Lacan, Foucault y la cuestión de la ética (P. Garrido, trad.). Epeele (Escuela Lacaniana de Psicoanálisis).

Sampson, A. (2002). Psicoanálisis y arte. Entreartes, 1(1), 18-27.

Soler, C. (2006). Lacan en antiphilosophe. Filozofski vestnik, 27(2), 121-144.

Žižek, S. (2001). El espinoso sujeto. Centro ausente de la ontología política. Paidós.

Žižek, S. (2003a). The Matrix o las dos caras de la perversión. Desde el jardín de Freud. Revista de Psicoanálisis, (3), 292-307.

Žižek, S. (2003b). Todo lo que usted siempre quiso saber sobre Lacan y nunca se atrevió a preguntarle Hitchcock. Manantial.

Filmografía

Hitchcock, A. (Director). (1943). Shadow of a Doubt [Película]. Universal Pictures.

Allen, W. (Director). (1972). Todo lo que usted quiso saber sobre sexo y no se atrevió a preguntar [Película]. Producciones Jack Rollins-Charles H. Joffe.

Publicado

2023-12-19

Como Citar

Chávez Muriel, H. R. (2023). Lacan e Foucault vão ao cinema de Hitchcock. : Manifestações estéticas da antifilosofia. Affectio Societatis, 20(39), 1–13. https://doi.org/10.17533/udea.affs.v20n39a10