Musicalidade e transmissao da voz: James, John e Lucia Joyce
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.affs.12048Palavras-chave:
Joyce, musicalidade, voz, Pai, traço, escritaResumo
Este artigo tem como objetivo trabalhar a temática da voz, da música e do traço em James Joyce, seu pai John e sua filha Lucia com o intuito de pensar as diferentes saídas possíveis face à questão do sintoma da carência paterna, seja pela elevação ao sinthoma pela escrita de uma obra literária no caso de Joyce, seja pela tentativa de manejo da voz através da dança, no caso de Lucia. Propomos tomar a escrita de James Joyce naquilo que ela nos oferece para pensar a relação entre uma escrita possível da voz e a invocação ao Pai, detendo-nos na transmissão da voz efetuada nestas três gerações da família Joyce, no que cada um deles pôde, de maneiras singulares, criar face ao real.
Downloads
Referências
Aubert, J. (2007) Apresentação no Seminário de Jacques Lacan.
Lacan, J. O Seminário, livro 23 –O sinthoma. Rio de janeiro, Brasil: Jorge Zahar Editor, pp. 166-183. (Originalmente publicado em 1975-1976).
Campos, H. (1988) O afreudisíaco lacan na galáxia de lalíngua: Freud, Lacan a escritura. Inédito.
Didier-Weill, A. (1997) Os três tempos da lei: o mandamento siderante, a injunção do supereu e a invocação musical. Rio de janeiro, Brasil: Jorge Zahar Editor.
Freud, S. (2005) La interpretación de los sueños. Obras completas, vols. IV e V. Buenos Aires, Argentina: Amorrortu Editores. (Originalmente publicado em 1900).
Freud, S.(2006) Psicología de las masas y análisis del yo. Idem, vol. XVIII. Buenos Aires, Argentina: Amorrortu Editores.(Originalmente publicado em 1923).
Joyce, J. (1975) Ulisses. São Paulo, Brasil: Círculo do livro.Joyce, J.(2005) Retrato do artista quando jovem. Rio de Janeiro, Brasil: Record.
Laberge, J. (2007) CMJOYCEREIASFW –JOYCESCRICANTOR. Joyce –Lacan: O Sinthoma. Recife: CEPE,pp. 235-256.
Lacan, J. (1998) A psicanálise e seu ensino. Escritos. Rio de Janeiro, Brasil: Jorge Zahar Editor, pp. 438-460. (Originalmente proferido em 1957).
Lacan, J.(2003) O Seminário, Livro 9 –A identificação. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife. (Originalmente proferido em 1961-1962).
Lacan, J. (2005). O Seminário, livro 10 –A angústia. Rio de Janeiro, Brasil: Jorge Zahar Editor. (Originalmente proferido em 1962-1963).
Lacan, J.(2003) Lituraterra. In: Outros escritos. Riode janeiro: Jorge Zahar Editor, pp. 15-25. (Originalmente proferido em 1971).
Lacan, J.(1985) O Seminário, Livro 20 –mais, ainda. 2ª edição. Rio de Janeiro, Brasil: Jorge Zahar Editor. (Originalmente proferido em 1972-1973).
Lacan, J.(1993) La tercera.In: Intervenciones y textos 2. Buenos Aires, Argentina: Manantial,pp. 73-108. (Originalmente proferido em 1974).
Lacan, J.(2007). O Seminário, livro 23 –O sinthoma. Rio de janeiro, Brasil: Jorge Zahar Editor. (Originalmente publicado em 1975-1976).
Lacan, J.(2007). Joyce, o sintoma. O Seminário, livro 23 –O sinthoma. Rio de janeiro, Brasil: Jorge Zahar Editor,pp. 157-165. (Originalmente proferido em 1975).
Lacan, J.(1998) Conferência em Genebra sobre o sintoma. Opção Lacaniana, nª 23, dezembro,pp. 6-16.(Originalmente publicado em 1975).
Harari, R. (200) Como se chama James Joyce?: A partir do seminário Lê Sinthome de J. Lacan. Salvador: Ágalma; Rio de Janeiro: Campo Matemico.Hodgart, M. & Bauerle, R. (1997) Joyce’s Grand Operoar: Opera in Finnegans Wake. Illinois-USA: University of Illinois Press.
Mdmagno. (1986) A Música. Rio de Janeiro, Brasil: aoutra editora.
Shloss, C. L. (2005) Lucia Joyce: to dance in the wake. Nova York, EEUU: Picador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores autorizam a Revista a publicar seus trabalhos acadêmicos não apenas no website da Revista, mas também em qualquer outro meio escrito ou eletrônico da Revista, bem como nos bancos de dados aos quais a Revista tem acesso. A Affectio Societatis reconhece que os direitos morais e a decisão de publicar suas obras posteriormente em outros meios de publicação pertencem exclusivamente aos autores, caso em que estes devem reconhecer expressamente os créditos devidos à Affectio Societatis.