Os mundos virtuais como um espaço de transição no laço social

Autores

  • Patricia Llano Restrepo Universidad Católica Luis Amigó

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.affs.v20n38a09

Palavras-chave:

espaço virtual, laço social, espaço de transição, objeto a, imaginários

Resumo

A contemporaneidade nos leva a trabalhar, interagir, negociar, estudar e operar plenamente nos mundos virtuais. Mas também, os sujeitos hoje procuram os espaços virtuais para escapar de uma realidade que fala de injustiça, sofrimento, doença, incerteza e morte. É possível estruturar uma subjetividade no ciberespaço quando o sujeito não sabe qual é seu lugar e qual é o lugar do outro? Além disso, é possível o laço social? Este artigo de reflexão focaliza estes mundos virtuais como um novo espaço de transição, ou seja, uma zona intermediária de experiência entre a realidade interior e a vida exterior que facilita a estruturação dos novos laços sociais.

|Resumo
= 428 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 252 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Llano Restrepo, Universidad Católica Luis Amigó

Psicóloga, (Universidade Antonio Nariño). Mestre em Saúde Mental e Clínica Social, Universidade de León, Espanha, Especialista em Neurociências, Universidade de Salamanca, Espanha. Especialista em Gestão da Formação nas Organizações, Universidade de Barcelona, ​​​​Espanha. Experiência docente e de pesquisa desde 2001 nas Universidades Antonio Nariño, Sinú, Los Libertadores, Incca, San Buenaventura e Luis Amigó. Linhas de pesquisa nos últimos 25 anos: TI aplicada à Psicologia e Neurobiologia da Música. Consultor organizacional para empresas como Valkater, Smart Solutions, EnerV, SOEPICAR, CG&P, SENA, Instituto de Patrimônio e Cultura de Cartagena, entre outros.

Referências

Acevedo, L. (2008). Las soledades y los nuevos modos de lazo. Virtualia, 18, 1-4. https://www.revistavirtualia.com/storage/articulos/pdf/8CrumFB4PuCVFH6nLKRH3EAHnvPIAiPawyyG7HYp.pdf

Anderson, B. (1993/1991). Comunidades imaginadas. Reflexiones sobre el origen y la difusión del nacionalismo (E. Suárez, Trad.). Fondo de Cultura Económica.

Barraza, J. & Zak, P. (2009). Empathy Toward Strangers Triggers Oxytocin Release and Subsequent Generosity. Annals of the New York Academy of Sciences, 1167, 182-189. Doi: 10.1111/j.1749-6632.2009.04504.x

Berenguer, E. (2004). Identidad, identificación y lazo social. La perspectiva de Freud. Maestría en Salud Mental y Clínica Social. Instituto de Altos Estudios Universitarios. Instituto de Altos Estudios Universitarios. Módulo Didáctico.

Correa, E. (27 de mayo de 2010). La mirada en las redes sociales virtuales. Psicoanálisis, análisis y crítica de lo social. http://psicoanalisis2009.comoj.com/index.php?news&nid=10

Espinosa, R. y Koremblit, M. (2008). Adolescencia y tecnocultura: Aproximación al estudio de las culturas juveniles y las nuevas formas de lazo social desde una perspectiva psicoanalítica. Psicoanálisis, 30(2/3), 247-268. https://www.psicoanalisisapdeba.org/descriptores/adolescencia/adolescencia-y-tecnocultura-aproximacion-al-estudio-de-las-culturas-juveniles-y-las-nuevas-formas-de-lazo-social-desde-una-perspectiva-psicoanalitica/

Freud, S. (1993/1921). Psicología de las masas y análisis del yo. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry y L. Wolfson (Trads.). Obras Completas (Vol. XVIII, págs. 63-136). Amorrortu.

Jaroslavsky, E. y Morosini, I. (3 de abril de 2017). El modelo de la interfantasmatización, el aparato psíquico vincular: familiar, de pareja y grupal. Asociación Internacional de Psicoanálisis de Pareja y Familia. https://aipcf.net/es/modele-de-linterfantasmatisation-lappareil-psychique-lien-familial-de-couple-groupal/

Lacan, J. (1965). Seminario 13. El objeto del psicoanálisis (Clase 1). Psicopsi: Comunidad de estudio. Universidad de Buenos Aires. http://www.psicopsi.com/Seminario-13-Clase-1-del-1-Diciembre-1965/

Lacan, J. (2008/1969-1970). Clase 14. En El seminario de Jacques Lacan, Libro 17: El reverso del psicoanálisis (págs. 161-176). (E. Berenguer y M. Bassols, trads.). Paidós.

Lacan, J. (2008/1972). El seminario de Jacques Lacan, Libro 4: La relación de objeto (E. Berenguer, trad.). Paidós.

Llano, P. (2011). La realidad virtual como espacio transicional para la subjetividad y el lazo social: una lectura desde los tres registros [Tesis de maestría, Universidad de León, León, España].

Maggi de Gandolfi, M. (2008). Amar en cuerpo y alma. Sapientia, 63(223), 158-175 https://repositorio.uca.edu.ar/bitstream/123456789/4722/1/amar-en-cuerpo-y-alma.pdf

Marín Calderón, N. (2015). Ojo, mirada y pulsión: un recorrido metapsicológico freudiano. Affectio Societatis, 12(22), 92-104. https://doi.org/10.17533/udea.affs.2163

Miller, J. (1998). El amor sintomático. Tres conferencias brasileñas sobre el síntoma. En El síntoma charlatán (págs. 41-53). Paidós.

Moreno, J. (2005). Cuerpo y realidad virtual. Federación Psicoanalítica de América Latina. https://www.fepal.org/nuevo/images/stories/moreno.pdf

Moreno, J. (mayo de 2017). Real y ficcional. En G. Soares (Coord.), Psicoanálisis, un mundo en transformación. Conferencia llevada a cabo en el IX Congreso de la Federación Latinoamericana de Asociaciones de Psicoterapia Psicoanalítica y Psicoanálisis, Porto Alegre, Brasil. http://ixcongreso.flappsip.com/invitados-especiales/dr-julio-moreno/

Ons, S. (septiembre de 2010). Actualidad del lazo. Sobre el orden simbólico en el siglo XXI. Virtualia, 21. https://www.revistavirtualia.com/articulos/361/actualidad-del-lazo/sobre-el-orden-simbolico-en-el-siglo-xxi

Ospina, L. y Murcia, N. (2008). Imaginarios ambientales: Voces emergentes desde la vida cotidiana. Revista Luna Azul, (26), 51-79. https://revistasojs.ucaldas.edu.co/index.php/lunazul/article/view/1094/1017

Parker, I. (2006). Desafío total: Psicología, psicoanálisis y virtualidad. Tabula Rasa, (4), 83-102. https://www.revistatabularasa.org/numero04/desafio-total-psicologia-psicoanalisis-y-virtualidad/

Peláez-Jaramillo, G. P. (2011). El sujeto y el lazo social en el psicoanálisis. Affectio Societatis, 8(15), 1-9. https://doi.org/10.17533/udea.affs.10796

Provitina, N. (2005). La teoría de desarrollo de Winnicott y los espacios transicionales en las organizaciones [Tesina, Universidad de Belgrano]. Repositorio Universidad de Belgrano. http://repositorio.ub.edu.ar/bitstream/handle/123456789/240/195_provitina.pdf?sequence=2&isAllowed=y

Ruiz, M. (30 de junio de 2010). El intruso. Revista Semana (Opinión). http://www.revistaarcadia.com/opinion/articulo/el-intruso/22707

Sánchez, T. (2012). El Zeitgeist contemporáneo y la tendencia al sobrediagnóstico. Intersubjetivo: Revista de Psicoterapia Psicoanalítica y Salud, 12(1), 125-142. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7464347

Santiago-Herrero, F. (2008). Ananké, pulsión, deseo e identidad en relación a las nuevas tecnologías del siglo XXI. https://es.scribd.com/document/63367859/Ananke-Pulsion-Deseo

Turkle, S. (1995). La vida en la pantalla. Paidós.

Turkle, S. (2011). Why We Expect More from Technology and Less from Each Other? Basic Books.

Umérez, O. (2004). Pulsión I. Maestría en Salud Mental y Clínica Social. Instituto de Altos Estudios Universitarios. Instituto de Altos Estudios Universitarios. Módulo Didáctico.

Winnicott, D. (1971). Realidad y juego. (F. Mazía, Trad., 1993). Gedisa

Zimbrón, M. (6 de julio de 2009). Redes sociales o comunidades virtuales: un fenómeno de masas abordado desde el psicoanálisis. Desde el Diván. http://desdeeldivan.wordpress.com/2009/07/06/redes-sociales-o-comunidades-virtuales-un-fenomeno-de-masas-abordado-desde-el-psicoanalisis/

Zirlinger, S. (2005). Transicionalidad. El Psicoanálisis. https://www.elpsicoanalisis.org.ar/old/numero2/transicionalidad2.htm

Publicado

2023-06-06

Como Citar

Llano Restrepo, P. M. (2023). Os mundos virtuais como um espaço de transição no laço social. Affectio Societatis, 20(38), 1–29. https://doi.org/10.17533/udea.affs.v20n38a09

Edição

Seção

Artículos de Reflexión