Duas vozes polifônicas: música e psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.affs.v19n37a02

Palavras-chave:

arte, música, psicanálise, sublimação, pulsão, pulsão de morte

Resumo

No presente artigo são abordadas a música e a psicanálise. São apresentadas confluências entre as duas disciplinas, não para fazer uma psicanálise da atividade musical ou dos músicos, mas para determinar e descrever o que a música pode contribuir para a prática psicanalítica. Para isso, foram estabelecidas relações entre conceitos próprios da teoria estética da música com algumas abordagens centrais da psicanálise, para finalmente mostrar as relações entre a sublimação e a pulsão de morte. Isto com o objetivo de ressaltar que a relação que o sujeito estabelece com a música não é sustentada apenas pela pulsão de vida ou o erotismo, mas também pelo tanático, ou seja, pelas determinações dos destinos pulsionais traçados pelo desejo e pelo gozo.

|Resumo
= 458 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 286 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria Escobar Cano, Universidad de San Buenaventura

Mestre em Piano pela Universidade de Antioquia. Psicologia, Universidade de San Buenaventura. Candidato ao Mestrado em Psicologia Clínica, Universidade de San Buenaventura.

Andrés Felipe Palacio Pérez, Universidad de San Buenaventura

Psicanalista. Psicóloga, Universidade de San Buenaventura. Mestre em Pesquisa Psicanalítica, Universidade de Antioquia. Mestre em Filosofia e Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Bolivariana. Professora do Programa de Psicologia e do Mestrado em Psicologia Clínica da Universidade de San Buenaventura. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Clínicos e Sociais em Psicologia, Universidade de San Buenaventura, Medellín.

Referências

Adorno, T. W. (2015). Teoría estética. Obra completa, 7. Ediciones Akal.

Barenboim, D. (2008). El sonido es vida: El poder de la música. Grupo Editorial Norma.

Basch, V. (2017). Essai critique sur l'esthétique de Kant. Forgotten Books.

Brousse, M-H. (1 de junio de 2020). ¿Qué le enseña la música a los psicoanalistas? [Conferencia]. Ateneo de investigación: El psicoanálisis con la música. Instituto Clínico de Buenos Aires.

Burke, E. (2017/1756). A Philosophy Enquiry into the Origin of our Ideas of the Sublime and Beautiful. Princeton.

Corsi, P. (2002). Aproximación preliminar al concepto de pulsión de muerte en Freud. Revista Chilena de Neuro-psiquiatría, 40(4), 361-370. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0717-92272002000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=es

Didier-Weill, A. (1999). Invocaciones. Dionisos, Moisés, San Pablo y Freud. Nueva Visión.

Fairbairn, W. (1972). Psicología del artista. Los fundamentos de la experiencia estética. Rodolfo Alonso Editores.

Freud, S. (1979a). Tres ensayos de teoría sexual. En J. Strachey (Ed.) y J.L. Etcheverry y L. Wolfson (Trads.). Obras completas (Vol. VII, págs. 109-224). Amorrortu Editores.

Freud, S. (1979b). El delirio y los sueños en la “Gradiva” de W. Jensen. En J. Strachey (Ed.) y J.L. Etcheverry y L. Wolfson (Trads.). Obras completas (Vol. IX, págs. 1-80). Amorrortu Editores.

Freud, S. (1979c). El creador literario y el fantaseo. En J. Strachey (Ed.) y J.L. Etcheverry y L. Wolfson (Trads.). Obras completas (Vol. IX, págs. 123-136). Amorrortu Editores.

Freud, S. (1979d). Recordar, repetir y relaborar. En J. Strachey (Ed.) y J.L. Etcheverry y L. Wolfson (Trads.). Obras completas (Vol. XII, págs. 145-157). Amorrortu Editores.

Freud, S. (1979e). Pulsiones y destinos de pulsión. En J. Strachey (Ed.) y J.L. Etcheverry y L. Wolfson (Trads.). Obras completas (Vol. XIV, págs. 105-134). Amorrortu Editores.

Freud, S. (1979f). Conferencias de introducción al psicoanálisis: Conferencia 6. Premisas y técnica de la interpretación. En J.

Strachey (Ed.) y J.L. Etcheverry y L. Wolfson (Trads.). Obras completas (Vol. XVI, págs. 91-102). Amorrortu Editores.

Freud, S. (1979g). Más allá del principio de placer. En J. Strachey (Ed.) y J.L. Etcheverry y L. Wolfson (Trads.). Obras completas (Vol. XVIII, págs. 1-62). Amorrortu Editores.

Freud, S. (1979h). El malestar en la cultura. En J. Strachey (Ed.) y J.L. Etcheverry y L. Wolfson (Trads.). Obras completas (Vol. XXI, págs. 57-140). Amorrortu Editores.

Freud, S. (2000). Psicoanálisis del arte. Alianza Editorial.

Huisman, D. (2002). La estética (Vol. 75). Editorial Montesinos.

Lacan, J. (1989). El seminario de Jacques Lacan, Libro 11: Los cuatro conceptos fundamentales del psicoanálisis. Paidós.

Lacan, J. (1999). El tiempo lógico y el aserto de certidumbre anticipada. Un nuevo sofisma. Escritos I (págs. 187-203). Siglo Veintiuno Editores.

Lacan, J. (2012). Homenaje a Marguerite Duras, por el arrobamiento de Lol V. Stein. En Otros escritos, (págs. 209-216). Paidós.

Laplanche, J. (2002). La sublimación: Problemáticas III. Amorrortu Editores.

López, A. F. L. (2017). Apuntes sobre la obra de arte en el psicoanálisis: entre Freud y Jung. Itinere, 6(1), 110-115. https://core.ac.uk/download/pdf/229723865.pdf

Morandi, T. (2012). Confluencias: arte, psicoanálisis. Intercambios, papeles de psicoanàlisis/Intercanvis, papers de psicoanàlisi, (28), 43-47. https://raco.cat/index.php/Intercanvis/article/view/354036/445930

Nasio, J. D. (1996). Enseñanza de 7 conceptos cruciales del psicoanálisis. Editorial Gedisa.

Palacio, A.; Uribe, N y Martínez, J. (2019). Escritos de teoría y clínica psicoanalítica. suicidio, violencia y psicosis. Editorial Bonaventuriana.

Pessoa, F. (2002). Libro del desasosiego (P. E. Cuadrado (Trad.). Acantilado.

Vandermersch, B. y Chemama, B. (2004). Diccionario del psicoanálisis. Amorrortu Editores.

Schöenberg, A. (1979). Tratado de armonía. Real Musical Editores.

Schöenberg, A. (2006/1899). Noche trasfigurada Op. 4. Sexteto de cuerdas. Charles A Johnson (Dir.). Clear Lake Symphony.

Wilde, O. (2002). El retrato de Dorian Gray. Casa Editorial El Tiempo.

Winnicott, D. (1993). Realidad y juego. Paidós.

Zuleta, E. (2001). Arte y filosofía. Colombia, Hombre Nuevo Editores.

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Escobar Cano, A. M., & Palacio Pérez, A. F. (2022). Duas vozes polifônicas: música e psicanálise. Affectio Societatis, 19(37), 1–26. https://doi.org/10.17533/udea.affs.v19n37a02