UM GRITO, NADA MAIS.

EXPLORANDO O GRITO ATRAVÉS DA SUA CONDIÇÃO (IR)RESPETIVA (PERSPECTIVAS DE HEIDEGGER / LACAN)

Autores

  • Camilo Alfonso Salazar Florez Magisterio

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.affs.v21n40a02%20

Palavras-chave:

grito, outro, eu , infans, objeto

Resumo

O grito do bebé parece ser um fenómeno que é, em si mesmo, compreensível. Mas será que é mesmo assim?  Neste artigo propomos partir da compreensão aceite do grito a partir do que Heidegger articula no seu texto  introdução à Filosofia para mostrar como os pressupostos que a sustentam são evidenciados a partir daí. Esse  trabalho é realizado com as ferramentas próprias do autor e com os esclarecimentos conceituais fornecidos pela psicanálise freudiano-lacaniana. A análise do grito mostrará uma versão do mesmo de ordem muito diferente da assumida.

|Resumo
= 151 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 102 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ahmed, S. (2019). Fenomenología queer. Bellaterra.

André, S. (1995). La condición perversa. Paidós.

André, S. (2002). ¿Qué quiere una mujer? Siglo Veintinuno Editores.

Arnau, J. (2008). Rendir el sentido. Filosofía y traducción. Pre-Textos.

De Castro, S. (2016). La proton pseudos histérica y la verdad del síntoma. Desde el Jardín de Freud, 16, 17-52. DOI: 10.15446/dfj.n16.58150

Freud, S. (1992). Introducción del narcisismo. En J. Stratchey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.). Obras Completas (Vol. XIV, págs. 65-98). Amorrortu.

Freud, S. (2001). Manuscrito K. En J. Stratchey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.). Obras Completas (Vol. I, págs. 260-269). Amorrortu.

Freud, S. (2010). Nuevas puntualizaciones sobre las neuropsicosis de defensa. En J. Stratchey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.). Obras Completas (Vol. III, págs. 157-184). Amorrortu.

Heidegger, M. (2001a). Introducción a la filosofía. Phronesis.

Heidegger, M. (2001b). Gesamtausgabe. Band 27. Einleitung in die philosopie. Vittorio Klostermann.

Heidegger, M. (2006). Ser y tiempo. Trotta.

Henry, M. (2001). Encarnación. Una filosofía de la carne. Sígueme.

Henry, M. (2013). La teodicea en la perspectiva de una fenomenología radical. En La fenomenología radical. La cuestión de Dios y el problema del mal (págs. 17-33). Encuentro.

Houllebecq, M. (2012). Poesía. Anagrama.

Lacan, J. (1995). El seminario de Jacques Lacan, Libro 1: Los escritos técnicos de Freud (1953-1954). Paidós.

Lacan, J. (2001a). El estadio del espejo como formador de la función del yo (je) tal como se nos revela en la experiencia psicoanalítica. En Escritos 1 (págs. 86-93). Siglo Veintiuno Editores.

Lacan , J. (2001b). La agresividad en psicoanálisis. En Escritos 1 (págs. 94-116). Siglo Veintiuno Editores.

Lacan, J. (2003). El seminario de Jacques Lacan, Libro 8: La transferencia (1960-1961). Paidós.

Lacan, J. (2014). El seminario de Jacques Lacan, Libro 6: El deseo y su interpretación (1958-1959). Paidós.

Laplanche, J. y Pontalis, J. B. (2004). Imaginario. En Diccionario de psicoanálisis (págs. 190-191). Paidós.

Lear, J. (1998). Open minded. Harvard University Press.

Le Gaufey, G. (2001). El lazo especular. Un estudio transversal de la unidad imaginaria. École Lacanienne de Psychanalyse.

Papalia, D., Olds, S. y Feldman, R. (2009). Psicología del desarrollo humano. Mc.Graw Hill.

Ramírez, M. (2013). La filosofía del quiasmo. Introducción al pensamiento de Maurice Merleau-Ponty. Fondo de Cultura Económica.

Publicado

2024-05-06

Como Citar

Salazar Florez, C. A. (2024). UM GRITO, NADA MAIS.: EXPLORANDO O GRITO ATRAVÉS DA SUA CONDIÇÃO (IR)RESPETIVA (PERSPECTIVAS DE HEIDEGGER / LACAN). Affectio Societatis, 21(40). https://doi.org/10.17533/udea.affs.v21n40a02