Uma abordagem pedagógica e didática para a promoção da pesquisa formativa nos programas de contabilidade pública
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.rc.n84a04Palavras-chave:
Ensino contábil, formação em pesquisa, gestão acadêmica, pedagogia, didáticaResumo
Este artigo, estruturado como uma exploração documental, visa discernir e categorizar estratégias pedagógicas e didáticas que otimizem a formação em pesquisa no campo da educação profissional. O objetivo específico deste artigo é fornecer um compêndio de metodologias que, no contexto único da contabilidade pública, sirvam como insumos valiosos para que os professores desta área de formação profissional possam adaptá-las e aplicá-las eficazmente na sua práxis educativa. Embora este texto tenha uma orientação eminentemente teórica, os fatores que motivaram a sua criação provêm das observações e experiências acontecidas no âmbito do programa da Fundação Universitária de Popayán (FUP); Ali identificou-se um contraste notável, pois apesar da clara intenção de integrar a pesquisa no currículo, os resultados em termos de competências de pesquisa e produção académica dos alunos não têm sido os esperados. Esta disparidade levou a uma reflexão profunda sobre a eficácia das estratégias e abordagens pedagógicas implementadas em sala de aula, e a possibilidade de gerar novas propostas.
Downloads
Referências
Bandura, A. (1997). Self-Efficacy: The Exercise of Control. W. H. Freeman/Times Books/ Henry Holt & Co.
Castro C. A. (2014). La investigación formativa en estudiantes de pregrado de medicina: análisis de la propuesta pedagógica para la formación de investigadores [tesis de maestría, Universidad Sergio Arboleda]. https://repository.usergioarboleda.edu.co/handle/11232/848
Chávez-Caraza, K. L., Rodríguez de Ita, J., Lozano Ramírez, J. F., Vargas Duarte, G. M., Lozano Lee, F. G., Chávez Caraza, K. L., Rodríguez de Ita, J., Lozano Ramírez, J. F., Vargas Duarte, G. M., y Lozano Lee, F. G. (2015). Desarrollo e implementación de un curso de investigación para estudiantes de ciencias de la salud: una propuesta para estimular la producción científica. Investigación en Educación Médica, 4(15), 161-169. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2007-50572015000300161
Deci, E. L., y Ryan, R. M. (1985). Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. Plenum.
Dweck, C. S. (2006). Mindset: The New Psychology of Success. Random House Incorporated.
Fandiño A, F. D. (2013). Propuesta de mejora al modelo de investigación de la universidad EAN como herramienta de competitividad [trabajo de grado, Universidad EAN]. https://repository.universidadean.edu.co/handle/10882/4636
Fernández-March, A. (2006). Metodologías activas para la formación de competencias. Educatio Siglo XXI, 24, 35-56. https://revistas.um.es/educatio/article/view/152
Flórez, N., Giraldo, F., y Flórez, A. L. (2018). Investigación formativa: elementos y propuesta para una didáctica desde el aula; más allá de una tendencia. Espacios, 39(25), p. 9. https://www.revistaespacios.com/a18v39n25/18392509.html
González, L. (2021). La investigación en el currículo para la formación de docentes. Sinéctica, (10). http://sinectica.iteso.mx/index.php/SINECTICA/article/view/470/463
Hattie, J. (2008). Visible Learning: A synthesis of over 800 Meta-Analyses Relating to Achievement. Routledge.
León, R. A. R. (2014). La formación para la investigación en los programas de contaduría: Una función del profesor universitario. Revista Científica General José María Córdova, 12(14), 129-148. https://doi.org/10.21830/19006586.60
Malo, D. A. (2007). Inducción a la investigación desde la educación básica como proyección a la educación superior. Revista Studiositas, 2(3), 18-24. http://hdl.handle.net/10983/510
Martínez, G. L. (2007). La educación contable en el nuevo contexto de significación. Contaduría Universidad de Antioquia, (50), 43-76. https://doi.org/10.17533/udea.rc.2121
Morales, P. (2010). Investigación e innovación educativa. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 8 (2), 47-73. https://hdl.handle.net/11537/25201
Muñoz, S. M., Ruiz, G. A., y Sarmiento, H. J. (2013). Formación para la investigación contable. Una interpretación de las intencionalidades y las metódicas desde la mirada de los profesores. Lúmina, 14, 200-227. https://doi.org/10.30554/lumina.14.1084.2013
Parra, C. (2004). Apuntes sobre la investigación formativa. Educación y Educadores, 7, 57-77. https://educacionyeducadores.unisabana.edu.co/index.php/eye/article/view/549
Restrepo-Gómez, B. (2005). Aprendizaje basado en problemas (ABP): una innovación didáctica para la enseñanza universitaria. Educación y Educadores, 8, 9-20.
Restrepo-Gómez, B. R. (2008). Formación investigativa e investigación formativa: acepciones y operacionalización de esta última y contraste con la investigación científica en sentido estricto [documento de trabajo]. https://www.academia.edu/35204348/Formaci%C3%B3n_Investigativa_e_investigaci%C3%B3n_Formativa_Acepciones_y_Operacionalizaci%C3%B3n_de_esta_%C3%BAltima_y_Contraste_con_la_Investigaci%C3%B3n_Cient%C3%ADfica_en_Sentido_Estricto
Sánchez Puentes, R. (2014). Enseñar a investigar: Una didactica nueva de la investigación en ciencias sociales y humanas. Universidad Nacional Autonoma de Mexico, Mexico (Mexico). https://www.acuedi.org/ddata/11324.pdf
Stagnaro, J. B. (2011). Enseñanza. En Escuela de Maestros [video]. Bogagna. http://encuentro.gob.ar/programas/serie/8052/686?temporada=1
Universidad Internacional de Valencia. (2018, 21 de marzo). Cómo motivar a los alumnos: recursos y estrategias. https://www.universidadviu.com/int/actualidad/nuestrosexpertos/como-motivar-los-alumnos-recursos-y-estrategias
Valero Zapata, G. M., & Patiño Jacinto, R. A. (2012). Los grupos de investigación contable reconocidos por Colciencias. Cuadernos De Contabilidad, 13(32). Recuperado a partir de https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuacont/article/view/3896
Viñas, M. (2011). La sorprendente verdad sobre lo que motiva a tus alumnos. The Academy Totemguard. https://www.totemguard.com/aulatotem/2011/12/la-sorprendenteverdad-sobre-lo-que-motiva-a-tus-alumnos/
Vygotsky, L. S. (1978). Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Harvard University Press.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Contaduría Universidad de Antioquia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Los derechos de autor sobre los artículos son cedidos a la Universidad de Antioquia para disponer de resúmenes y el texto completo en bases de datos que difunden los contenidos de cada edición. Sin embargo, los autores podrán hacer difusión de sus trabajos publicados en la revista a través de sus páginas personales y repositorios institucionales.