A pesquisa contábil na Colômbia: da institucionalização formal ao conhecimento e a tranformação contextual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.rc.n81a11

Palavras-chave:

Pesquisa contábil, capitalismo cognitivo, pesquisa contábil da América Latina

Resumo

Nas últimas décadas, a pesquisa contábil está se institucionalizando na Colômbia. Embora tenham sido realizados trabalhos para caracterizar os indicadores mais importantes das atividades e os resultados formais da pesquisa contábil no país, ainda é necessário um quadro contextual, sociológico e institucional que permita compreender criticamente as implicações dessa institucionalização. Por isso, este trabalho visa caracterizar e compreender a situação da pesquisa contábil na Colômbia durante os últimos 20 anos, com uma ênfase sociológica e institucional crítica. O trabalho sintetiza as características e mudanças mais relevantes da universidade e da pesquisa acadêmica na “sociedade do conhecimento”. Evidencia como, a pesquisa organizada como um mercado, impacta nos indicadores, mas ao mesmo tempo, afeta a consolidação das comunidades acadêmicas nacionais e o habitus dos pesquisadores. O quadro compreensivo construído destaca a importância da pesquisa comprometida com a transformação contextual e a formação integral em contabilidade.

|Resumo
= 2056 veces | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 0 veces| | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 699 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Araujo, J. A. (1998). Qué es y qué no es contabilidad. Lúmina, 2, 101–104. https://doi.org/10.30554/lumina.02.1126.1998

Arias Suárez, J. D., Salazar, F., Correa-García, J. A., Díaz, M. A., Sarmiento, H. J., Andrew, J., Cooper, C., Gendron, Y., Acosta, L. C., Malaver, D. S., Castañeda, V. M., Gómez, Y., Giraldo, L. F., Alzate, J. S., Alba, M., Ortiz, J. J., y Camargo, D. A. (2020). Aproximaciones contextuales sobre el devenir de las revistas contables colombianas. Perspectivas plurales de los editores. Contaduría Universidad de Antioquia, (77), 131–165. https://revistas.udea.edu.co/index.php/cont/article/view/344416

Ariza, D., y Soler, M. (2004). La crisis de la Universidad. ¿Una lección para reconstruir el tránsito disciplinar de la Contabilidad en Colombia? Lúmina, 5, 171-194. https://doi.org/10.30554/lumina.05.1160.2004

Barrios, C., Fúquene, T., y Lemos, J. (2010). Desarrollo de la investigación contable en el centro colombiano de investigación contable. Contaduría y Administración, (231), 151-177. https://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0186-10422010000200008&script=sci_abstract

Becker, G. (1975). El capital humano: un análisis teórico y empírico referido fundamentalmente a la educación. Alianza Editorial.

Bell, D. (1973). The coming of Post-Industrial Society. A Venture in Social Forecasting. Basic Books.

Bourdieu, P. (2000). Cosas dichas. Gedisia.

Bourdieu, p. (2003). El oficio del científico. Ciencia de la ciencia y reflexividad. Anagrama.

Bourdieu, P. (2008). Homo Academicus. Siglo XXI.

Contreras, O. (2011). La comunidad académica y sus medios: la consolidación de una revista de ciencias sociales. Región y Sociedad, 23 (50), 11-22. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4229311

de Zubiría, S. (2006). Universidad, crisis y nación en América Latina. Revista de Estudios Sociales, 26, 148-157. http://www.scielo.org.co/pdf/res/n26/n26a12.pdf

Drucker, P. (1999). Beyond the Information Revolution. The Atlantic Monthly, 284, 47-57. https://www.theatlantic.com/magazine/archive/1999/10/beyond-the-informationrevolution/304658/

El Congreso de Colombia. (1992, 28 de diciembre). Ley 30. Por la cual se organiza el servicio público de la Educación Superior. http://www.legal.unal.edu.co/rlunal/home/doc.jsp?d_i=34632

El Congreso de Colombia. (2008, 25 de abril). Ley 1188. Por la cual se regula el registro calificado de programas de educación superior y se dictan otras disposiciones. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=30009

Fleming, D. (2021). Dark Academia. How Universities Die. Pluto Press.

Flórez-Parra, J. M., y Arévalo-Galindo N. E. (2022). Positioning of accounting research: Evidence from the Colombian universities. Estudios Gerenciales, 38(164), 279-293. https://doi.org/10.18046/j.estger.2022.164.5028

Flyvbjerg, B. (2006). Making organization research matter: Power, values and Phronesis. En S. R.Clegg, S. Hardy, y T. Lawrence, (eds.), The SAGE Handbook of organization studies (pp. 370-387). SAGE Publications.

Franco, R. (2011). Reflexiones contables. Teoría, regulación, educación y moral. Universidad Libre de Colombia.

Gendron, Y. (2015). Accounting academia and the threat of the paying-off mentality. Critical Perspectives on Accounting, 26, 168-176. https://doi.org/10.1016/j.cpa.2013.06.004

Gendron, Y. (2019). Staying true to context. Sociedade, Contabilidade e Gestão. Rio de Janeiro, 14(4), 80-95. https://revistas.ufrj.br/index.php/scg/article/view/31345/17831

Giroux, H. (2018). La guerra del neoliberalismo contra la educación superior. Herder.

Gómez, M. (2008). Dinámica de la concepción y la enseñanza de la teoría contable en Colombia (1970-2000): una exploración institucional [serie Documentos FCE, Escuela de Administración y Contaduría Pública]. Universidad Nacional de Colombia. https://repositorio.unal.edu.co/handle/unal/2499

Gómez, M., y Ospina, C. (2009). Avances interdisciplinarios para una comprensión crítica de la Contabilidad: textos paradigmáticos de las corrientes heterodoxas. Universidad Nacional de Colombia y Universidad de Antioquia.

Gómez-Morales, Y. (2018). Abuso de las medidas y medidas abusivas. Crítica al pensamiento bibliométrico hegemónico. Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura, 45 (1), 269-290. https://doi.org/10.15446/achsc.v45n1.67559

Gómez-Villegas, M. (2013). El reconocimiento contextual y el aprendizaje de las publicaciones internacionales en contabilidad. Cuadernos de Contabilidad, 14(34), 273-284.

Gómez-Villegas, M. (2022). Elementos para comprender la investigación contable en Colombia. Apuntes Contables, 29, 5–13. https://doi.org/10.18601/16577175.n29.01

Gómez-Villegas, M., Ocampo-Gómez, E. y Neu, D. (2021). Editorial: Contabilidad crítica en Latinoamérica: trayectorias, interacciones y conversaciones entre el Norte y el Sur. Innovar, 31(82). https://doi.org/10.15446/innovar.v31n82.98415

Gómez-Villegas M., y Larrinaga, C. (2022). A critical accounting project for Latin America? Objects of knowledge or ways of knowing. Critical Perspectives on Accounting, (In Press). https://doi.org/10.1016/j.cpa.2022.102508

Gracia, E. (2003). Situación actual de la investigación contable en Colombia. Revista Visión Contable, (3), 27–40. https://publicaciones.unaula.edu.co/index.php/VisionContable/article/view/433

Gracia, E. (2010). La investigación contable en el acto educativo. Contaduría Universidad de Antioquia, (57), 255-269. https://revistas.udea.edu.co/index.php/cont/article/view/15588

Gutiérrez-Girardot, R. (1989). Hispanoamérica: imágenes y perspectivas. Temis.

Haskel, J., y Westlake, S. (2017). Capitalism without capital. The rise of the intangible economy. Princeton University Press.

Hernández, C. (1996). Educación y comunicación: Pedagogía y cambio cultural. Nómadas, 5. http://nomadas.ucentral.edu.co/index.php/inicio/44-comunicacion-educacionuna-relacion-estrategica-nomadas-5/684-educacion-y-comunicacion-pedagogia-ycambio-

cultural

Jessop, B. (2017). Varieties of academic capitalism and entrepreneurial universities. On past research and three thought experiments. High Education, 73 (6), 853-870. https://www.jstor.org/stable/26448730

Kuhn, Th. (1971). La estructura de las revoluciones científicas. Fondo de Cultura Económica.

Lapsley, I., y Miller, P. (2019). Transforming the public sector: 1998–2018. Accounting, Auditing and Accountability Journal, 32 (8), 2211-2252. https://doi.org/10.1108/AAAJ-06-2018-3511

Lee, H., y Lee, K. (2013). Publish (in international indexed journals) or perish: Neoliberal ideology in a Korean university. Lang Policy, 12 (3), 215-230. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5746704

Lemos, J. (2006). Filosofía de la Ciencia y Contabilidad: relación necesaria. Contaduría Universidad de Antioquia, 49, 57-70. https://revistas.udea.edu.co/index.php/cont/article/view/25698

Machado, M., y Patiño, R. (2016). La investigación contable en Colombia. En: M. Machado (ed.), Caminos contables. Problemas y metodologías para el desarrollo de la investigación (pp. 49-86). Universidad de Antioquia.

Macías, H., y Patiño, R. A. (2014). Evolución de las revistas contables colombianas: de la reflexión a la investigación. Contaduría Universidad de Antioquia, (64), 13–48. https://revistas.udea.edu.co/index.php/cont/article/view/23160

Maniglio, F. (2018). El Gobierno del General Intellect. La explotación de los conocimientos y la miseria de la Humanidad. Ciespal.

Mazzucato, M. (2019). El valor de las cosas. ¿Quién produce y quién gana en la economía global? Taurus.

Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación (Minciencias). (2021). Convocatoria nacional para el reconocimiento y medición de grupos de investigación, desarrollo tecnológico o de innovación y para el reconocimiento de investigadores del Sistema Nacional de Ciencia, Tecnología e Innovación - SNCTI 2021. https://minciencias.gov.co/convocatorias/fortalecimiento-capacidades-para-la-generacion-conocimiento/convocatoria-nacional-para

Ministerio de Ciencia, Tecnología e Innovación (Minciencias). (2022, 24 de mayo). Resolución 0504. Por la cual se publica el listado de resultados definitivos de la convocatoria 894 del 2021-convocatoria nacional para el reconocimiento y medición de grupos de investigación, desarrollo tecnológico o de innovación y para el reconocimiento de investigadores del sistema nacional de ciencia, tecnología e innovación -SNCTI 2021. https://minciencias.gov.co/sites/default/files/resolucion_0504-2022.pdf

Ministerio de Educación Nacional. (s.f.). Sistema Nacional de Información de Educación Superior. Programas de Contaduría Pública activos. Consultado el 29 de agosto de 2022. https://hecaa.mineducacion.gov.co/consultaspublicas/programas

Monteiro, K., y Hirano, E. (2020). A periphery inside a semi-periphery: the uneven participation of Braziliam scholars in the international community. English for specific purposes, 58, 15-29. https://doi.org/10.1016/j.esp.2019.11.001

Muller, J. (2019). The Tyranny of Metrics. Princeton University Press.

Nedeva, M., y Boden, R. (2006). Changing Science: The advent of neo-liberalism. Prometheus, 24 (3), 269-281. https://doi.org/10.1080/08109020600877667

OcyT, Observatorio Colombiano de Ciencia y Tecnología. (2021). Indicadores de ciencia, tecnología e innovación en Colombia 2020. Bogotá. OCYT.

Ortega-y-Gasset, J. (2015). Misión de la Universidad. Cátedra.

Ospina, C. (2005). Sobre la investigación en contabilidad. Algunos apuntes. Contaduría Universidad de Antioquia, (46), 73-110. https://revistas.udea.edu.co/index.php/cont/article/view/25679

Patiño-Jacinto, R. A., Romero, A., y Jara, K. (2010). Características de los investigadores relacionados con programas de contaduría pública y con temáticas relacionadas. Cuadernos de Contabilidad, 28(11), 171-199. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuacont/article/view/3203

Patiño-Jacinto, R. A., Valero, G., García, J., y Díaz, M. (2016). La investigación contable en Colombia. Una aproximación a su comprensión. Teuken Bidikay, 7(9), 37-54. https://revistas.elpoli.edu.co/index.php/teu/article/view/1008

Patiño-Jacinto, R. A., Lezama, J., Burgos, S., Valero, G., y Macías-Cardona, H. (2021). Accounting research groups and their characteristics according to the model of the Ministry of Science and Technology as 2019 in Colombia. Cuadernos de Administración, 37(69). e2110704. https://doi.org/10.25100/cdea.v37i69.10704

Presidencia de la República. (1994, 22 de junio). Decreto 1295. Por el cual se determina la organización y administración del Sistema General de Riesgos Profesionales. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=2629

Presidencia de la República. (2002, 19 de junio). Decreto 1279. Por el cual se establece el régimen salarial y prestacional de los docentes de las Universidades Estatales. https://www.mineducacion.gov.co/1621/articles-86434_Archivo_pdf.pdf

Presidencia de la República. (2019, 25 de julio). Decreto 1330. Por el cual se sustituye el Capítulo 2 y se suprime el Capítulo 7 del Título 3 de la Parte 5 del Libro 2 del Decreto 1075 de 2015 -Único Reglamentario del Sector Educación. https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles-387348_archivo_pdf.pdf

Reygadas, L. (2014). La biblioteca de Babel. Dilemas del conocimiento como bien común en América Latina. Crítica y Emancipación, 6(12), 297-356. http://biblioteca.clacso.edu.ar/ojs/index.php/critica/article/view/95

Rojas, W., y Ospina, C. M. (2011). Consideraciones sobre el sentido de un proyecto educativo en contaduría pública. Cuadernos de Administración, 27 (45), 45-60. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=225019868004

Rojas, W. (2001). Pensamiento contable: memorias de los congresos de estudiantes 1984-2000. Universidad del Valle y Federación Nacional de Estudiantes de Contaduría Pública-FENECOP.

Santos, B de S. (2007). La Universidad en el siglo XXI. Para una reforma democrática y emancipatoria de la Universidad. Plural.

Sarmiento, H., y Muñoz, S. (2011). Banderas en alto. Una arqueología del proceso de Nacionalización de la Contaduría Pública en Colombia. Politécnico Colombiano Jaime Izasa Cadavid.

Srnicek, N. (2018). Capitalismo de plataformas. Caja Negra.

SUE, Sistema Universitario Estatal (2018). Informe de presidencia julio 2016 - julio 2018. Bogotá: SUE.

Szmrecsányi, T. (2002). Joseph A. Schumpeter- Economic Theory and Entrepreneurial History. Revista Brasileira de Inovação, 1 (2), 203-224. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rbi/article/view/8648859

Tejerina, F. (2010). La universidad. Una historia ilustrada. Banco Santander y Turner.

Universidad Libre (s.f.). Unilibre recibe Acreditación Institucional Multicampus. Consultado el 29 de agosto de 2022. https://www.unilibre.edu.co/la-universidad/ul/2152-unilibrerecibe-acreditacion-institucional-multicampus

Valero, G., y Patiño, R. A. (2012). Los grupos de investigación reconocidos por Colciencias. Cuadernos de Contabilidad, 13(32), 175-201. http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-14722012000100008

Valero-Zapata, G., Patiño, j., Yaya, W., y Chaverra, J. (2022). Tendencias en investigación contable: revisión bibliográfica. En: G. Valero, R. Patiño, y J. Chaverra (eds.), Educación e investigación contable en Colombia: una mirada holística de la disciplina (pp. 17-38). Fondo Editorial Fundación Universitaria CEIPA.

Vercellone, C. (2013). Capitalismo cognitivo. Releer la economía del conocimiento desde el antagonismo capital-trabajo. Tesis 11. https://halshs.archives-ouvertes.fr/halshs-00969302/document

Zuppiroli, l. (2012). La burbuja universitaria: ¿hay que perseguir el sueño americano? Madrid: Editorial Dykinson.

Publicado

2022-10-01

Como Citar

Gómez-Villegas, M., & Ospina-Zapata, C. M. (2022). A pesquisa contábil na Colômbia: da institucionalização formal ao conhecimento e a tranformação contextual. Contaduría Universidad De Antioquia, (81), 259–293. https://doi.org/10.17533/udea.rc.n81a11

Edição

Seção

Artículos