Contrastes Curriculares em Contabilidade Ambiental. Transformações nos Programas de Contabilidade Pública no Vale do Aburrá, Antioquia (2019-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.rc.n87a04

Palavras-chave:

contabilidade ambiental, sustentabilidade, educação contábil, transformação curricular

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar os processos de formação em contabilidade ambiental nos programas de Contabilidade Pública no Vale do Aburrá, Antioquia, para os desafios da sustentabilidade (2019-2023). As complexas condições da biosfera em escala global exigem a formação integral de um profissional de contabilidade para lidar com as mudanças climáticas e a sustentabilidade planetária. Utiliza-se uma abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, baseada no estudo de 22 programas de Contabilidade Pública com registro qualificado atual, localizados no Vale do Aburrá, Antioquia. Realizase uma análise crítica dos conteúdos curriculares dos planos de estudo com base em quatro categorias temáticas e 17 entrevistas semiestruturadas com os líderes acadêmicos dos cursos. Os resultados mostram transformações curriculares para avançar na incorporação de elementos de sustentabilidade na educação integral, mas também evidenciam múltiplos desafios e contrastes na implementação de estratégias mais rigorosas e padronizadas que contribuam para a formação de um contador voltado à sustentabilidade.

|Resumo
= 126 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 78 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arias, J. D. (2017). Ecología Política: Desafíos de la Contabilidad frente a la Justicia Ambiental. En-contexto, 5(6), 303-326. https://ojs.tdea.edu.co/index.php/encontexto/rticle/view/414/476

Bebbington, J., y Unerman, J. (2018). Achieving the United Nations Sustainable Development Goals: An enabling role for accounting research. Accounting, Auditing y Accountability Journal, 31(1), 2-24. https://doi.org/10.1108/AAAJ-05-2017-2929

Brundtland, G. H. (1988). Nuestro futuro Común. Comisión Mundial del Medio Ambiente y el Desarrollo.

Cano, V., y Arias, J. D. (2022). La Sostenibilidad y la sustentabilidad en la administración y las organizaciones: Una revisión de literatura. Teuken Bidikay, 13(20), 33–53. https://doi.org/10.33571/teuken.v13n20a2

Carrasco, F., Correa, C., y Larrinaga, C. (2022). Evolución de la contabilidad social y medioambiental: reflexiones sobre el papel constitutivo de la contabilidad. Contaduría Universidad de Antioquia, (81), 165–186. https://doi.org/10.17533/udea.rc.n81a07

Chamorro, C., Hernández, D., Posada, A., y Roldan, J. (2020). Formación verde en los programas de contaduría pública de las universidades de Antioquia. Contaduría Universidad de Antioquia, (77), 109-129. https://doi.org/10.17533/udea.rc.n77a04

Flick, U. (2015). El Diseño de Investigación Cualitativa. Morata.

Fronti de García, L., y Suárez-Kimura, E. (2022). Evolución de la Contabilidad Ambiental en el último cuarto de siglo. Contaduría Universidad de Antioquia, (81), 187-209. https://doi.org/10.17533/udea.rc.n81a08

Galeano, M. E. (2016). Diseño de proyectos en la investigación cualitativa. Fondo Editorial EAFIT.

Gómez-Villegas, M. (2021). Towards an Accounting of Socio‑environmental Conflicts in South America. En J. Bebbington, C. Larrinaga, B. O’Dwyer e I. Thomson (eds.), Routledge Handbook of Environmental Accounting (pp. 339–349). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780367152369.

Gómez-Villegas, M. (2009). Tensiones, posibilidades y riesgos de la contabilidad medioambiental empresarial. Contaduría Universidad de Antioquia, (54), 55-78. https://doi.org/10.17533/udea.rc.7963

Gray, R. H., y Bebbington, J. (2006). Contabilidad y Auditoría Ambiental. Ecoe.

Gudynas, E. (2015). Extractivismos: ecología, economía y política de un modo de entender el desarrollo y la naturaleza. Centro de Documentación e Información Bolivia. http://gudynas.com/wp-content/uploads/GudynasExtractivismosEcologiaPoliticaBo15Anuncio.pdf

Heede, R. (2014). Tracing Anthropogenic Carbon Dioxide and Methane Emissions to Fossil Fuel and Cement Producers. Journal Climatic Change,122(1-2), 229-241. https://doi.org/10.1007/s105840130986y

Kent, P. (2020). Gestión y evaluación de la sustentabilidad organizacional. Ciencias Administrativas, 8(15), 87-96. https://doi.org/10.24215/23143738e058

Larrinaga, C. (2017). En torno a la evolución de la investigación en Contabilidad Social y Medioambiental. Teuken Bidikay, 8(11), 21-38. https://doi.org/10.33571/teuken.v8n11a1

Leff, E. (2019). Ecología Política. De la deconstrucción del capital a la territorialización de la vida. Siglo XXI.

Martínez-Alier, J. (2005). El ecologismo de los pobres: Conflictos ambientales y lenguajes de valoración. Icaria.

Massolo, L. (2015). Introducción a las herramientas de gestión ambiental. Universidad Nacional de La Plata.

Max-Neef, M. y Smith, P. B. (2011). La economía desenmascarada. Del poder y la codicia a la compasión y el bien común. Icaria.

Mulà, I., Tilbury, D., Ryan, A., Mader, M., Dlouhá, J., Mader, C., Baneyas, J., Dlouhý, J., y Alba, D. (2017). Catalysing change in higher education for sustainable development: A review of professional development initiatives for university educators. International Journal of Sustainability in Higher Education, 18(5), 798-820. https://doi.org/10.1108/IJSHE-03-2017-0043

Naciones Unidas. (s.f.). ¿Qué es el cambio climático? Consultado el 04 de junio de 2024. https://unric.org/es/que-es-el-cambio-climatico/

Riechmann, J. (2008). Biomímesis. Ensayo sobre imitación de la naturaleza, ecosocialismo y autocontención. Los Libros de la Catarata.

Ryan, B., Scapens, R. W., y Theobald, M. (2004). Metodología de la investigación en finanzas y contabilidad. Ediciones Deusto.

Salgado, L. (2023, 17 de agosto). Entendiendo el ISSB (International Sustainability Standards Board). Aplanet. https://aplanet.org/es/recursos/issb/#:~:text=El%20objetivo%20del%20ISSB%20es,tomar%20decisiones%20de%20inversi%C3%B3n%20informadas

Sarmiento, H. J. (2020). Rasgos de identidad. Tres perspectivas epistemológicas de la contabilidad social y ambiental. Contabilidad y Negocios, 15(30), 99-123. https://doi.org/10.18800/contabilidad.202002.006

Stake, R. E. (1998). Investigación con estudios de casos. Ediciones Morata.

Zamora, L. G. (2015). La formación del Contador Público. Una revisión desde los objetos. Lúmina, (16), 56-69. https://ideas.repec.org/a/mnz/lumina/v0y2015i16p56-69.html

Publicado

2025-08-19

Como Citar

Arias Suárez, J. D., Ríos Hincapié, I. M., Herrera Rendón, L. V., & Loaiza Márquez, V. M. (2025). Contrastes Curriculares em Contabilidade Ambiental. Transformações nos Programas de Contabilidade Pública no Vale do Aburrá, Antioquia (2019-2023). Contaduría Universidad De Antioquia, (87), 85–104. https://doi.org/10.17533/udea.rc.n87a04

Edição

Seção

Artículos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)