Estratégias didáticas para o ensino-aprendizagem de ética na contabilidade
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.rc.n87a05Palavras-chave:
ética, didática, ética contábil, contabilidade públicaResumo
Este artigo identifica estratégias didáticas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem da ética na contabilidade nos programas de Ciências Contábeis das universidades de Antioquia. O delineamento metodológico insere-se em uma pesquisa qualitativa, com foco em um estudo de caso, tendo como unidades de análise 23 programas de Ciências Contábeis, dos quais apenas treze forneceram informações relativas ao microcurrículo da disciplina de ética contábil; foram estes os considerados como os programas do caso para esta pesquisa. Os resultados revelam que os programas analisados apresentam uma diversidade de estratégias didáticas. Em alguns deles, as diretrizes de avaliação são amplas e inovadoras; em outros, ao contrário, é necessário reavaliar, revisar e ajustar certas metodologias tradicionais que não permitem a articulação de didáticas específicas para o ensino da ética contábil, o que também implica a necessidade de maior inovação nos recursos educacionais utilizados, facilitando sua abordagem e discussão. Portanto, gera-se uma proposta que pode esclarecer como, em outros contextos, as estratégias de ensino propostas podem ser adotadas para fortalecer o ensino de ética contábil.
Downloads
Referências
Arboleda Esaa, A., Jaramillo, M. D. L. Ángeles, García Goez, M., y Rodríguez Piñeros, L. (2024). Tratamiento especial en la contabilidad de los equipos de fútbol colombiano. Revista Visión Contable, (28), 72–97. https://doi.org/10.24142/rvc.n28a5
Aristóteles. (1985). Ética nicomáquea (J. Cruz Cruz, Trad.). Gredos (original publicado ca. 350 a. C.)
Bedoya-Parra, L. A., Sánchez-Mayorca, X., y Sánchez-Cabrera, S. (2021). Ética y responsabilidad social como mecanismos de formación integral para el ejercicio profesional del contador. Entramado, 17(2) 146-161. https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.2.7829
Avendaño-Calderón, O. D. J.. (2022). El Código Internacional de Ética Profesional para Contadores Públicos. Una reflexión sobre la complejidad en su aplicación. Revista Colombiana de Contabilidad, 10(19), 1-27. https://doi.org/10.56241/asf.v10n19.229
Cárdenas, M. B., Casarrubia, E. M., Jaramillo, P. C. T., y Piñeros, L. R. (2022). Una reflexión sobre los códigos de conducta del Contador Público colombiano. Revista Summa de Arithmética, (5), 37–51. https://doi.org/10.11565/sda.v1i5.5
Casasola Rivera, W. (2020). El papel de la didáctica en los procesos de enseñanza y aprendizaje universitarios. Comunicación, 29(1), 38-51. https://www.scielo.sa.cr/scielo.php?pid=S1659-38202020000100038&script=sci_abstract&tlng=es
Congreso de la República. Ley 43 de 1990. De la profesión de contador público. https://bibliotecadigital.ccb.org.co/server/api/core/bitstreams/86227f3e-afa2-457a-9152-55067cdf2c42/content
Contreras Marquez, A. (2016). La necesidad de una fundamentación ética en contabilidad. Science of Human Action, 1 (1), 51-66. https://doi.org/10.21501/2500-669X.1914
Consejo Técnico de la Contaduría Pública (CTCP). (2014). Convergencia con las Normas Internacionales de Auditoría (NIA) en Colombia en educación (Documento de Orientación Pedagógica No. 013). https://enlegislacion.com/files/susc/cdj/doct/ctcp_dop_13_15.pdf
Esteban Bara, F. (2004). El aprendizaje ético y la formación universitaria: más allá de la casualidad. Universidad de Barcelona.
García J, M., y Botero G., G. (2014). Entre la vida académica y la práctica profesional: problemas en la formación de los contables colombianos. Contexto, 3(1), 176–181. https://revistas.ugca.edu.co/index.php/contexto/article/view/287/597
García, M. D. J. L., Tecillo, F. J. J., Vidal, V. V., y González, G. M. (2024). La ética profesional en la contaduría pública: fundamentos y aplicaciones. Publicaciones e Investigación, 18(1). https://doi.org/10.22490/25394088.7678
Herrera Gutiérrez, C. y Villafuerte Álvarez, C. A. (2023). Estrategias didácticas en la educación. Horizontes: Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, 7(28), 758–772. https://doi.org/10.33996/revistahorizontes.v7i28.552
Hirsch, J. G. L. (2010). La influencia de los valores y actitudes de los docentes sobre el currículo escolar. Convergencia Educativa, (5), 31-44.
Irua, J. E. I. (2022). Importancia de las guías didácticas en la Educación a Distancia. Revista Universitaria de Informática RUNIN, 10(13), 43-49. https://revistas.udenar.edu.co/index.php/runin/article/view/7549
Kant, I. (1983). Perpetual Peace and Other Essays on Politics, History, and Morals (T. Humphrey, Trad.). Hackett Publishing Company (original publicado en 1795).
Kwan-Chung, C. K.,. (2024). Pedagogía y Didáctica de las ciencias contables. Una revisión de conceptualizaciones. Revista Internacional de Investigación en Ciencias Sociales, 20(1), 25-36. http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/riics/article/view/1731
León Correa, F. J. (2008). Enseñar bioética: cómo transmitir conocimientos, actitudes y valores. Acta Bioethica, 14(1), 11–18. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1726-569X2008000100002
Lozada, I. Y. A., y Rodríguez, M. A. M. (2019). La inteligencia emocional en la práctica educativa: La percepción de los docentes. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 22(2), 42. https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=88181
Mallart, J. (2001) Didáctica: concepto, objeto y finalidades. En F. Sepúlveda y N. Rajadell (eds.), Didáctica para psicopedagogos (pp. 23-57). UNED.
Mattos, L. A. (1974). Compendio de Didáctica General (2.ª ed.). Editorial Kapelusz.
Maxwell, J. A. (2019). Diseño de investigación cualitativa. Editorial Gedisa.
Modernel, R. C., y Fernández, B. F. (2023). Análisis sobre la presencia de ética en las guías docentes de los grados en Diseño. Práxis Educativa, 18, 1–15. https://www.redalyc.org/journal/894/89474557024/html/
Moran-Arteaga, D. A. M., y Campoverde-Moscol, A. I. (2024). La innovación educativa en la formación técnica profesional de auxiliares contables. Explorador Digital, 8(4), 46-62. https://doi.org/10.33262/exploradordigital.v8i4.3158
Olivos, T. M. (2011). Didáctica de la educación superior: nuevos desafíos en el siglo XXI. Perspectiva Educacional, 50(2), 26–54. https://www.redalyc.org/pdf/3333/333327290003.Pdf
Perez, V. G., y Perry, G. R. P. (2016). La investigación contable como herramienta didáctica en la docencia de la contabilidad. Ciencias Administrativas, (7), 37-47. https://revistas.unlp.edu.ar/CADM/article/view/2037
Polo, O. C. C., y Restrepo, L. M. M. (2024). Importancia de La Junta Central de Contadores frente al cumplimiento de las normas por parte del profesional contable. Audit. AR, 3(1), 023. https://doi.org/10.24215/27188647e023
Presidencia de la República de Colombia (2015, 20 de febrero). Decreto 0302 de 2015. Por el cual se reglamenta la Ley 1314 de 2009 sobre el marco técnico normativo para las normas de aseguramiento de la información. https://www.funcionpublica.gov.co/eva/gestornormativo/norma.php?i=60905
Ramos Serpa, G., y López Falcón, A. (2019). Formación ética del profesional y ética profesional del docente. Estudios Pedagógicos (Valdivia), 45(3), 185–199. https://doi.org/10.4067/S0718-07052019000300185
Rincón Soto, C. A., Molina Mora, F. R., Solano Rodríguez, O. J., y Lemos De la Cruz, J. (2023). Discusión sobre el espacio didáctico del laboratorio contable en la educación superior. Tendencias, 24(2), 143-169. https://doi.org/10.22267/rtend.232402.231
Rodríguez Velázquez, K., Pérez Fauria, J. M., y Torres García, G. (2018). Implementación de un entorno virtual como herramienta didáctica para fortalecer el proceso enseñanza aprendizaje. Edumecentro, 10(4), 54-71. https://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2077-28742018000400004
Santistevan-Santos, D. J., y Pérez-Yungasaca, J. V. (2024). Las aplicaciones contables como estrategias didácticas en el fortalecimiento de la enseñanza práctica en el área Técnica Contable. MQRInvestigar, 8(3), 5700-5723. https://doi.org/10.56048/MQR20225.8.3.2024.5700-5723
Schenkel, E., y Pérez, M. I. (2019). Un abordaje teórico de la investigación cualitativa como enfoque metodológico. Acta Geográfica, 12(30), 227-233. https://doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v12i30.5201
Sosa Díaz, M. J., y Palau Martín, R. F. (2018). Flipped classroom para adquirir la competencia digital docente: una experiencia didáctica en la Educación Superior. Pixel-Bit. Revista De Medios Y Educación, (52), 37–54. https://doi.org/10.12795/pixelbit.2018.i52.03
Sosa Oliva, Y., Arévalo Briones, K. P., y Bueno Montaña, Y. (2023). Alternativa didáctica para evaluar por competencias la práctica preprofesional en Ecuador (Original). Roca: Revista Científico-Educacional de la Provincia de Granma, 19(3). https://www.uteq.edu.ec/es/investigacion/articulo/2427
Tapias, D. R., González, C. C., Sehuanes, M. R., Montoya, O. V., Pérez, M. V., Sierra, S. B., y Robayo, G. G. (2023). Técnicas didácticas aplicadas a la formación del contador público. Universidad Católica Luis Amigó.
Toledo-Rodríguez, O. D. C., Alejo-Machado, O. J., y Vitlloch-Fernández, S. A. (2023). La gamificación como estrategia didáctica en la educación del tecnólogo de contabilidad. Portal de la Ciencia, 4(1), 38-50. https://doi.org/10.51247/pdlc.v4i1.336
Vásquez Montoya, O. P., y Correa Sánchez, J. H. (2024). Estrategias didácticas en la formación superior y su relación con los resultados de aprendizaje. Revista Visión Contable, (29). https://doi.org/10.24142/rvc.n29a2
Yin, R. (2009). Case Study Research. Sage.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Contaduría Universidad de Antioquia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Los derechos de autor sobre los artículos son cedidos a la Universidad de Antioquia para disponer de resúmenes y el texto completo en bases de datos que difunden los contenidos de cada edición. Sin embargo, los autores podrán hacer difusión de sus trabajos publicados en la revista a través de sus páginas personales y repositorios institucionales.
