La Red de Bibliotecas Rurales de Cajamarca: ¿una acción afirmativa?

Autores/as

  • Cibele Roberta Sugahara Universidad de Antioquia
  • Waldomiro de Castro Santos Vergueiro Universidad de Antioquia

Palabras clave:

acción afirmativa, Red de Bibliotecas Rurales de Cajamarca, bibliotecas, interculturalidad, cultura escrita, cultura oral

Resumen


Este artigo apresenta uma análise do processo de construção de conhecimento no contexto de rede de empresas, mais propriamente na Rede APL Têxtil de Americana/SP-Brasil (Arranjo Produtivo Local). Para isso foi empregado o Estudo de Caso a m de analisar a troca de informação para o desenvolvimento de ações conjuntas na Rede APL Têxtil que incorpora os vários elos da cadeia produtiva têxtil (Fiação, Beneciamento, Tecelagem, Confecção) situados no entorno de Americana. Apoiandose em estudo anterior sobre o processo de construção de conhecimento elaborado por Nonaka e Takeuchi (1997), foi aplicado um questionário com 07 (sete) questões aos especialistas que compõem a rede de empresas APL Têxtil, totalizando 37 participantes da rede de um universo de 51 empresas. A partir desse instrumento, foi possível levantar dados para subsidiar a pesquisa quanto à troca de informação e socialização de conhecimento para o desenvolvimento de atividades conjuntas entre os integrantes do estudo de caso. O trabalho destaca a importância da partilhada do conhecimento tácito que permite reconstruir e explorar o conhecimento de forma mais ampla. Por isso, no ambiente em rede, a exteriorização do conhecimento tácito em conhecimentos explícitos também se faz necessária.

|Resumen
= 18 veces | PDF
= 18 veces|

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cibele Roberta Sugahara, Universidad de Antioquia

Doctoranda en Ciencias Humanas y Sociales, Universidad Nacional de Colombia Sede Medellín. Magíster en Educación con énfasis en Estudios Interculturales, Universidad de Antioquia. Bibliotecóloga y docente. Investigadora de los Grupos de Investigación Información, Conocimiento y Sociedad de la Escuela Interamericana de Bibliotecología. Universidad de Antioquia, Medellín. 

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro, Universidad de Antioquia

Profesor Titular y Subjefe del Departamento de Biblioteca y Documentación, Escuela de Comunicaciones y Artes, Universidad de São Paulo, São Paulo, Brasil

Citas

Álvarez, D. (2003). Exploración de las relaciones entre lectura, formación ciudadana y cultura política. Una aplicación a las propuestas de formación ciudadana de la escuela de animación juvenil. Tesis para optar al título de Magister en Ciencia Política. Medellín: Universidad de Antioquia.

de Caravalho, J. (2010). Los estudios culturales en América Latina: interculturalidad, acciones afirmativas y encuentro de saberes. Bogotá. Recuperado de http://www.scielo. unal.edu.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S179424892010000100014&lng=es&nrm=

de Sousa Santos, B. (2009). Una epistemología del Sur. La reinvención del conocimiento y la emancipación social. Buenos Aires: Siglo XXI Editores, CLACSO.

Duque, N. (2014). Tejiendo Bibliotecas Interculturales. Medellín: Fundación Taller de Letras Jordi Sierra i Fabra,

Alcaldía de Medellín. Secretaría de Cultura Ciudadana.

Fraser, N., & Honneth, A. (2006). ¿Redistribución o reconocimiento? Madrid: Ediciones Morat.

Freire, P. (2005). Pedagogía de la esperanza. México: Siglo XXI Editores.

García, J. (2010). Territorios, territorialidad y desterritorialización. Un ejercicio pedagógico para reflexionar sobre los territorios ancestrales. Quito: Fundación Altrópico.

Góngora, M. E. (2014). Geopolíticas de la identidad: la difusión de acciones afirmativas en los Andes. Universitas Humanística, 77, 35-69.

International Federation Of Library Associations And Isntitutions –IFLA– (2005). Manifiesto IFLA/UNESCO por

la Biblioteca Multicultural. Recuperado de http://www.ifla. org/archive/VII/s32/pub/MulticulturalLibraryManifesto-es.pdf

Descargas

Publicado

2013-05-05

Cómo citar

Sugahara, C. R., & Santos Vergueiro, W. de C. (2013). La Red de Bibliotecas Rurales de Cajamarca: ¿una acción afirmativa?. Revista Interamericana De Bibliotecología, 35(2), 13–26. Recuperado a partir de https://revistas.udea.edu.co/index.php/RIB/article/view/15217

Número

Sección

Investigaciones