Efeitos da intervenção terapêutica da orientação psicanalítica em crianças com TDAH
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.affs.v18n35a03Palavras-chave:
hiperatividade, sintoma, intervenção, subjetividade, psicanálise, psicoterapiaResumo
O tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) a partir de uma perspectiva psicanalítica implica questionar as formas de abordagem guiadas pela farmacologia e pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), de modo a introduzir uma perspectiva clínica onde o sujeito e seu sintoma têm outra forma de ser tratados. Neste caso, a clínica psicanalítica oferece a opção da palavra, o jogo e outras estratégias aplicadas ao tratamento com crianças, onde o simbólico assume valor como a forma privilegiada de produzir efeitos terapêuticos. A direção da cura é aplicada aqui sem cair na tentativa de normalizar; no entanto, contando com a singularidade do sintoma, é possível decifrá-lo, regular o transbordamento pulsional e oferecer uma amarração necessária para o sujeito.
Downloads
Referências
Cristófono, A. (2015). Eficacia de la psicoterapia psicoanalítica en situación de grupo para niños con dificultades en la atención [Tesis doctoral, Universidad del Salvador, Buenos Aires]. Doctoral dissertation, Universidad del Salvador. https://racimo.usal.edu.ar/5438/
De Francisco, M., (2005). Trastorno por Déficit de Atención e Hiperactividad. En, Edita Sociedad para la investigación y desarrollo en salud mental (soidesame). Los síntomas contemporáneos en la clínica con niños. (pág.58).
Donzis, L. (2013). Niños y púberes. La dirección de la cura. Lugar Editorial.
Freud, S. (2012/1985). Proyecto de una psicología para neurólogos. En J. Strachey (Ed.), J.L. Etcheverry y L. Wolfson (Trads.), Obras completas (vol. I, págs. xx-xx). Amorrortu Editores.
Fryd, A. (2018). Los niños amos. Gramma Ediciones.
García-Capilla, D. y Torralba-Madrid, M.(2018). Perspectiva bioética del trastorno por déficit de atención e hiperactividad (TDAH). Bioderecho, (8), 1-11. https://revistas.um.es/bioderecho/article/view/389011/268731
Gonzáles-Taborda, M. (2019). Influencia del diagnóstico psicológico en las relaciones interpersonales y estigmatización social [Trabajo de pregado, Universidad de Antioquia]. Repositorio Institucional Universidad de Antioquia. https://bibliotecadigital.udea.edu.co/bitstream/10495/14345/1/GonzalezMariana_2019_InfluenciaDiagnosticoPsicologico.pdf
Guilé, J. M. (2004). Les troubles attentionnels avec hyperkinésie: le dialogue entre psycothérapie et sciences cognitives est-il possible? Neuropsychiatrie de l’Enfance et de l’Adolescence, 5(8), 510-514. doi: 10.1016/j.neurenf.2004.07.002
Herrera,D.(Norefiere).Efectosdesubjetivacióneninfancia/syadolescencia/s,medicalicalización y abuso de sustancias, ante intervenciones preventivo promocionales. “El quitapenas”. En El homiguero psicoanálisis infancia/s y adolescencia/s, 1-12. http://170.210.81.141:8080/bitstream/handle/123456789/15706/DANIELA%20HERRERA.%20REVISTA%20EL%20HORMIGUERO%20NRO.%203...pdf?sequence=1&isAllowed=y
Herrera-Beltrán, C. X. (2012). La biopolítica en acción: medicalizacion y sujeción, el médico escolar en Colombia en la primera mitad del siglo XX. Lúdica Pedagógica, 2(17), 19-32. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/LP/article/view/1773/1822
Janin, B. (2012). El sufrimiento psíquico en los niños. Psicopatología infantil y constitución subjetiva. Noveduc.
Janin, B., Frizzera, O., Heuser, C., Rojas, C. y Untoiglich, G. (2016). Los niños desatentos e hiperactivos. Reflexiones críticas acerca del Trastorno por Déficit de Atención con o sin Hiperactividad. Noveduc.
Kuperwajs, I. (Comp.). (2010). Psicoanálisis con niños 3. Tramar lo singular. Gramma Ediciones.
Lacan, J. (2012). Nota sobre el niño. En Otros escritos. Editorial Paidós.
Lacan, J. (2014). El Seminario, Libro 6: El deseo y su interpretación (Clase del 10 de diciembre de 1958). Editorial Paidós.
López-Méndez, E. y Costa-Cabanillas, M. (2012). Desvelar el secreto de los enigmas. Despatologizar la psicología clínica. Papeles del Psicólogo, 33(3), 162-171. http://www.papelesdelpsicologo.es/pdf/2135.pdf
López-Méndez, E. y Costa-Cabanillas, M. (2015). ¿Somos todos enfermos mentales? Manifiesto contra los abusos de la psiquiatría (Revisión de libros). Papeles del Psicólogo, 36(1), 74-76. https://www.redalyc.org/pdf/778/77834057009.pdf
Manzotti, M. (2010). Infancia y psicoanálisis. En I. Kuperwajs, Psicoanálisis con niños 3. Tramar lo singular (págs. 51-58). Gramma Ediciones.
Muniz, A. (2013). Abordajes Clínicos de las problemáticas actuales en la infancia. Psicología, Conocimiento y Sociedad, 3(2), 135-154. https://revista.psico.edu.uy/index.php/revpsicologia/article/view/165/156
Pérez, J. F. (2005). La pregunta por la eficacia terapéutica del psicoanálisis. Virtualia, 4(13), 2-7. http://www.revistavirtualia.com/storage/articulos/pdf/zdtFgVruo68vNbQX2MC52JzBtNTSJTUyRMLmzNYq.pdf
Sauvagnat, F. (2005). Una entidad controverita: la hipertacividad con trastorno deficita
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Affectio Societatis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores autorizam a Revista a publicar seus trabalhos acadêmicos não apenas no website da Revista, mas também em qualquer outro meio escrito ou eletrônico da Revista, bem como nos bancos de dados aos quais a Revista tem acesso. A Affectio Societatis reconhece que os direitos morais e a decisão de publicar suas obras posteriormente em outros meios de publicação pertencem exclusivamente aos autores, caso em que estes devem reconhecer expressamente os créditos devidos à Affectio Societatis.