Políticas de transferência
Ou sobre a transferência como fenômeno estético
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.affs.v21n41a08Palavras-chave:
psicanálise, transferência, política, policeResumo
Parece que, atualmente, é comum afirmar que a psicanálise não pode ser uma prática apolítica. No entanto, ainda é necessário aprofundar as implicações dessa afirmação. (Em princípio, é preciso esclarecer que não seria tanto a psicanálise quanto os psicanalistas que deveriam ser o foco da atenção.)
Seria esclarecedor para esse caso utilizar os modelos clássicos da doutrina das relações internacionais para começar a configurar a articulação proposta. Afinal, embora estejam hoje superados, permitem lançar luz sobre o mundo da psicanálise de uma perspectiva diferente. A divisão entre política externa e política interna, por um lado, e a subsequente fragmentação desta última no que acontece no exercício clínico e no que é realizado nas instituições psicanalíticas, abriria todo um campo de pesquisa. Dessa perspectiva, o fenômeno da transferência representa um ponto nodal. Para começar a traçar o terreno, neste texto, detenho-me a observar um fenômeno peculiar: a relação que se estabeleceu entre a música de Wagner e o nazismo. A música, como fenômeno estético (e, por isso mesmo: político), me permitirá, a partir de um exercício parabólico, estabelecer certos pontos de ancoragem entre o modelo estudado e as formas como a transferência foi governada pelos psicanalistas no interior dos grupos (principalmente os grupos emergentes). A tal ponto de poder instituir um conceito que poderia muito bem lançar luz sobre o que está acontecendo hoje: a polícia da transferência.
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