Proposta para o ensino da educação física inclusiva na segunda série

Autores

  • Javier Augusto Núñez Cruz Corporación Universitaria CENDA
  • Martha Paola Camargo Saavedra Corporación Universitaria CENDA
  • Jorge Hernán Fitzgerald Uribe Corporación Universitaria CENDA

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.efyd.e344242

Palavras-chave:

sala de aula inclusiva, educação física, avaliação, modelo de ensino, necessidades educacionais especiais

Resumo

A educação inclusiva é o resultado lógico de um princípio que garante o direito à educação para todas as pessoas, especialmente as excluídas devido a suas condições especiais. O objetivo deste estudo era descrever como foi desenvolvido um modelo de ensino de educação física para crianças com necessidades educacionais especiais em uma instituição educacional colombiana. Um estudo de abordagem qualitativa foi concebido no âmbito da pesquisa de ação participativa. Foi determinado um processo em quatro etapas: diagnóstico, projeto do modelo de educação inclusiva, implementação das unidades de ensino e avaliação do processo. Primeiro, os conceitos de integração e inclusão são analisados e sua relevância na resposta à diversidade é destacada. Em seguida, é descrita a experiência de desenvolvimento do projeto de educação inclusiva e são tiradas conclusões.

|Resumo
= 888 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 793 veces| | EPUB (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 6 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Javier Augusto Núñez Cruz, Corporación Universitaria CENDA

Especialista em Pedagogia do Treinamento Esportivo. Professor pesquisador e membro do grupo de pesquisa em Educação Física da Corporación Universitaria CENDA, Bogotá, Colômbia. Correio eletrônico: javier.nunez@cenda.edu.co

Martha Paola Camargo Saavedra, Corporación Universitaria CENDA

Mestrado em Educação. Professora investigadora e membro do grupo de investigação em Educação Física na Corporación Universitaria CENDA, Bogotá, Colômbia. Correio eletrónico: martha.camargo@sgs.edu.co

Jorge Hernán Fitzgerald Uribe, Corporación Universitaria CENDA

Mestrado em Educação. Professora investigadora e membro do grupo de investigação em Educação Física na Corporación Universitaria CENDA, Bogotá, Colômbia. Correio eletrónico: jorge.fitzgerald@cenda.edu.co

Referências

1. Canales García, M. (2013). Modelos didácticos, enfoques de aprendizaje y rendimiento del alumnado de primaria [Tesis de pregrado, Universidad de Cantabria]. http://hdl.handle.net/10902/2897

2. Decreto 470 de 2007. [Alcaldía Mayor de Bogotá]. Por el cual se adopta la Política Pública de Discapacidad para el Distrito Capital. 12 de octubre de 2007.

3. Decreto 366 de 2009. [Ministerio de Educación Nacional]. Por medio del cual se reglamenta la organización del servicio de apoyo pedagógico para la atención de los estudiantes con discapacidad y con capacidades o con talentos excepcionales en el marco de la educación inclusiva. 9 de febrero de 2009.

4. García Cabo, M. (2017). Educación inclusiva: síndrome de Down, uno más en el aula de educación primaria [Tesis de pregrado, Universidad Internacional de la Rioja]. https://reunir.unir.net/handle/123456789/4774

5. Gómez Cambronero, T. (2012). La integración de alumnos con síndrome de Down como método de normalización [Tesis de pregrado, Universidad Internacional de la Rioja] https://reunir.unir.net/handle/123456789/191

6. Gil, C. (2016). El esquema corporal en educación infantil. Una propuesta de intervención. Universidad de la Rioja.

7. Hernández Sampieri, R., Fernández Collado, C., y Baptista Lucio, P. (2013). Metodología de la investigación. McGraw Hill.

8. Hurtado Lozano, L.T., y Agudelo Martínez, M. A. (2014). Inclusión educativa de las personas con discapacidad en Colombia. CES Movimiento y Salud, 2(1), 45-55. https://revistas.ces.edu.co/index.php/movimientoysalud/article/view/2971

9. Kemmis, S., y Mac Taggart, R. (1988). Cómo planificar la investigación-acción. Laertes.

10. Latorre, A. (2007). La investigación-acción: conocer y cambiar la práctica educativa. Graó.

11. Ley 115 de 1994. Por la cual se expide la Ley General de Educación. 8 de febrero de 1994. D. O. 41214.

12. Ley 361 de 1997. Por la cual se establecen mecanismos de integración social de las personas con limitación y se dictan otras disposiciones. 11 de febrero de 1997. D. O. 42978.

13. Lynch, J. (2000). Inclusion in Education: The Participation of Disabled Learners. World Education Forum. UNESCO. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000123486

14. Medina Rivilla, A., y Salvador Mata, F. (2009). Didáctica general. Pearson Educación.

15. Ministerio de Educación Nacional. (2010). Orientaciones Pedagógicas para la Educación Física, Recreación y Deporte. https://www.mineducacion.gov.co/1780/articles340033_archivo_pdf_Orientaciones_EduFisica_Rec_Deporte.pdf

16. Papalia, D. E., Feldman, R. D., y Martorell, G. (2012). Desarrollo humano. McGraw Hill Education.

17. Prieto Jiménez, E. (2008). El papel del profesorado en la actualidad. Su función docente y social. Foro de Educación, 6(10), 325-345. https://forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/163

18. Rodríguez Gómez, D., y Valldeoriola Roquet, J. (2009). Metodología de la investigación. Universitat Oberta de Catalunya.

19. Sacker García, J., y Bernal Martínez, M. P. (2013). Pedagogía desarrollista en la práctica del docente de Ciencias Económicas de la Universidad de la Costa. Económicas CUC, 34(1), 55-84. https://revistascientificas.cuc.edu.co/index.php/economicascuc/article/view/577

20. Sanahuja Ribés, A. (2017). Diferenciación pedagógica y participación democrática en el aula inclusiva: estudio de casos múltiples [Tesis doctoral, Universitat Jaume]. http://hdl.handle.net/10803/405341

21. Sarasa-Rodanés, O. (2016). Síndrome de Down y su integración en las clases de Educación Física [Tesis de maestría, Universidad Internacional de la Rioja]. https://reunir.unir.net/handle/123456789/3983

22. Schunk, D. H. (2012). Teorías del aprendizaje. Pearson Educación.

23. Serna Mejía, A. (1985). El método didáctico. Educación Física y Deporte, 7(1-2), 42-66. https://hdl.handle.net/10495/9928

24. Viloria Carrillo, M. E. (2016). La integración escolar del alumnado con necesidades educativas especiales en el municipio Caroní de Venezuela [Tesis doctoral, Universidad de Girona]. http://hdl.handle.net/10803/394056

Publicado

2022-06-29

Como Citar

Núñez Cruz, J. A., Camargo Saavedra, M. P., & Fitzgerald Uribe, J. H. (2022). Proposta para o ensino da educação física inclusiva na segunda série. Educación Física Y Deporte, 41(1), 125–150. https://doi.org/10.17533/udea.efyd.e344242

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)