Análise da pertinência do perfil do graduado em um programa universitário no esporte
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.efyd.e356690Palavras-chave:
avaliação de acompanhamento, treinamento vocacional, educação universitária, perfil do graduado, relevância acadêmica, profissional do esporteResumo
O objetivo deste trabalho foi analisar o impacto do perfil de pós-graduação dos profissionais do esporte em uma universidade colombiana. A pesquisa foi realizada com uma abordagem de métodos mistos. Os instrumentos de coleta de dados foram perguntas do tipo Likert e um questionário aplicado a graduados, alunos, professores e funcionários administrativos da instituição. Os resultados mostram que os atributos gerais do perfil do graduado são atendidos em parte ou não são atendidos de forma alguma. Conclui-se que a avaliação periódica de acompanhamento é a melhor maneira de monitorar a conformidade total com os atributos do perfil do graduado.
Downloads
Referências
1. Bernal Forero, C. R. (2021). Pertinencia del perfil profesional de programas de Ingeniería Mecánica con las necesidades del sector productivo [Trabajo de especialización, Universidad Piloto de Colombia]. http://repository.unipiloto.edu.co/handle/20.500.12277/10971
2. Decreto 1330 de 2019. [Presidencia de la República]. Por el cual se sustituye el Capítulo 2 y se suprime el Capítulo 7 del Título 3 de la Parte 5 del Libro 2 del Decreto 1075 de 2015 -Único Reglamentario del Sector Educación. 25 de julio de 2019.
3. Delahoz-Domínguez, E. J., Guillén-Ibarra, S., y Fontalvo-Herrera, T. (2020). Análisis de la acreditación de calidad en programas de ingeniería industrial y los resultados en las pruebas nacionales estandarizadas, en Colombia. Formación Universitaria, 13(1), 127-134. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062020000100127&lng=en&nrm=iso&tlng=en
4. Franco Uribe, L. P., y Quiroz Herrera, G. (2011). Hacia un perfil profesional del traductor en Colombia. Revista Escuela de Administración de Negocios, (70), 42-57. https://doi.org/10.21158/01208160.n70.2011.532
5. Garzón-Sichaca, A. D., Rico-Ricaurte, J. S., Valderrama-Tolosa, J. M., García-Báez, A. G., y Gacharna-Triviño, D. F. (2020). El papel del profesional egresado de programas relacionados con la educación física, las ciencias del deporte y la cultura física en la promoción de hábitos saludables y la educación alimentaria. Actividad Física y Deporte, 6(2), 172-194. https://doi.org/10.31910/rdafd.v6.n2.2020.1575
6. Hernández-Sampieri, R., Fernández-Collado, C., y Baptista-Lucio, P. (2014). Metodología de la investigación. McGraw-Hill.
7. Institución Universitaria Escuela Nacional del Deporte. (2018). Proyecto Educativo Programa Deporte. https://endeporte.edu.co/publicaciones/1574/deporte-2/
8. López Rengifo, C. F., Huamán Huayta, L. A., y Aguirre Chávez, C. F. (2021). Perfil de egreso: educación superior universitaria. UNCP. https://biblio.flacsoandes.edu.ec/libros/152508-opac
9. Martelo, R. J., Villabona, N., y Jiménez-Pitre, I. (2017). Guía metodológica para definir el perfil profesional de programas académicos mediante la herramienta Ábaco de Régnier. Formación Universitaria, 10(1), 15-24. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-50062017000100003
10. Martínez, A. (2024, 11 de enero). Pertinencia. Concepto Definición. https://conceptodefinicion.de/pertinencia/
11. Pérez Porto, J., y Gardey, A. (2023, 18 de enero). Suficiencia. Definición.de. https://definicion.de/suficiencia/
12. Ronquillo Triviño, L. E., Cabrera García, C. C., y Barberán Cevallos, J. P. (2018). Competencias profesionales: desafíos en el proceso de formación profesional. Opuntia Brava, 11(1), 1-12. https://opuntiabrava.ult.edu.cu/index.php/opuntiabrava/article/view/653
13. Rus Arias, E. (2020, 1 de abril). Viabilidad. Economipedia. https://economipedia.com/definiciones/viabilidad.html
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ricardo Rengifo Cruz, Diego Fernando Orejuela Aristizábal

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

