Condição do exilado ilegal Um refletir da noção "apátrida" de Hannah Arendt e Giorgio Agamben

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.esde.v77n169a06

Palavras-chave:

apatridia, estado-nação, apátrida, migração irregular, direitos humanos

Resumo

Um dos desafios estaduais do momento é a migração massiva. Muitas daquelas acontecem de jeito dissonante, decorrendo numas situações nas quais os direitos humanos nem são garantidos. O expatriado ilegal apanha num limbo legal, onde um ressarcimento real dos seus direitos humanos é atrapalhado pelo fato de não pertencer ao Estado. Hannah Arendt e Giorgio Agamben debatem como a consequência da apatridia é a inutilidade do reconhecimento dos seus direitos humanos por não serem salvaguardados por nenhúm Estado garante. Daí surge o questionamento: como o exilado ilegal atual se torna apátrida a partir duma conversa entre Hannah Arendt e Giorgio Agamben? Para contestar, é definido como a queda do Estado-nação serviu de prelúdio ao nascimento da apatridia e as decorrentes consequências; a noção de exilado dissonante é conceituada atinente ao seu status legal e, conclusivamente, o expatriado ilegal - de hoje em dia - está vinculado à noção dos apátridas de Arendt e Agamben. Isto último, para compreender como um estrangeiro ilegal atual, por não ter uma prática nem defesa verdadeiras dos seus direitos humanos, reencarna o apátrida de Arendt e Agamben. O último como resultante duma metodologia hermenêutica crítica.

|Resumo
= 1293 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 756 veces| | XHTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 814 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 80 veces|

Downloads

Biografia do Autor

Nathalia Rodríguez Cabrera, Universidad Pontificia Bolivariana

Abogada de la Universidad Pontificia Bolivariana, Colombia. Investigadora asociada al Grupo de investigación sobre Estudios Críticos de dicha Universidad.

María José Ovalle Román, Universidad Pontificia Bolivariana

Estudiante del último año de Ciencias Políticas de la Universidad Pontificia Bolivariana, Colombia. Asistente de investigación asociada al Grupo de investigación sobre Estudios Críticos de la Universidad.

Referências

Agamben, G. (1995) We Refugees. Symposium: A Quarterly Journal in Modern Literatures 49 (2), 114-119.

Agamben, G. (1998). Homo Sacer, el poder soberano y la nuda vida. Valencia: PRE-TEXTOS.

Agamben, G. (2003). Estado de excepción. Homo sacer, II. Buenos Aires: Adriana Hidalgo Editora.

Agamben, G. (2006). El tiempo que resta. Madrid: Trotta.

Agencia de la ONU para los Refugiados (ACNUR). (2014). Mundo en guerra. UNHCR-ACNUR. Recuperado de https://www.acnur.org/fileadmin/Documentos/Publicaciones/2015/10072.pdf

Agencia de la ONU para los Refugiados (ACNUR). (2019). Tendencias globales desplazamiento forzado en 2018. UNHCR-ACNUR. Recuperado de: https://www.acnur.org/5d09c37c4.pdf

Arendt, H. (1951). Los orígenes del totalitarismo. Madrid, Taurus.

Arendt, H. (2002). La Decadencia de la Nación-Estado y el Final de los Derechos del Hombre. En H. Arendt (ed.), Los Orígenes del Totalitarismo (pp. 392-438). Madrid, España: Alianza.

Arroyo, F. (22 de abril de 2016). Giorgio Agamben: “el ciudadano es para el Estado un terrorista virtual”. El país. Recuperado de https://elpais.com/cultura/2016/04/19/babelia/1461061660_628743.html

Benente, M. (2017). El ciudadano y el refugiado en la obra de Agamben. VOX JURIS, 33(1), 89-100. Recuperado de: dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6058760.pdf

Bolton, K. (2012). La máquina gubernamental. Soberanía y gobierno en el pensamiento de Giorgio Agamben. Revista de filosofía política. 28, 159-193. Recuperado de https://revistas.ucm.es/index.php/RPUB/article/view/47880

Castro, E. (2008). Giorgio Agamben. Una arqueología de la potencia. Buenos Aires: Unsam.

Convención de Ginebra sobre el Estatuto de los refugiados. (1951). Convención de Ginebra sobre el Estatuto de los Refugiados.

Comisión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH). (18 de diciembre de 2013). Los migrantes son seres humanos con derechos humanos. OAS. Recuperado de http://www.oas.org/es/cidh/prensa/Comunicados/2013/102.asp

Comisión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH). (31 de diciembre de 2015a). Situación de derechos humanos en República Dominicana (Doc. 45/15). OAS. Recuperado de http://www.oas.org/es/cidh/informes/pdfs/RepublicaDominicana-2015.pdf

Comisión Interamericana de Derechos Humanos (CIDH). (31 de diciembre de 2015b). Movilidad humana Estándares interamericanos (Doc. 46/15). OAS. Recuperado de http://www.oas.org/es/cidh/informes/pdfs/MovilidadHumana.pdf

Correia, A. (2017). Vida y derecho en Hannah Arendt. Eikasia: revista de filosofía, (75), 185-192. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6799661

Louidor, W. (15 de agosto de 2014). El drama humano que viven los dominicanos de origen haitiano. América latina en movimiento. Recuperado de https://www.alainet.org/es/active/76239

Luis. (9 de octubre de 2012). Vida desnuda [Mensaje en un blog]. Filomasnou. Recuperado de http://filomasnou.blogspot.com.co/2012/10/vida-desnuda.html

Noticias ONU. (23 de agosto de 2016). UNICEF alerta de aumento de niños detenidos en la frontera sur de Estados Unidos. News. Recuperado de https://news.un.org/es/story/2016/08/1362991

Noticias ONU. (13 de marzo de 2018). La crisis de desplazados venezolanos “es un desastre humanitario absoluto”. Recuperado de https://news.un.org/es/story/2018/03/1429032

Oficina del Alto comisionado de Derechos humanos de las Naciones Unidas (ACNUDH) (s.f.). Migración y derechos humanos. Ohchr. Recuperado de https://ohchr.org/SP/Issues/Migration/Pages/MigrationAndHumanRightsIndex.aspx

Pilatowsky, M. (2018). Hannah Arendt y la elaboración teórica de su propio exilio. Las Torres de Lucca: revista internacional de filosofía política, 7(12), 41-68.

Ruiz, C. B. (2014). Los refugiados, umbral ético de un nuevo derecho y una nueva política. La Revue des droits de l’homme. Revue du Centre de recherches et d’études sur les droits fondamentaux, (6). Recuperado de https://revdh.revues.org/988

Sánchez, C. (2015). Estar (políticamente) en el mundo. Barcelona, España: Bonalletra Alcompas.

Sampedro, V. y Lorenzo, A. (08 de agosto de 2016). Hanna Arendt y los refugiados: de apátridas a desplazados [Mensaje en un blog]. Público. Recuperado de https://blogs.publico.es/el-cuarto-poder-en-red/2016/08/08/hannah-arendt-y-los-refugiados-de-apatridas-a-desplazados-ii/

Unión Interparlamentaria. (2015). Migración, derechos humanos y gobernanza.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

Rodríguez Cabrera, N., & Ovalle Román, M. J. (2020). Condição do exilado ilegal Um refletir da noção "apátrida" de Hannah Arendt e Giorgio Agamben. Estudios De Derecho, 77(169), 145–166. https://doi.org/10.17533/udea.esde.v77n169a06

Edição

Seção

Sección temática:migraciones y derechos humanos