Práticas de ensino de leitura e escrita em um curso de Metodologia de Pesquisa Contábil. Sistematização da experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.rc.n85a07

Palavras-chave:

práticas de ensino de leitura e escrita, leitura e escrita em pesquisa, sistematização de experiências educativas, letramento académico

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da sistematização da experiência educativa das práticas de ensino de leitura e escrita no curso de Metodologia de Pesquisa do programa de Contabilidade Pública da Pontifícia Universidade Javeriana. São apresentados os aspectos teóricos que orientaram a sistematização sobre o letramento acadêmico. Quanto aos aspectos metodológicos, descreve-se a forma como foi realizada a sistematização e incluem-se aspectos teóricos sobre a sistematização das experiências educativas e aspectos epistêmicos sobre as práticas pedagógicas. Posteriormente, são descritas as práticas de leitura e escrita implementadas no curso, à luz do procedimento reflexivo próprio da sistematização de experiências. Os principais resultados apontam para o potencial da sistematização de experiências como elemento constitutivo da prática pedagógica e para a compreensão da escrita como uma aprendizagem contextualizada. A principal limitação é apresentar a sistematização apenas do ponto de vista do professor; espera-se continuar com processos de sistematização que incluam a voz dos alunos.

|Resumo
= 99 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 109 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barbosa Chacón, J. W., Barbosa Herrera, J. C., y Rodríguez Villabona, M. (2015). Concepto, enfoque y justificación de la sistematización de experiencias educativas: una mirada “desde” y “para” el contexto de la formación universitaria. Perfiles educativos, 37(149), 130-149., 37(149), 130-149. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0185-26982015000300008&lng=es&tlng=es

Bourdieu, P., y Passeron, J. C. (2003). Los herederos. Los estudiantes y la cultura. Siglo XXI. Camelo, M. J. (2010). Las consignas como enunciados orientadores de los procesos de escritura en el aula. Enunciación, 15(2), 58–67. https://dialnet.unirioja.es/servlet/

articulo?codigo=3661410

Carlino, P. (2003). Leer textos científicos y académicos en la educación superior: Obstáculos y bienvenidas a una cultura nueva. Uni-Pluri/versidad, 3(2), 1-9. https://doi.org/10.17533/udea.unipluri.12289

Carlino, P. (2008). Revisión entre pares en la formación de posgrado. Lectura y vida(2), 20-

https://www.aacademica.org/paula.carlino/98

Castelló, M. (2014). Los retos actuales de la alfabetización académica: estado de la cuestión y últimas investigaciones. Enunciación, 19(2), 346-365. https://doi. org/10.14483/10.14483/udistrital.jour.enunc.2014.2.a13

Cuevas, J. J. (2010). La lecto-escritura: Por un acontecer en el lenguaje para pensar a la contabilidad. Revista Estudiantil Ábaco(1), 54-56. https://www.academia.edu/11738173/La_lecto-escritura_por_un_acontecer_en_el_lenguaje_para_pensar_ la_contabilidad_-un_ensayo

Cuevas, J., y Grajales, J. (2015). Algunas preguntas fundamentales sobre el proceso de lectoescritura de los estudiantes de Contaduría Pública. En Tercer Encuentro Nacional de Profesores de Contaduría Pública (pp. 201-216). Santiago de Cali, Pontificia Universidad Javeriana Cali.

Fernández, G., y Carlino, P. (2010). ¿En que se diferencian las prácticas de lectura y escritura de la universidad y las de la escuela secundaria?? Lectura y vida, 31(3), 6-19.

Gallón Vargas, N., Gómez Zapata, Y., y Rodríguez Triana, M. A. (2020). Contabilidad popular. Una alternativa socio-práxica para resignificar las prácticas contables en las organizaciones de economía solidaria de Colombia. Contaduría Universidad de Antioquia, 77, 37–79. https://doi.org/10.17533/udea.rc.n77a02

Gómez-Zapata, Y., Vargas, N. G., Triana, M. A. R., y Zuleta, L. J. U. (2021). Popular Accounting. Meanings and Experiences in Social and Community Organizations from Granizal (Bello, Antioquia, Colombia). Innovar, 31(82), 245–270. https://doi.org/10.15446/innovar.v31n82.98426

González, B. Y., y Vega, V. (2010). Prácticas de lectura y escritura en la universidad. El caso de cinco asignaturas de la Universidad Sergio Arboleda. Universidad Sergio Arboleda. Grajales, J. (2010). La importancia de enseñar a los estudiantes de Contaduría Pública a leer y a escribir. En Primer Encuentro Nacional de Profesores de Contaduría Pública (págs. 331-341). Bogota: Pontificia Universidad Javeriana.

Grajales, J. (2010a). La escritura de anteproyectos de investigación en un ambiente de no-lectores. El caso del Curso de Metodología de la Investigación Contable en la Universidad del Valle Sede Norte del Cauca. Contaduría Universidad de Antioquia(57), 145-159. https://doi.org/10.17533/udea.rc.15582

Grajales, J. (2021). Prácticas pedagógicas en educación contable: lo que pasa en el aula.

Pontificia Universidad Javeriana.

Grajales, J., Cuevas, J. J., y Usme, W. (2013). Balance de las publicaciones sobre IFRS en dos revistas colombianas. Cuadernos de Contabilidad, 14(36), 1183-1207. https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuacont/article/view/7917

Jara, O. (1998). Para sistematizar experiencias. Alforja.

Jara, O. (2018). Aportes de los procesos de Educación Popular a los procesos de cambio social. En A. Guelman, F. Cabaluz, y M. C. Salazar, Educación Popular y Pedagogías Críticas en América Latina y el Caribe (pp. 221-255). Clacso.

Jaramillo, M. F. (2018). Práctica pedagógica y su incidencia en la lectura y escritura académica de los estudiantes de décimo nivel diurno, ontabilidad y Auditoría, de la UTMACH. 1ra Jornada Internacional de Sistematización de Experiencias Educativas Innovadoras. Machala: Universidad Técnica de Machala.

Leme Britto, L. P. (2003). La cultura escrita y la formación del estudiante universitario. Revista Lenguaje(32), 78-92. https://media.utp.edu.co/referencias-bibliograficas/uploads/referencias/articulo/984-la-cultura-escrita-y-la-formacion-del-estudiante-universitariopdf-9JX4C-articulo.pdf

León Paime, E. F., y Roncancio, Á. D. (2007). Trayectorias de los estudiantes de contaduría pública: capitales y disposiciones de una clase emergente. Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión, XV(2), 177-211. https://www.redalyc.org/pdf/909/90915211.pdf

Messina, G., y Osorio, J. (2016). Sistematizar como ejercicio eco-reflexivo: la fuerza del relato en los procesos de sistematización de experiencias educativas. e-Curriculum, 14(2), 602-624. https://www.redalyc.org/pdf/766/76646850011.pdf

Molina, N. A., y Sierra, O. (2016). Espacios colaborativos para la enseñanza de las ciencias administrativas y contables. Horizontes Pedagógicos, 18(1), 58-72. https://horizontespedagogicos.ibero.edu.co/article/view/18106

Ojeda, M. C., y Alcalá, M. T. (2004). La enseñanza en las aulas universitarias. Una mirada desde las cátedras: aspectos curriculares que inciden en las prácticas pedagógicas de los equipos docentes. Revista Iberoamericana de Educación, 34(1), 22-31. https://rieoei.org/historico/deloslectores/765Ojeda.PDF

Otalvaro, J. A., y Bonilla, K. (2020). Contabilidad popular. Aproximación teórico-práctica desarrollada en cinco organizaciones comunitarias y sociales de la vereda granizal del municipio de Bello (Antioquia, Colombia) [trabajo de grado Contaduría Pública, Tecnológico de Antioquia]. https://dspace.tdea.edu.co/handle/tdea/1635?show=full

Pardo, N. G. (1992). Las superestructuras textuales en los procesos pedagógicos . Forma y Función(6), 9-23. https://revistas.unal.edu.co/index.php/formayfuncion/article/view/16906

R. Moreno, E. A. (2002). Concepciones de práctica pedagógica. Revista Foliios(16), 105- 129. https://doi.org/10.17227/01234870.16folios105.129

Restrepo, M., y Silva, Y. (2021). Contabilidad popular y la experiencia en el restaurante la rancha de mi pueblo del municipio de Quibdó [trabajo de grado, Tecnológico de Antioquia]. https://dspace.tdea.edu.co/handle/tdea/1806

Riestra, D. (2010). Lectura y escritura en la universidad: las consignas de tareas en la planificación de la reenseñanza de la lengua. Enunciación, 15(1), 177-185. https://doi.org/10.14483/22486798.3114

Rodríguez Triana, A., Gallón Vargas, N., y Gómez Zapata, Y. (2016). La contabilidad en propuestas de economía solidaria y alternativa. En-Contexto, 4(5), 185–206. https://ojs.tdea.edu.co/index.php/encontexto/article/view/368

Rodríguez Triana, M. A. (2023). Prácticas pedagógicas de la contabilidad popular experiencias con organizaciones sociales, comunitarias y de economía solidaria en Colombia [tesis de Maestría, Universidad Autónoma Metropolitana].[proveer URL, de ser posible]

Rojas, W. (2008). Congoja por una educación contable fútil. Contaduría Universidad de Antioquia,(52), 259-274. https://doi.org/10.17533/udea.rc.2171

Souza, M. S. (2007). La centralidad del estado del arte en la investigación científica. Tram(p)as de la comunicación y la cultura(51), 27-31. https://sedici.unlp.edu.ar/ handle/10915/37676

Suárez, M. (2017). Sistematización de la experiencia del uso de la lectura y escritura disciplinar para la consolidación del semillero de investigación SIEES [Tesis de Maestría, Universidad Autónoma de Bucaramanga]. https://repository.unab.edu.co/handle/20.500.12749/2437

Torres, A. (1999). Sistematización de experiencias educativas. Pedagogía y saberes(13), 5-15. https://doi.org/10.17227/01212494.13pys5.15

Usme, W. (2015). La escritura como una propuesta de evaluación en los programas de contaduría pública. Saber, ciencia y libertad, 10(2), 179-193. https://doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2015v10n2.794

Varón, O. (2015). Sistematización de experiencias significativas en el programa contaduria pública por ciclos propedeúticos de la Institucion de Educacion Superior-Itfip, del Espinal-Tolima. [tesis de maestría, Universidad del Tolima]. https://repository.ut.edu.co/server/api/core/bitstreams/3aa23461-d718-423d-b4fc-01aa446b883d/content

Publicado

2024-10-17

Como Citar

Grajales Quintero, J. (2024). Práticas de ensino de leitura e escrita em um curso de Metodologia de Pesquisa Contábil. Sistematização da experiência. Contaduría Universidad De Antioquia, (85), 159–185. https://doi.org/10.17533/udea.rc.n85a07

Edição

Seção

Artículos