Perspectivas dos alunos sobre educação física em duas instituições públicas de ensino médio em Lima, Peru
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v39n2a06Palavras-chave:
adolescente, educação física, ensino médio, psicologia educacionalResumo
O Currículo Nacional de Ensino Básico do Peru destaca os benefícios da Educação Física para o desenvolvimento integral dos alunos. Especificamente, ele procura que os alunos obtenham um estilo de vida saudável e se desenvolvam eficientemente usando suas habilidades motoras. Embora os regulamentos enfatizem a educação física de qualidade, essa área curricular tem sido geralmente negligenciada. Neste estudo qualitativo, 24 estudantes de 4° ano do ensino médio de 2 instituições de ensino de Lima (uma pública e uma emblemática) foram entrevistados para pesquisar suas perspectivas da Educação Física. Além disso, foram entrevistadas 2 autoridades educacionais e 3 professores de Educação Física. Os resultados evidenciam que o curso está associado a benefícios pessoais e sociais, como bem-estar, saúde, convivência e socialização. Também é notório o potencial de conflitos interpessoais durante as aulas, como importantes oportunidades de aprendizagem, bem como o papel crucial do professor de Educação Física.
Downloads
Referências
1. Anderman, E. M. (2012). Adolescence. En K. R. Harris, S. Graham, & T. Urdan (Eds.), APA educational psychology handbook: vol. 3. Application to learning and teaching (pp. 43-61). Washington D. C.: American Psychological Association.
2. Association for Physical Education. (2015). Health position paper. Recuperado de http://www.afpe.org.uk/physical-education/wp-content/uploads/afPE_Health_Position_Paper_Web_Version.pdf
3. Babiss, L. A., & Gangwisch, J. E. (2009). Sports participation as a protective factor against depression and suicidal ideation in adolescents as mediated by self-esteem and social support. Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics, 30(5), 376-384.
4. Bailey, R. (2018). Sport, physical education and educational worth. Educational Review, 70(1), 51-66.
5. Bowker, A. (2006). The relationship between sports participation and self-esteem during early adolescence. Canadian Journal of Behavioural Science, 38(3), 214-229.
6. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101.
7. Burghardt, G. M. (2010). Defining and recognizing play. En P. Nathan, & A. D. Pellegrini (Eds.), The Oxford handbook of the development of play (pp. 9-18). Oxford: Oxford University Press.
8. Carretero, M., & León, J. (2017). Del pensamiento formal al cambio conceptual en la adolescencia. En C. Coll, J. Palacios, & A. Marchesi (Eds.), Desarrollo psicológico y educación 1. Psicología de la educación escolar (pp. 453-469). Madrid: Alianza Editorial.
9. Coll, C. (2017). Concepciones y tendencias actuales en psicología de la educación. En C. Coll, J. Palacios, & A. Marchesi (Eds.), Desarrollo psicológico y educación 2. Psicología de la educación escolar (pp. 29-63). Madrid: Alianza Editorial.
10. Congreso de la República. (2003). Ley General de Educación. Recuperado de http://www.leyes.congreso.gob.pe/Documentos/Leyes/28044.pdf
11. Congreso de la República. (2009). Crean el Programa Nacional de Recuperación de las Instituciones Públicas Educativas Emblemáticas y Centenarias. Recuperado de http://www.leyes.congreso.gob.pe/Documentos/DecretosDeUrgencia/2009004.pdf
12. Congreso de la República. (2016). Ley que Promueve y Garantiza la Práctica del Deporte y la Educación Física en los Diferentes Niveles de la Educación Básica Pública. Recuperado de http://www.minedu.gob.pe/comunicado/pdf/normativa-2018/ley-30432-practica-del-deporte-y-la-educ-fisica-en-ebp.pdf
13. Consejo Nacional de Educación. (2007). Proyecto Educativo Nacional al 2021: La educación que queremos para el Perú. Recuperado de http://www.minedu.gob.pe/DeInteres/xtras/PEN-2021.pdf
14. Cruz, J., Boixadós, M., Torregrosa, M., & Mimbrero, J. (2003). ¿Existe un deporte educativo? Papel de las competiciones deportivas en el proceso de socialización del niño. Revista de Psicología del Deporte, 12(28), 111-134.
15. de Anda, D., Baroni, S., Boskin, L., Buchwald, L., Morgan, J., Ow, J., et al. (2000). Stress, stressors and coping strategies among high school students. Children and Youth Services Review, 22(6), 441-463.
16. Dias, C., Cruz, J., & Danish, S. (2000). El deporte como contexto para el aprendizaje y la enseñanza de competencias personales. Programas de intervención para niños y adolescentes. Revista de Psicología del Deporte, 9(1-2), 107-125.
17. Erikson, E. H. (1968). Identity, youth and crisis. Nueva York: W. W. Norton & Co.
18. Escale. (2018). Servicios educativos. Recuperado de http://escale.minedu.gob.pe/web/inicio/padron-de-iiee
19. Fisher, K., Hirsh-Pasek, K., Golinkoff, R. M., Singer, D. G., & Berk, L. (2010). Playing around in school: implications for learning and educational policy. En P. Nathan, & A. D. Pellegrini (Eds.), The Oxford handbook of the development of play (pp. 341-360). Oxford: Oxford University Press.
20. Forrero, J. L. (2011). Carácter pedagógico de las escuelas deportivas en Bogotá. En: Cuerpo y movimiento: pedagogía y didáctica de la educación física. Revista Internacional Magisterio: Educación y Pedagogía, (50), 21-25.
21. Hills, L. (2007). Friendship, physicality, and physical education: an exploration of the social and embodied dynamics of girls’ physical education experiences. Sport, Education and Society, 12(3), 317-336.
22. Hsieh, H., & Shannon, S. (2005). Three approaches to qualitative content analysis. Qualitative Health Research, 15(9), 1277-1288.
23. Kirk, D. (2004). Framing quality physical education: the elite sport model or sport education? Physical Education and Sport Pedagogy, 9(2), 185-195.
24. Koh, K., Ong, S., & Camiré, M. (2016). Implementation of a values training program in physical education and sport: perspectives from teachers, coaches, students, and athletes. Physical Education and Sport Pedagogy, 21(3), 295-312.
25. Liberman, L. J., Arndt, K., & Daggett, S. (2007). Promoting Leadership in Physical Education and Recreation. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, 78(3), 46-50.
26. Lleixá, T., González-Arévalo, C., & Braz-Vieira, M. (2016). Integrating key competences in school physical education programme. European Physical Education Review, 22(4), 506-525.
27. Marchesi, A. (2004). Qué será de nosotros, los malos alumnos. Madrid: Alianza Editorial.
28. Martins, J., Marques, A., Sarmento, H., & Carreiro da Costa, F. (2015). Adolescents’ perspectives on the barriers and facilitators of physical activity: a systematic review of qualitative studies. Health Education Research, 30(5), 742-755.
29. Merkel, D. (2013). Youth sport: positive and negative impact on young athletes. Open Access Journal of Sports Medicine, 4, 151-160.
30. Ministerio de Educación. (2015a). Reglamento de organización y funciones del Ministerio de Educación: Decreto Supremo N 001-2015-MINEDU. Recuperado de http://www.minedu.gob.pe/p/xtras/reglamento_de_organizacion_y_funciones_rof.pdf
31. Ministerio de Educación. (2015b). Plan Nacional de Fortalecimiento de la Educación Física y el Deporte Escolar. Recuperado de http://www.drelm.gob.pe/drelm/wp-content/uploads/2015/06/Resolucion_Fortalecimiento.compressed.pdf
32. Ministerio de Educación. (2016a). Currículo Nacional de la Educación Básica. Recuperado de http://www.minedu.gob.pe/curriculo/pdf/curriculo-nacional-de-la-educacion-basica.pdf
33. Ministerio de Educación. (2016b). Programa Curricular de Educación Secundaria. Recuperado de http://www.minedu.gob.pe/curriculo/pdf/programa-curricular-educacion-secundaria.pdf
34. Ministerio de Salud (2010). Dirección General de Promoción de la Salud. Encuesta Global de Salud Escolar. Recuperado de: https://www.who.int/ncds/surveillance/gshs/GSHS_Report_Peru_2010.pdf
35. Ministerio de Salud (2017). Documento técnico: situación de salud de los adolescentes y jóvenes en el Perú. Recuperado de http://bvs.minsa.gob.pe/local/MINSA/4143.pdf
36. Moreno J. A., & Sánchez, F. (2016). The effects of autonomy support in physical education classes. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 43(12), 79-89.
37. Mouratidou, K., Goutza, S., & Chatzopoulos, D. (2007). Physical education and moral development: an intervention programme to promote moral reasoning through physical education in high school students. European Physical Education Review, 13(1), 41-56.
38. Oliva, A. (2017). Desarrollo de la personalidad durante la adolescencia. En C. Coll, J. Palacios, & A. Marchesi (Eds.), Desarrollo psicológico y educación 1. Psicología de la educación escolar (pp. 471-491). Madrid: Alianza Editorial.
39. Organización de las Naciones Unidas (2015). Resolution adapted by the General Assembly on 25 September 2015. Recuperado de http://www.un.org/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/70/1&Lang=
40. Organización Mundial de la Salud. (2010). Global recommendations on physical activity for health. Recuperado de http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/44399/9789241599979_eng.pdf;jsessionid=E673C178B150DD3F863161F32FFFD8F3?sequence=1
41. Rice, F. (2000). Adolescencia, desarrollo y relaciones y cultura (9.a ed.). Madrid: Prentice Hall.
42. Rikard, G. L., & Banville, D. (2006). High school student attitudes about physical education. Sport, Education and Society, 11(4), 385-400.
43. Rodkin, P. C., & Ryan, A. M. (2012). Child and adolescent peer relations in educational context. En K. R. Harris, S. Graham, & T. Urdan (Eds.), APA educational psychology handbook: vol. 2. Individual differences and cultural and contextual factors (pp. 363-389). Washington D. C.: American Psychological Association.
44. Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2017). Self determination theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. Nueva York: Guilford Publications.
45. Santrock, J. (2007). Adolescence (11.a ed.). Boston: McGraw-Hill.
46. Shahmohammadi, N. (2011). Students’ coping with stress at high school level particularly at 11th & 12th grade. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 30, 395-401.
47. Stuntz, C. P., & Weiss, M. R. (2010). Motivating children and adolescents to sustain a physically active lifestyle. American Journal of Lifestyle Medicine, 4(5), 433-444.
48. Taliaferro, L. A., Rienzo, B. A., Miller, M. D., Pigg, R. M., & Dodd, V. J. (2008). High school youth and suicide risk: exploring protection afforded through physical activity and sport participation. Journal of School Health, 78(10), 545-553.
49. Theodoulides, A., & Armour, K. (2001). Personal, social and moral development through team games: some critical questions. European Physical Education Review, 7(1), 5-23.
50. Trost, S. G. (2006). Public health and physical education. En D. Kirk, D. MacDonald, & M. O’Sullivan (Eds.), Handbook of physical education (pp. 163-187). Londres: SAGE Publications Ltd.
51. Trost, S. G., & Loprinzi, P. D. (2008). Exercise – promoting healthy lifestyles in children and adolescents. Journal of Clinical Lipidology, 2(3), 162-168.
52. Unesco. (2015a). Carta Internacional de la Educación Física, la Actividad Física y el Deporte. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002354/235409s.pdf
53. Unesco. (2015b). Educación Física de Calidad (EFC): Guía para los responsables políticos. Recuperado de http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002313/231340s.pdf
54. Van Petegem, S., Beyers, W., Vansteenkiste, M., & Soenens, B. (2012). On the association between adolescent autonomy and psychosocial functioning: examining decisional independence from a self-determination theory perspective. Developmental Psychology, 48(1), 76-88.
55. Weiss, M. R. (2008). 2007 C. H. McCloy Lecture “Field of dreams:” sport as a context for youth development. Research Quarterly for Exercise and Sport, 79(4), 434-449.
56. Weiss, M. R. (2012). Teach the children well: a holistic approach to Developing Psychosocial and Behavioral Competencies through Physical Education. Quest, 63(1), 55-65.
57. Weiss, M.R., & Smith, A.L. (2002). Friendship quality in youth sport-relationship to age, gender, and motivation variables. Journal of Sport and Exercise Psychology, 24, 420-437.
58. Zarrett, N., Fay, K., Li, Y., Carrano, J., Phelps, E., & Lerner, R. M. (2009). More than child’s play: variable-and pattern-centered approaches for examining effects of sports participation on youth development. Developmental Psychology, 25(2), 368-382.
59. Zimmer-Gembeck, M. J., & Collins, W. A. (2006). Autonomy development during adolescence. En G. R. Adams & M. D. Berzonsky (Eds.), Blackwell handbook of adolescence (pp. 175-204). Malden: Blackwell Publishing.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Martin Dammert, Mónica Silvana Guerrero Concepción

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.