Análise do uso da arte contemporânea na metodologia de um professor de educação física
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v40n2a03Palavras-chave:
pesquisa-ação, relatos autobiográficos, educação física, arte contemporâneaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a metodologia de ensino baseada no uso da arte contemporânea por um professor de educação física. A metodologia qualitativa foi utilizada por meio de uma pesquisa-ação com 10 relatos autobiográficos da pesquisadora realizados no período de 2009 a 2019, 53 relatos autobiográficos de alunos e análise de 20 grupos de discussão com alunos do ensino médio. Os resultados mostram as diferentes relações que se estabeleceram com a arte ao longo do ensino, que se especifica em quatro categorias que mostram as diferentes formas de aplicação da arte na educação física: arte como reprodução, arte como provocação, arte como metáfora e arte como atmosfera. Além disso, conclui-se a importância de ressignificar o uso da arte em nossas salas de aula e incorporar a análise das vozes dos alunos nos processos de pesquisa-ação para o aprimoramento de nossas práticas profissionais.
Downloads
Referências
1. ATLAS.ti Scientific Software Development. (2011). ATLAS.ti 6 User Guide and Reference. https://atlasti.com/wp-content/uploads/2014/05/atlasti_v6_manual.pdf
2. Bernad Lage, S. (2017). Atmósfera activa. Hacia una poética y política del espacio contemporáneo. Centre Universitari de Disseny i Art de Barcelona.
3. Betrián Villas, E., Galitó Gispert, N., García Merino, N., Jové Monclús, G., & Macarulla Garcia, M. (2013). La triangulación múltiple como estrategia metodológica. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 11(4), 5-24. https://revistas.uam.es/index.php/reice/article/view/2869
4. Biesta, G. J. J. (2010). Good Education in an Age of Measurement: Ethics, Politic, Democracy. Paradigm Publishers.
5. Camnitzer, L. (2014). Un saber realmente útil: pensar en torno al arte y a través de él. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
6. Dewey, J. (1934). El arte como experiencia. Paidós.
7. Ferrando, B. (2012). Arte y cotidianeidad: hacia la transformación de la vida en arte. Árdora Exprés.
8. García-Puchades, W., & Chiva-Bartoll, Ó. (2018). El juego como proceso de subjetivación y su justificación en el currículum de EF. Cultura, Ciencia y Deporte, 13(38), 147-156. http://dx.doi.org/10.12800/ccd.v13i38.1070
9. Grzymala, M. (2017). Orbital Motion [instalación]. Espai d’Art Contemporani de Castello, Castellón, Valencia.
10. Harman, G. (2016). Inmaterialism: Objects and Social Theory. Polity Press.
11. Hernández, F., & Rifà, M. (coords.). (2011). Investigación autobiográfica y cambio social. Editorial Octaedro.
12. Holt, N. (1976). Sun Tunnels [instalación escultórica]. Desierto de Utah.
13. Jové, G. (coord.). (2006). Desig d’alteritat. Programa Àlber: una eina per a l'atenció a la diversitat a l’aula. Pagès Editors.
14. Jové Monclús, G., Betrián Villas, E., Ayuso Moli, H., & Vicens, L. (2012). Proyecto «Educ-arte-Educa(r)t”: espacio híbrido. Pulso, (35), 177-196. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4118871
15. Larrosa, J. (2003). Entre las lenguas. Lenguaje y educación después de Babel. Editorial Laertes.
16. Leggo, C. (2010). Lifewriting: A Poet’s Cautionary Tale. LEARNing Landscapes, 4(1), 67-84. https://doi.org/10.36510/learnland.v4i1.363
17. López Secanell, I. (2018). Otro arte/otra educación física: los diálogos de una profesora entre la educación física y el arte abstracto. Educación Física y Deporte, 37(2), 205-242. https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v37n2a05
18. López Secanell, I. (2021). Aprendiendo Educación Física en torno al arte contemporáneo. INDE.
19. López-Secanell, I., & Jové-Monclús, G. (2017). (De)Construyendo la Educación Física mediante ambientes de aprendizaje de arte contemporáneo. Ágora para la Educación Física y el Deporte, 19(2), 226-256. https://doi.org/10.24197/aefd.2-3.2017.226-256
20. Martínez Vendrell, N., & López Secanell, I. (2020). La expresión corporal en Educación Física: análisis del interés del alumnado de secundaria. EmásF. Revista Digital de Educación Física, (64), 8-19. https://emasf.webcindario.com/Expresion_corporal_y_musica_en_EF.pdf
21. Meerzon, Y. (2005). Body and space: Michael Chekhov’s notion of atmosphere as the means of creating space in theatre. Semiotica, (155), 259-279. https://doi.org/10.1515/semi.2005.2005.155.1-4.259
22. Rancière, J. (1996). El desacuerdo. Política y filosofía. Nueva Visión.
23. Ruiz de Velasco Gálvez, A., & Abad Molina, J. (2019). El lugar del símbolo. El imaginario infantil en las instalaciones de juego. Editorial GRAÓ.
24. Uberti, M. (2015). Drawing of a drawing 2 [instalación]. Design Miami, Miami, Florida.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Irene López Secanell
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.