Valores de referência para a coordenação motora em escolares em um departamento colombiano
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.efyd.e343792Palavras-chave:
atividade motora, adolescente, desenvolvimento infantil, educação física, treinamento físico, criançaResumo
O objetivo deste estudo foi determinar os centil de coordenação motora para crianças na faixa etária de 10 a 14 anos nos municípios do departamento de Atlántico, Colômbia. Um estudo transversal com amostragem aleatória simples (SRS) foi desenhado e realizado em escolas públicas e privadas. A coordenação motora foi medida com o teste motor complexo. Os dados foram analisados com o programa SPSS. Os valores normativos foram estabelecidos por idade e sexo, expressos como percentis P3, P10, P25, P50, P75, P90, e P97. Este estudo fornece os primeiros valores de referência de coordenação motora por idade e sexo para crianças em idade escolar em uma região da costa atlântica colombiana para determinar as habilidades motoras de suas crianças.
Downloads
Referências
1. Baena Extremera, A., Granero Gallegos, A., y Ruiz Montero, P. (2010). Procedimientos e instrumentos para la medición y evaluación del desarrollo motor en el sistema educativo. Journal of Sport and Health Research, 2(2), 63-75. http://www.journalshr.com/papers/Vol%202_N%202/full.pdf
2. Barnett, L. M., Lai, S. K., Veldman, S. L. C., Hardy, L. L., Cliff, D. P., Morgan, P. J, Zask, A., Lubans, D. R., Shultz, S. P., Ridgers, N. D., Rush, E., Brown, H. L., y Okely, A. D. (2016). Correlates of Gross Motor Competence in Children and Adolescents: A Systematic Review and Meta-Analysis. Sports Medicine, 46(11), 1663-1688. https://doi.org/10.1007/s40279-016-0495-z
3. Bucco-dos Santos, L., y Zubiaur-González, M. (2013). Desarrollo de las habilidades motoras fundamentales en función del sexo y del índice de masa corporal en escolares. Cuadernos de Psicología del Deporte, 13(2), 63-72. https://revistas.um.es/cpd/article/view/180441
4. Bustamante, A., Beunen, G., y Maia, J. (2012). Valoración de la aptitud física en niños y adolescentes: construcción de cartas percentílicas para la región central del Perú. Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública, 29(2), 188-197. https://doi.org/10.17843/rpmesp.2012.292.340
5. Carrillo-López, P. J., Rosa-Guillamón, A., y García-Cantó, E. (2018). Análisis de la coordinación motriz global en escolares de 6 a 9 años atendiendo al género y edad. Trances: Revista de Transmisión del Conocimiento Educativo y de la Salud, 10(3), 281-306.
6. Cenizo Benjumea, J. M., Ravelo Afonso, J., Morilla Pineda, S., y Fernández Truan, J. C. (2017). Test de coordinación motriz 3JS: Cómo valorar y analizar su ejecución. Retos, 32, 189-193. https://doi.org/10.47197/retos.v0i32.52720
7. Comuk-Balci, N., Bayoglu, B., Tekindal, A., Kerem-Gunel, M., y Anlar, B. (2016). Screening Preschool Children for Fine Motor Skills: Environmental Influence. Journal of Physical Therapy Science, 28(3), 1026-1031. https://doi.org/10.1589/jpts.28.1026
8. Coetzee, D. (2016). Strength, Running Speed, Agility and Balance Profiles of 9-to 10-year-old Learners: NW-child Study. South African Journal for Research in Sport, Physical Education and Recreation, 38(1), 13-30. https://www.ajol.info/index.php/sajrs/article/view/133823
9. Cruz Estrada, F. de M., Tlatempa Sotelo, P., Valdés Ramos, R., Hernández Murúa, J. A., y Manjarrez-Montes-de-Oca, R. (2017). Overweight or Obesity, Gender, and Age Influence on High School Students of the City of Toluca’s Physical Fitness. BioMed Research International. https://doi.org/10.1155/2017/9546738
10. García-Cantó, E., Pérez Soto, J. J., Rodríguez, P. L., y Moral, J. E. (2013). Nivel de actividad física y su relación con la condición física saludable en adolescentes. Trances: Revista de Transmisión del Conocimiento Educativo y de la Salud, 5(5), 213-228.
11. Gómez García, M. (2004). Problemas evolutivos de coordinación motriz y percepción de competencia en el alumnado de primer curso de educación secundaria obligatoria en la clase de Educación Física [tesis doctoral, Universidad Complutense de Madrid]. https://eprints.ucm.es/id/eprint/5353/
12. Gómez, M., Ruiz, L. M., y Mata, E. (2006). Los problemas evolutivos de coordinación en la adolescencia: Análisis de una dificultad oculta. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, 2(3), 44-54. https://doi.org/10.5232/ricyde2006.00303
13. Kokštejn, J., Psotta, R., y Musálek, M. (2015). Motor Competence in Czech Children Aged 11-15: What is the Incidence of a Risk of Developmental Coordination Disorder? Acta Gymnica, 45(2), 61-68. https://doi.org/10.5507/ag.2015.009
14. Lopes, V. P., Rodrigues, L. P., Maia, J. A. R., y Malina, R. M. (2011). Motor Coordination as Predictor of Physical Activity in Childhood. Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, 21(5), 663-669. https://doi.org/10.1111/j.1600-0838.2009.01027.x
15. Lopes, V. P., Stodden, D. F., Bianchi, M. M., Maia, J. A. R., y Rodrigues, L. P. (2012). Correlation between BMI and Motor Coordination in Children. Journal of Science and Medicine in Sport, 15(1), 38-43. https://doi.org/10.1016/j.jsams.2011.07.005
16. Lorenzo Caminero, F. (2006). Marco teórico sobre la coordinación motriz. Lecturas: Educación Física y Deportes, 10(93). https://efdeportes.com/efd93/coord.htm
17. Lorenzo Caminero, F. (2009). Diseño y estudio científico para la validación de un test motor original que mida la coordinación motriz en alumnos/as de Educación Secundaria Obligatoria [tesis doctoral, Universidad de Granada]. http://hdl.handle.net/10481/2734
18. Malina, R. M., Bouchard, C., y Bar-Or, O. (2004). Growth, Maturation, and Physical Activity. Human Kinetics.
19. Marrodán Serrano, M. D., Romero Collazos, J. F., Moreno Romero, S., Mesa Santurino, M. S., Cabañas Armesilla, M. D., Pacheco del Cerro, J. L., y González-Montero de Espinosa, M. (2006). Dinamometría en niños y jóvenes de entre 6 y 18 años: valores de referencia, asociación con tamaño y composición corporal. En Anales de pediatría, 70(4), 340-348. https://doi.org/10.1016/j.anpedi.2008.11.025
20. Menêses Hardman, C. M., de Souza Wanderley Júnior, R., Antunes de Oliveira, E. S., y Gomes de Barros, M. V. (2017). Relationship between physical activity and BMI with level of motor coordination performance in schoolchildren. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, 19(1), 50-61. https://doi.org/10.5007/1980-0037.2017v19n1p50
21. Ortega, F. B., Ruiz, J. R., Castillo, M. J., y Sjöström, M. (2008a). Physical Fitness in Childhood and Adolescence: A Powerful Marker of Health. International Journal of Obesity, 32(1), 1-11. https://doi.org/10.1038/sj.ijo.0803774
22. Ortega, F. B., Ruiz, J. R., Castillo, M. J., Moreno, L. A., Urzanqui, A., González-Gross, M., Sjöström, M., Gutiérrez, A., y AVENA Study Group. (2008b). Health-related physical fitness according to chronological and biological age in adolescents. The AVENA study. Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, 48(3), 371-379. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18974725/
23. Robinson, L. E., Stodden, D. F., Barnett, L. M., Lopes, V. P., Logan, S. W., Rodrigues, L. P., y D’Hondt, E. (2015). Motor Competence and its Effect on Positive Developmental Trajectories of Health. Sports Medicine, 45(9), 1273-1284. https://doi.org/10.1007/s40279-015-0351-6
24. Ruas, C. V., Punt, C., Pinto, R. S., y Oliveira, M. A. (2014). Strength and power in children with low motor performance scores: a descriptive analysis. Brazilian Journal of Motor Behavior, 8(1), 9-18. https://doi.org/10.20338/bjmb.v8i1.64
25. Ruiz Pérez, L. M., Gómez García, M., Jiménez Martín, P.J., Ramón Otero, I., y Peñaloza Méndez, R. (2015a). ¿Debemos preocuparnos por la coordinación corporal de los escolares de la Educación Secundaria Obligatoria? Pediatría Atención Primaria; 17(66), e109-e116. https://scielo.isciii.es/pdf/pap/v17n66/05_original4.pdf
26. Ruiz-Pérez, L. M., Méndez-Pérez, M. A., y Graupera-Sanz, J. L. (2015b). Observar la competencia motriz en los escolares de 6 a 8 años en Educación Física: la Escala ECEF 6-8. Revista Pedagógica ADAL, 17(29), 6-12. https://oa.upm.es/41204/1/INVE_MEM_2015_227789.pdf
27. Ruiz-Pérez, L. M., Rioja-Collado, N., Graupera-Sanz, J. L., Palomo-Nieto, M., y García-Coll, M. V. (2015c). Grami-2: desarrollo de un test para evaluar la coordinación motriz global en la educación primaria. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, 10(1), 103-111. http://hdl.handle.net/10553/12942
28. Vidarte-Claros, J. A., Vélez Álvarez, C., y Parra-Sánchez, J. H. (2018). Coordinación motriz e índice de masa corporal en escolares de seis ciudades colombianas. Revista U.D.C.A Actualidad y Divulgación Científica, 21(1), 15-22. https://doi.org/10.31910/rudca.v21.n1.2018.658
29. Yang, S. C., Lin, S. J., y Tsai, C. Y. (2015). Effect of Sex, Age, and BMI on the Development of Locomotor Skills and Object Control Skills among Preschool Children. Perceptual and Motor Skills, 121(3), 873-888. https://doi.org/10.2466/10.PMS.121c29x0
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Armando Vidarte-Claros, Aliz Yaneth Herazo-Beltran
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.