Martínez, Víctor. (2022). Cómo leer, razonar y estudiar ciencia política. Claves y mapas preliminares. Universidad Autónoma de la Ciudad de México.

Autores

  • Laura Nelly Medellín Mendoza Universidad Autónoma de Nuevo León

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.espo.n66a12

Palavras-chave:

Ciência política, educação, ensino superior, ensino.

Resumo

Esta resenha do livro de Víctor Martínez, que é professor da Universidade Autônoma da Cidade do México, compartilha sua experiência de ensino de ciência política. No texto, recolhe as experiências que, embora possam ser circunscritas a um determinado modelo de ensino, na realidade são sintomáticas de uma realidade mais ampla, como a pouca capacidade docente com que o aluno chega a um nível superior. Embora, embora se refira a este assunto, um professor de qualquer outra disciplina das ciências sociais na licenciatura, pode sentir-se identificado com esta realidade. Detectada a fragilidade, o autor nos oferece, com grande habilidade pedagógica, ferramentas pedagógicas para resolver o problema de como estudar ciência política.

|Resumo
= 198 veces | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 34 veces| | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 75 veces| | VISOR XML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 7 veces| | XHTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 12 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Nelly Medellín Mendoza, Universidad Autónoma de Nuevo León

Licenciada en Ciencia Política y Administración Pública. Magíster en Análisis Político. Doctora en Ciencias Sociales. Profesora e investigadora del Centro de Investigaciones de Tecnología Jurídica y Criminológica, Facultad de Derecho y Criminología, Universidad Autónoma de Nuevo León, México.

https://scholar.google.com.mx/citations?user=P3a_qfcAAAAJ&hl=es

Referências

(1) Argudín, Yolanda y Luna, María. (1998). Aprender a pensar leyendo bien. Habilidades de lectura a nivel superior. Universidad Iberoamericana.

(2) Cassany, Daniel. (2006). Taller de textos. Leer, escribir y comentar en el aula. Paidós.

(3) Honneth, Axel. (2009). Crítica del poder. Fases en la reflexión de la Teoría Crítica de la sociedad. Antonio Machado.

(4) Lanz, Rigoberto. (1977). Dialéctica del conocimiento. Notas para una fundamentación de la matriz epistemológica dialéctica. Universidad Central de Venezuela.

(5) Martínez, Víctor. (2022). Cómo leer, razonar y estudiar ciencia política. Claves y mapas preliminares. Universidad Autónoma de la Ciudad de México.

(6) Žižek, Slavoj. (2015). Menos que nada. Hegel y la sombra del materialismo dialéctico. Akal.

Publicado

2023-03-15

Como Citar

Medellín Mendoza, L. N. (2023). Martínez, Víctor. (2022). Cómo leer, razonar y estudiar ciencia política. Claves y mapas preliminares. Universidad Autónoma de la Ciudad de México. Estudios Políticos, (66), 288–293. https://doi.org/10.17533/udea.espo.n66a12

Edição

Seção

Reseñas críticas