Comportamentos de risco e fatores associados entre motociclistas de uma cidade na Argentina

Autores

  • Jeremías David Tosi nstituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata https://orcid.org/0000-0001-7441-2495
  • Natalia Alejandra Minjolou Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata https://orcid.org/0009-0004-3872-0182
  • Fernando Martín Poó nstituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata.
  • Paula Espósito Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata https://orcid.org/0009-0004-7616-296X
  • Rubén Daniel Ledesma Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata https://orcid.org/0000-0002-8598-4680

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.rfnsp.e354994

Palavras-chave:

comportamentos de risco, dispositivos de protecção da cabeça, meio de transporte para crianças, motociclistas, segurança rodoviária

Resumo

Objetivo: Analisar a frequência observada de três comportamentos de risco em usuários de motocicletas (uso de celular, ausência de uso de capacete e transporte de crianças) e identificar possíveis fatores humanos, veiculares e ambientais associados a esses comportamentos. Métodos: Foi conduzido um estudo de coorte com base em observações naturais de motociclistas circulando em vias de uma cidade da Argentina (Mar del Plata). Trabalhou-se com uma amostra não probabilística de 1727 condutores e 358 passageiros de motocicletas, registrados em 17 locais da cidade (principais vias que cobriram todas as áreas da cidade).

Resultados:72% dos ocupantes usavam capacete, embora o uso correto fosse de 63%. O uso foi menor entre os passageiros em comparação com os condutores, entre os jovens e nos usuários particulares. Apenas entre os passageiros, o uso foi mais baixo entre os homens. Menor uso foi observado em áreas de maior vulnerabilidade socioambiental, em motocicletas urbanas econômicas e em veículos sem placa de identificação. Um quarto dos passageiros tinha menos de 18 anos. Entre os menores de 11 anos, apenas a metade usava capacete. O transporte de crianças foi mais frequente quando conduzido por uma mulher e em áreas de maior vulnerabilidade. O uso de celular foi de 3%, sendo mais frequente entre os motociclistas comerciais.

Conclusão: Os resultados mostram que os comportamentos de risco em motociclistas continuam sendo um desafio para as políticas de segurança viária. A identificação de fatores relevantes para esses comportamentos permite orientar ações de prevenção.

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Biografia do Autor

Jeremías David Tosi, nstituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata

Doctor en Psicología. Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata. Argentina.

jeremiastosi@gmail.com

Natalia Alejandra Minjolou, Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata

Licenciatura en Psicología. Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata. Argentina. minjolounatalia@gmail.com

Fernando Martín Poó, nstituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata.

Doctor en Psicología. Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata. Argentina.

poo.fernando@gmail.com

Paula Espósito, Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata

Licenciada en Enfermería. Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata Argentina. esposito.paula2@gmail.com

Rubén Daniel Ledesma, Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata

Doctor en Psicología. Instituto de Psicología Básica, Aplicada y Tecnología. Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Universidad Nacional de Mar del Plata Argentina.

rdledesma@gmail.com

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Publicado

2024-05-09

Como Citar

1.
Tosi JD, Minjolou NA, Poó FM, Espósito P, Ledesma RD. Comportamentos de risco e fatores associados entre motociclistas de uma cidade na Argentina. Rev. Fac. Nac. Salud Pública [Internet]. 9º de maio de 2024 [citado 1º de fevereiro de 2025];42:e354994. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/fnsp/article/view/354994

Edição

Seção

Condiciones de salud

Categorias