SEMBLANZA LÍRICA Y CULTURA DE MASAS. UNA LECTURA DE RETRATO DE ARTISTAS DE ELKIN RESTREPO
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.lyl.12551Palavras-chave:
Poesía, Cultura de masas, Cine, Semblanza lírica, Forma arquitectónicaResumo
Downloads
Referências
Alstrum, James. (2001). “Generación de golpe de dados. Aspectos principales del movimiento posnadaísta”. Historia de la poesía colombiana. Bogotá: Casa Silva,pp. 511-527.
Bajtín, Mijail. (1989). “El problema del contenido, el material verbal y la forma en la creación literaria”. teoría y estética de la novela. Madrid: Taurus, pp. 13-75.
Carranza, María Mercedes. (1989). “Poesía posterior al nadaísmo”. Manual de Literatura Colombiana. Bogotá: Planeta, pp. 237-266.
Castro García, Oscar. (2008). “Revelación incesante, la poesía de Elkin Restrepo”. Seis poetas de la academia. Medellín: Universidad de Antioquia, pp. 253-329.
Estébanez Calderón, Demetrio. (1996). Diccionario de términos literarios. Madrid: Alianza editorial.
González, Juan Carlos. (2002). “Sunset Boulevard, de Billy Wilder. El dios Hollywood exige víctimas”. Kinetoscopio, 63, pp. 64-69.
Gubern, Román. (1971). Historia del cine. Vol. 2. Barcelona: Lumen.
Quintero Ossa, Robinson. Sierra, Luis Germán. (2010). “Algunos antecedentes en el camino de la nueva poesía”. Historia de la poesía Colombiana. Bogotá: Editorial Casa Silva, pp. 699-718.
Restrepo, Elkin. (1979). “Pier Angeli”, “Ana Luisa Peluffo”, “María Félix, en una página de diario”, “Miroslava”, “Sharon Tate”. Acuarimántima. Medellín, 19, pp. 1-10.
---. (1983). Retrato de artistas. Medellín: Ediciones Literatura, Arte y Ciencia, Universidad de Antioquia.
---. (1985). Absorto escuchando el cercano canto de las sirenas. Medellín: Ediciones Autores Antioqueños, Volumen 12.
---. (2006). Amores cumplidos. Medellín: Hombre Nuevo Editores.
Zubieta, Ana María. (2000). “Cultura de masas e industria cultural”. Cultura popular y cultura de masas. Conceptos, recorridos y polémicas. Buenos Aires: Paidós, pp. 117-129.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons by-nc-sa
Aqueles autores/as que tenham publicações com esta revista, aceitam os seguintes termos:
1. A revista é o titular dos direitos de autor dos artigos, os quais estarão simultaneamente sujeitos à Licença Internacional de Atribuição-Não comercial-CompartilhaIgual 4.0 de Creative Commons que permite a terceiros compartilhar a obra sempre que se indique seu autor e sua primeira publicação esta revista.
2. Os autores/as poderão adotar outros acordos de licença não exclusiva de distribuição da versão da obra publicada (p. ex.: depositá-la em um arquivo telemático institucional ou publicá-la em um volume monográfico) desde que se indique a publicação inicial nesta revista.
3. Permite-se e recomenda-se aos autores/as difundir sua obra através da Internet (p. ex.: em arquivos telemáticos institucionais ou em sua página web) antes e durante o processo de envio, o que pode produzir intercâmbios interessantes e aumentar as citações da obra publicada.