SOLEDAD ACOSTA DE SAMPER Y LUIS SEGUNDO DE SILVESTRE: RETÓRICA DE LA “LIMPIEZA DE SANGRE” Y PROCESOS DE SUBJETIVACIÓN EN EL CAMPO DE LA NOVELA COLOMBIANA DE LA SEGUNDA MITAD DEL SIGLO XIX
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.lyl.13353Palavras-chave:
novela colombiana decimonónica, Soledad Acosta de Samper, Luis Segundo de Silvestre, costumbrismo, modernidadResumo
Downloads
Referências
Acosta de Samper, Soledad. (2004). Dolores (cuadros de la vida de una mujer).En: Novelas y cuadros de la vida suramericana. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, Ediciones Uniandes, 45-100.
Alzate, Carolina. (2005). “El diario íntimo de Soledad Acosta de Samper: configuración de una voz autorial femenina en el siglo XIX”. Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, 62, 109-123.
Bajtín, Mijaíl. (1989). Teoría y estética de la novela. Trad. Helena Kriúkova y Vicente Cazcara. Madrid: Taurus.
Bourdieu, Pierre. (1997). Las reglas del arte. Génesis y estructura del campo literario. Trad. Thomas Kauf. Barcelona: Anagrama.
Buenahora Molina, Giobanna. (2005). “Dolores. Cuadros de la vida de una mujer”. Poligramas, 22, 79-94.
Cuvardic García, Dorde. (2008). “La construcción de tipos sociales en el costumbrismo latinoamericano”. Filología y Lingüística, XXXIV, 37-51.
Chiampi, Irlemar. (1983). Realismo maravilloso: Forma e ideología en la novela hispanoamericana. Trad. Agustín Martínez y Márgara Russotto. Caracas: Monte Ávila Editores.
Gilbert, Sandra y Gubar, Susan. (1998). La loca del desván. La escritora y la imaginación literaria del siglo XIX. Trad. Carmen Martínez Gimeno. Madrid: Cátedra.
Kristeva, Julia. (1997). Sol negro. Depresión y melancolía. Caracas: Monte Ávila.
Melgarejo Acosta, María del Pilar. (2008). “Trazando las huellas del lenguaje político de La Regeneración: la nación colombiana y el problema de su heterogeneidad excepcional”. En: Santiago Castro-Gómez y Eduardo Restrepo (eds.). Genealogías de la colombianidad. Formaciones discursivas y tecnologías de gobierno en los siglos XIX y XX. Bogotá: Editorial Pontificia Universidad Javeriana, 278-307.
Rojas, Cristina. (2001). Civilización y violencia. La búsqueda de la identidad en la Colombia del siglo XIX. Trad. Elvira Maldonado. Bogotá: Editorial Norma.
Rodríguez-Arenas, Flor María. (1991). “Soledad Acosta de Samper, pionera de la profesionalización en la escritura femenina colombiana: Dolores, Teresa la limeña y El corazón de la mujer (1869)”. En: María Mercedes Jaramillo et al. (eds.) ¿Y las mujeres? Ensayos sobre literatura colombiana. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia, 289-307.
Silvestre, Luis Segundo de. [s.f.]. Tránsito. Editorial Bedout.
Sommer, Doris. (2004). Ficciones fundacionales. Las novelas nacionales de América Latina. Trad. José Leandro Urbina y Ángela Pérez. Bogotá: Fondo de Cultura Económica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Creative Commons by-nc-sa
Aqueles autores/as que tenham publicações com esta revista, aceitam os seguintes termos:
1. A revista é o titular dos direitos de autor dos artigos, os quais estarão simultaneamente sujeitos à Licença Internacional de Atribuição-Não comercial-CompartilhaIgual 4.0 de Creative Commons que permite a terceiros compartilhar a obra sempre que se indique seu autor e sua primeira publicação esta revista.
2. Os autores/as poderão adotar outros acordos de licença não exclusiva de distribuição da versão da obra publicada (p. ex.: depositá-la em um arquivo telemático institucional ou publicá-la em um volume monográfico) desde que se indique a publicação inicial nesta revista.
3. Permite-se e recomenda-se aos autores/as difundir sua obra através da Internet (p. ex.: em arquivos telemáticos institucionais ou em sua página web) antes e durante o processo de envio, o que pode produzir intercâmbios interessantes e aumentar as citações da obra publicada.