A obra poética de uma "vanguarda" da vanguarda canária: Félix Delgado Suárez (1902-1936)
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.lyl.n81a17Palavras-chave:
literatura, crítica literária, poesia , vanguarda, Félix DelgadoResumo
Félix Delgado Suárez (1902-1936) é um dos escritores de vanguarda menos conhecidos das Ilhas Canárias. Neste artigo, temos como objetivo analisar sua produção poética inicial, aquela contida em Paisajes y otras visiones (1923), uma coleção de poemas que dificilmente foi publicada ou estudada nos últimos anos. Neste sentido, desejamos alinhar seus valores poéticos aos dos poetas insulares contemporâneos, assim como destacar o próprio alcance da poesia do autor em seu contexto de vanguarda.
Downloads
Referências
Artiles, J. y Quintana I. (1978). Historia de la literatura canaria. https://mdc.ulpgc.es/cdm/ref/collection/MDC/id/70529
Castells, I. (1993). Un «chaleco de fantasía» (1930-1936): la poesía de Emeterio Gutiérrez Albelo. Cabildo Insular de Gran Canaria.
Cooper, J. C. (2000). Diccionario de símbolos. Editorial Gustavo Gili.
De la Nuez, S. (1960). La generación de los intelectuales canarios. El Museo Canario, 75-76, 77-107.
https://elmuseocanario.com/images/documentospdf/revistaelmuseo/Revistas/1960_II.pdf
De la Nuez, S. (1982). Juan Ramón Jiménez y los escritores vanguardistas de Canarias. Archivo Hispalense, 65(199), 93-108.
De la Nuez, S. (1979). La Rosa de los Vientos. Mancomunidad de Cabildos de Las Palmas de Gran Canaria.
De la Torre, C. (1923). Prólogo. En Paisajes y otras visiones (pp. I-VI). https://mdc.ulpgc.es/cdm/ref/collection/MDC/id/135685
Delgado, F. (1923). Paisajes y otras visiones. https://mdc.ulpgc.es/cdm/ref/collection/MDC/id/135685
Delgado, F. (2008). El isleño y sus caídas. Domibari Editores.
Doreste, V. (1964). Félix Delgado. Isla, 2811.
Espinosa, A. (1932, septiembre 3).Diario de un poeta recién casado. Esta noche… Hoy: Diario Republicano de Tenerife. https://jable.ulpgc.es/viewer.vm?id=381918
Feria, R. (1936). Signos de arte y literatura. El Discreto.
García Lorca, F. (1996). Obras completas I. Em M. García. (Ed.). Círculo de Lectores-Galaxia Gutemberg.
Jiménez, J. R. (1975). Nueva antología. En A. de Albornoz (Ed.). Ediciones De Bolsillo Península.
López Torres, D. (1987 [1929]), Diario de un sol de verano. A. S. Robayna (Ed.). La Laguna: Instituto de Estudios Canarios.
Lorenzo-Cáceres, A. de (1990). Isla de promisión. En M. Martinón (Ed.). Instituto de Estudios Canarios.
Mainer, J. C. (1995). Presagios de tormenta: la revista Atlántico. En F. López Criado (Ed.), Voces de vanguardia (pp. 123-145). Universidade da Coruña.
Martín Fumero, J. M. (2011). Las otras voces de la lírica insular de vanguardia (Julio Antonio de la Rosa, José Rodríguez Batllori, Josefina de la Torre, Félix Delgado, José Antonio Rojas, Agustín Miranda Junco e Ismael Domínguez). [Tesis doctoral, Universidad de La Laguna].
Martinón, M. (1996). Alrededores de una literatura. En M. Martinón, La escena del sol (estudios sobre la poesía canaria del siglo XX) (pp. 41-78). Cabildo de Las Palmas de Gran Canaria.
Martinón, M. (1999). Lorca y la poesía canaria de su tiempo. Anuario del Instituto de Estudios Canarios, XLIII, 237-259.
Navarro Santos, M. (2005). Prolongaciones de la crisis de fin de siglo. Melancolía y poesía en Canarias. Cabildo Insular de Gran Canaria.
Palenzuela, N. (1991). El primer Pedro García Cabrera. Cabildo Insular de Gran Canaria.
Palenzuela, N. (1999). Visiones de Gaceta de Arte. Cabildo Insular de Gran Canaria.
Pérez Corrales, J. M. (1986). Agustín Espinosa, entre el mito y el sueño. Islas Canarias: Cabildo Insular de Gran Canaria.
Pérez Corrales, J. M. (1999). Entre islas anda el juego (nueva literatura y surrealismo en Canarias, 1927-1936). Museo de Teruel.
Pestana Nóbrega, E. (1990). Polioramas. En N. Palenzuela (Ed.). Instituto de Estudios Canarios.
Quesada, A. (1986), Obra completa I. En L. Santana (Ed.). https://mdc.ulpgc.es/cdm/ref/collection/MDC/id/57007
Quintana, J. (19 de octubre de 1975). José Jurado Morales, casi testigo de los últimos días del poeta canario Félix Delgado. El Eco de Canarias, 19. https://jable.ulpgc.es/viewer.vm?id=6154159&page=19
Rodríguez Padrón, J. (1983). Ochenta años de literatura (1900-1980). En AA.VV. (Eds.), Canarias siglo XX (pp. 101-152). Edirca.
Rodríguez Padrón, J. (1992). Primer ensayo para un diccionario de la literatura en Canarias. Viceconsejería de Cultura y Deportes del Gobierno de Canarias.
Sánchez Robayna, A. (Ed.) (1992). Canarias: las vanguardias históricas. C.A.A.M / Gobierno de Canarias.
Sánchez Robayna, A. (1998). La literatura de vanguardia en Canarias (1920-1939): hacia un balance crítico. En J. L. Pérez Bazo (Coord.), La vanguardia en España (pp. 305-323). Université de Toulousse-Le Mirail.
Sánchez Robayna, A. (2000). Sobre la génesis de «y» «Los caminos dispersos» de Alonso Quesada: las versiones de «Alfar». Anuario del Instituto de Estudios Canarios, 45, 73-94. http://iecanvieravirtual.org/index.php/catalogo/item/estudios-canarios-anuario-del-iecan-no-45.html
Teixeira Cerviá, M. de los Á. (2001). El País. Diario de información, ajeno a toda tendencia política. Islas Canarias. Cabildo Insular de Gran Canaria.
Valbuena Prat, A. (15 de julio de 1927). Poemas en mapa. Islas Canarias. La Gaceta Literaria, 14.
Wentzlaff-Eggebert, H. (1999). Bibliografía y antología crítica de las vanguardias literarias. España. Vervuert.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lingüística y Literatura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Creative Commons by-nc-sa
Aqueles autores/as que tenham publicações com esta revista, aceitam os seguintes termos:
1. A revista é o titular dos direitos de autor dos artigos, os quais estarão simultaneamente sujeitos à Licença Internacional de Atribuição-Não comercial-CompartilhaIgual 4.0 de Creative Commons que permite a terceiros compartilhar a obra sempre que se indique seu autor e sua primeira publicação esta revista.
2. Os autores/as poderão adotar outros acordos de licença não exclusiva de distribuição da versão da obra publicada (p. ex.: depositá-la em um arquivo telemático institucional ou publicá-la em um volume monográfico) desde que se indique a publicação inicial nesta revista.
3. Permite-se e recomenda-se aos autores/as difundir sua obra através da Internet (p. ex.: em arquivos telemáticos institucionais ou em sua página web) antes e durante o processo de envio, o que pode produzir intercâmbios interessantes e aumentar as citações da obra publicada.