Formação política e empreendimento na Universidade de Antioquia: uma problematização política da razão neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.esde.v76n168a12Palavras-chave:
formação política, empreendimento, educação democrática, neoliberalismo, universidade públicaResumo
Este artigo elabora uma discussão política em torno da tensão gerada pela formação em empreendimento na formação política na universidade pública. Esta discussão é o resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Antioquia entre os anos 2017 e 2018, na qual interrogou-se sobre a formação em empreendimento a partir das ferramentas conceptuais de Amy Gutmann, desde a sua teoria política da educação, e da análise política do neoliberalismo desenvolvido por Christian Laval e Pierre Dardot. Desde as duas perspectivas problematiza-se o contexto da formação política que estaria instituindo a formação em empreendimento. Encontraram-se valores e concepções que contradizem e tensionam a aspiração social e o sentido democrático da formação política universitária.
Downloads
Referências
Alcaldía de Medellín. (2004). Plan de Desarrollo 2004-2007 Medellín: Compromiso de toda la ciudadanía. Recuperado de https://www.medellin.gov.co/irj/go/km/docs/pccdesign/SubportaldelCiudadano_2/PlandeDesarrollo_0_0_0/Shared%20Content/pdf%20codigo%20buen%20comienzo/Texto%20Completo%20Acuerdo%20Plan.pdf.
Alcaldía de Medellín. (2008). Plan de Desarrollo 2008-2011. "Medellín es Solidaria y Competitiva". Recuperado de https://www.medellin.gov.co/irj/go/km/docs/wpccontent/Sites/Subportal%20del%20Ciudadano/Plan%20de%20Desarrollo/Secciones/Publicaciones/Documentos/Gaceta%20Oficial%20Plan%20de%20Desarrollo.pdf.
Alcaldía de Medellín. (2008). Cultura E – Medellín. Recuperado de https://www.medellin.gov.co/irj/go/km/docs/pccdesign/SubportaldelCiudadano_2/PlandeDesarrollo_0_15/InformacinGeneral/Shared%20Content/Documentos/instrumentos/ps/CULTURA%20E.pdf
Alcaldía de Medellín. (2012). Plan de Desarrollo 2012-2015. Medellín, un hogar para la vida. Recuperado de https://www.medellin.gov.co/irj/go/km/docs/wpccontent/Sites/Subportal%20del%20Ciudadano/Plan%20de%20Desarrollo/Secciones/Publicaciones/Documentos/PlaDesarrollo2012-2015/Plan%20de%20Desarrollo_baja.pdf.
Alcaldía de Medellín. (2016). Plan de Desarrollo 2016-2019. Medellín cuenta con vos. Recuperado de https://www.medellin.gov.co/irj/go/km/docs/pccdesign/SubportaldelCiudadano_2/PlandeDesarrollo_0_17/Publicaciones/Shared%20Content/Documentos/2016/PlandedesarrolloMunicipalConsolidadov229FEB16.pdf.
Congreso de Colombia. (26 de enero de 2006). Ley general de fomento a la cultura del emprendimiento. (Ley 1014 de 2006). Colombia.
OCDE, CEPAL, BID. (2016). Perspectivas económicas de América Latina 2017: Juventud, Competencias y Emprendimiento. Recuperado de https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/40721/LCG2689_es.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Universidad de Antioquia. (5 de marzo de 1994). Por el cual se expide el Estatuto General de la Universidad de Antioquia. (Acuerdo Superior 01 de 1994). Recuperado de http://www.udea.edu.co/wps/wcm/connect/udea/582e2ba1-c294-4515-961c-96530772faeb/EstatutoGeneral07_12_2011.pdf?MOD=AJPERES
Universidad de Antioquia. (2004). Por el cual se reforma el Programa Gestión Tecnológica. (Acuerdo Superior 284 de 2004).
Universidad de Antioquia. (2006). Plan de Desarrollo 2006-2016. Una universidad investigadora, innovadora y humanista al servicio de las regiones y del país. Recuperado de http://www.udea.edu.co/wps/wcm/connect/udea/215c33a8-3909-484c-9b84 c94a8459dc83/plan-dllo-2006-2016.pdf?MOD=AJPERES
Universidad de Antioquia. (2016). Plan de Desarrollo 2017-2026. Una construcción colectiva de la comunidad universitaria. Recuperado de http://www.udea.edu.co/wps/wcm/connect/udea/3046eec6-a9a1-4351-83d4-9e2898d8fd9a/PDI+UdeA+2017-2026+19-04-2017+ CA.pdf?MOD=AJPERES&attachment=true&id=1492613342867.
Apple, M. (1986). Ideología y currículo. Madrid: Ediciones Akal.
Castro, S. (2015). Historia de la gubernamentalidad: Razón de Estado, liberalismo y neoliberalismo en Michel Foucault. Bogotá: Siglo del Hombre Editores.
Foucault, M. (2009). Nacimiento de la biopolítica: curso del Collège de France (1978-1979). Madrid. Ediciones Akal.
Gutmann, A. (2001). La educación democrática. Una teoría política de la educación. Barcelona: Editorial Paidós Estado y Sociedad.
Laval, C. (2004). La escuela no es una empresa: El ataque neoliberal a la enseñanza pública. Barcelona: Editorial Paidós.
Laval, C., y Dardot, P. (2013). La nueva razón del mundo. Barcelona: Editorial Gedisa.
Núñez, L., y Romero, C. (2003). Pensar la educación. Conceptos y opciones fundamentales. Madrid: Pirámide (Biblioteca Universitaria).
Ararat, J. (2010). La ideología del emprendimiento. Una mirada desde el análisis crítico del discurso. AD-minister, (17), 5-33.
Benjumea, M., Gutiérrez, A., Jaramillo, O., Mesa, A., & Pimienta, A. (2011). Formación ciudadana (FC) y Educación para la Ciudadanía (EpC). Aproximaciones conceptuales y mínimos compartidos. Revista Temas,(5), 211-224
Betancur, M., Stienen, A., y Uran, O. (2001). Capítulo 9. Construir Capital Social para configurar un entorno innovador en condiciones de debilidad político-Institucional. En publicación: Globalización: cadenas productivas & redes de acción colectiva: reconfiguración territorial y nuevas formas de pobreza y riqueza en Medellín y el Valle de Aburrá. Tercer mundo, 239-263.
Castaño, R. (2002). Colombia y el modelo neoliberal. Recuperado de http://www. saber. ula. ve/bitstream/123456789/17535/2/ricardo_castano. pdf.
Díez, E. (2016). La educación de la nueva subjetividad neoliberal. LITORALES. 1-18.
Fuel, P. (2010). Parque E: Ecosistema para el emprendimiento innovador en Colombia. Revista Soluciones de Postgrado EIA, (6), 11-31.
Hurtado, D., y Corrales, F. (2017). Espacios de socialización política y representaciones de la política en la Universidad de Antioquia. Estudios Políticos, (51), 1-22.
Hurtado, E. (2005). El oficio de la etnografía política Diálogo con Javier Auyero. Revista Íconos, (22), 109-126.
Hurtado, D., Zapata, O., Rojas, D., Cartagena, L., Giraldo, D., Echeverri, L., Londoño, J., Barragan, E., Tangarife, A., Perez, W., Marulanda, D. (2015). Caracterización y análisis del gobierno universitario de la Universidad de Antioquia - Informe final condensado. Medellín: Instituto de Estudios Políticos.
Macías, J. (2012). Ciudadanos emprendedores en Medellín. La formación de ciudadanos orientados al mercado en un escenario neoliberal (Tesis de Maestría). Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia.
Naranjo, G., e Hincapié, M. (1999). ¿Cómo se forma un público ciudadano?: luchas sociales y memoria urbana en Medellín.
Ornelas, J. (2009). Capítulo 3. Neoliberalismo y capitalismo académico. En publicación: Políticas de privatización, espacio público y educación en América Latina. Homosapiens Ediciones CLACSO, 83-119.
Saramago, J. [Selena Schlueter]. (1998). La alternativa al neoliberalismo se llama conciencia, por José Saramago. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=MzNRa2e7Miw
Tedmanson, D., Verduyn, K., Essers, C., & Gartner, W. (2012). Critical perspectives in entrepreneurship research. ResearchGate.
Vargas, V. (2017). Nueva etapa para el CUEE (Comité Universidad – Empresa – Estado). Universidad de Antioquia. Recuperado de http://www.udea.edu.co/wps/portal/udea/web/inicio/udea-noticias/udea-noticia/
Funcionario # 1. (22 de junio de 2017). Entrevista de Alejandra Henao [Audio en mp3]. Unidad de Innovación. Medellín.
Funcionario # 2. (18 de noviembre de 2017). Entrevista de Alejandra Henao [Audio en mp3]. Unidad de Innovación. Medellín.
Funcionario # 3. (22 de septiembre de 2017). Entrevista de Alejandra Henao [Audio en mp3]. Unidad de Innovación. Medellín.
Docente. (20 de febrero de 2018). Entrevista de Alejandra Henao [Audio en mp3]. Facultad de Derecho y Ciencias Políticas. Medellín.
Unidad de Innovación, (22 y 23 de septiembre de 2017). Campamento Emprendedor. Universidad de Antioquia, Medellín, Colombia.
Nieto, C. (21 de febrero de 2018). Transferencia de tecnología y Spin – Offs de Universidades, motor del emprendimiento e innovación de alto valor. Conferencia llevada a cabo en Medellín, Colombia.
Bauuer, G; Gómez, A; Tobón, M; Álvarez, M. (22 de febrero de 2018). Conferencia y panel - Emprendimiento, innovación y liderazgo en el contexto global y local. Conferencia llevada a cabo en Medellín, Colombia.
Osorio, L; Pérez, A y Henao, S. (27 de febrero de 2018). Programa experiencias empresariales “Universidad- empresa- Estado y desarrollo regional en Antioquia”. Conferencia llevada a cabo en Medellín, Colombia.
Curso Mentalidad Emprendedora. Facultad de Ciencias Económicas. Universidad de Antioquia.
Curso Creatividad para Emprender. Facultad de Ingeniería. Universidad de Antioquia.
Curso Emprendimiento. Facultad de Ingeniería. Universidad de Antioquia.
Curso Empresarismo. Facultad de Ingeniería. Universidad de Antioquia.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Jenny Alejandra Henao Carmona

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista Estudios de Derecho é regulamentada pela Constitución Política de Colombia, artigo 61; Lei 23 de 1982, artigos 1 e 2; Lei 44 de 1993, capítulo II, artigo 6 e capítulo IV, artigo 51; Lei 599 de 2000 pela qual o Código Penal é emitido, artigos 270, 271 e 272. Além disso, a revista é regulamentada pelas normas estabelecidas pela Dirección Nacional de Derechos de Autor e da Organización Mundial de la Propiedad Intelectual (OMPI) para Colômbia. Finalmente, está apegada à Resolução da Reitoria 21231 de 5 de agosto de 2005, pela qual se emite o Estatuto sobre a Propriedade Intelectual.
Os autores que publicam em Law Studies continuam mantendo seus direitos, no entanto, eles devem ter em mente que o conteúdos da revista estão sob a Licença Creative Commons “Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual”. O material disponível pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros sempre e quando sejam dados os créditos apropriados. Sem fins comerciais.




