O direito como razão pública e o patriotismo da Constituição. A filosofia prática como suporte da democracia

Autores

  • Oscar Mejía Quintana Universidad Nacional de Colombia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.esde.v73n161a03

Palavras-chave:

direito como razão pública, deliberação, patriotismo constitucional, democracia deliberativa, papel da filosofia prática

Resumo

Este artigo reconstrói, em uma primeira parte, a abordagem sobre o consenso entrecruzado que Rawl desenvolve no livro Liberalismo Político, em cujo quadro desdobra a sua ideia da razão pública como apoio vertebral de uma democracia constitucional. Em uma segunda parte, o artigo retoma a abordagem de Habermas sobre o patriotismo constitucional e as contribuições de Honneth e Wellmer à configuração conceitual da figura. Finalmente, na terceira parte, retoma-se a proposta de Rawls sobre o papel que uma filosofia prática (moral, política e jurídica) tem que desempenhar socialmente no quadro de uma democracia deliberativa.

|Resumo
= 385 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 252 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Mejía Quintana, Universidad Nacional de Colombia

Profesor Titular del Departamento de Derecho de la Facultad de Derecho, Ciencias Políticas y Sociales
de la Universidad Nacional de Colombia. Filósofo (UNC), M.A. en Filosofía Moral y PH.D. en Filosofía
Política (P.W.U., USA). Adelantó su segundo Doctorado en Filosofía del Derecho (UNC) bajo la dirección
del Profesor Guillermo Hoyos.

Referências

Buchanan, J. (1975). The limits of liberty. Chicago: University of Chicago Press.

Dubiel H., [et al.]. (1997). La cuestión democrática. Madrid: Huerga y Fierro Editores.

Elster, J. (1997). El cemento de la sociedad. Barcelona: Gedisa.

Fiss, O. (2007). El derecho como razón pública. Madrid: Marcial Pons.

Häberle, P. (2002). Constitución como cultura. Bogotá DC: Universidad Externado.

Habermas, J. (1989). Identidades nacionales y postnacionales. Madrid: Técnos.

Habermas, J. (1990). La soberanía popular como procedimiento. Revista Foro (12), Bogotá: foro por Colombia en Between Facts and Norms. Cambridge: MIT Press (1996), pp.463-490.

Habermas, J. (1996). La necesidad de revisión de la izquierda. Madrid, Técnos.

Habermas, J. (1998a). Facticidad y validez, Madrid: Trotta.

Habermas, J. (1998). Más allá del Estado nacional. Madrid: Trotta.

Habermas, J. (2003). Acción comunicativa e identidad política, Madrid: CEC.

Habermas, J.; & Ratzinger, J. (2008). Entre razón y religión, México: FCE.

Höffe, O. (1988). “Dans quelle mesure la théorie de John Rawls est-elle kantienne?” en Individue et justice sociale, Paris: Editions Du Seuil.

Honneth, A. (1997). La lucha por el reconocimiento. Barcelona: Crítica.

Mejía, O. (1996). “El paradigma consensual del derecho en la teoría de la justicia de John Rawls” (Estudio Preliminar) en John Rawls, El Derecho de los Pueblos, Bogotá: Facultad de Derecho (Universidad de Los Andes).

Negri, A. (1994). El poder constituyente. Madrid: Libertarias-Prodhufi.

Raulet, G. (2009). La filosofía alemana después de 1945. Universitat de Valencia.

Rawls, J. (1993). Political liberalism. New York: Columbia University Press.

Rawls, J. (1996). Liberalismo Político, Barcelona: Crítica.

Rawl, J. (1997). The idea of public reason revisited en The University of Chicago Law Riview (64), 765-807.

Rawls, J. (2001). El derecho de gentes. Barcelona: Paidós.

Rawls, J. (2002). Justicia como equidad: una reformulación. Barcelona: Paidós.

Velasco, J. C. (2003). Para leer a Habermas. Madrid: Alianza.

Wellmer, A. (1993). “Condiciones de una cultura democrática” en Finales de Partida: la Modernidad Irreconciliable. Valencia: Fronesis.

Publicado

2016-01-31

Como Citar

Mejía Quintana, O. (2016). O direito como razão pública e o patriotismo da Constituição. A filosofia prática como suporte da democracia. Estudios De Derecho, 73(161), 33–56. https://doi.org/10.17533/udea.esde.v73n161a03

Edição

Seção

Artículos