Reflexões a partir da Colonialidade do Poder: Desafiando a Hegemonia Ocidental com Educação Emancipadora e Restaurativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.esde.v81n178a2

Palavras-chave:

colonialidade do poder,, racismo, ordem global, educação emancipadora e restaurativa, habitus da colonialidade

Resumo

Partindo da teoria da colonialidade do poder (Quijano, 2000) e do conceito de “habitus” (Bourdieu 1972, 1980), este artigo põe em evidência a maneira em que a hegemonia ocidental, que ainda caracteriza a ordem global, aparece nas representações sociais como se fosse “natural”, isto é, óbvia e legítima. Com base em dados empíricos obtidos por meio do método de “história de vida” (Bertaux, 2016), assim como de diversas fontes documentais, este texto procura contribuir na pesquisa decolonial. Destaca-se o papel central que deveria ter uma educação emancipadora e restaurativa no fomento de uma postura crítica e autónoma, com o fim de permitir que as pessoas possam inibir alguns habitus ancestrais que alimentam um racismo com frequência inconsciente. Insiste-se, da mesma maneira, em que na perspectiva do bem comum e como técnica de cura para as “feridas coloniais” (Mignolo, 2021a), convém revalorizar e reconstruir os saberes e a organização política das comunidades que foram destituídas pela colonialidade do poder ocidental (indígenas da América, afrodescendentes, ciganas e outras).

|Resumo
= 201 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 65 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 58 veces|

Downloads

Referências

AFP. (13 de julio de 2023). Embarazadas negras en América tienen mayor riesgo de morir en el parto, denuncia la ONU. La Jornada. https://www.jornada.com.mx/2023/07/13/mundo/026n2mun

Bertaux, D. (2016). Le récit de vie. Armand Colin.

Blachere, E. & de Montesquiou, A. (2013, 30 October). La tragique histoire de Maria – « L'ange blond ». Paris Match. https://acortar.link/wPRskF

Bolaños, E. A. (24 de octubre de 2014). Taita Crispín, preso en Argentina por toma de yagé. El Espectador. https://acortar.link/yn1uiJ

Borges, J. (2021). Encarcelaciones masivas. Género, Raza, Clase y guerra contra las drogas. Madreselva.

Borrell, J. (19 de octubre de 2022). Discurso XVII. Lección Conmemorativa Carlos de Amberes en la Academia Europea.

Brunetto, S. (24 de agosto de 2023). Lucas González: odio racial, violencia institucional y “procedimiento policial fraudulento”. Página 12. https://www.pagina12.com.ar/581600-lucas-gonzalez-odio-racial-violencia-institucional-y-procedi

Bourdieu, P. (1972). Esquisse d'une théorie de la pratique. Droz.

Bourdieu, P. (1980). Le Sens pratique. Les Éditions de Minuit.

Butler, O. (1979). Kindred. Doubleday.

Carvajal-Carmona, L., Soto, I., Pineda, N., Ortíz-Barrientos, D., Duque, C., Ospina-Duque, J., McCarthy, M., Montoya, P., Alvarez, V., Bedoya, G., Ruiz-Linares, A. (2000). Strong Amerind/White Sex Bias and a Possible Sephardic Contribution among the Founders of a Population in Northwest Colombia. The American Journal of Human Genetics, 67(5), 1287-1295. https://doi.org/10.1016/S0002-9297(07)62956-5

Carvajal Sánchez, F. (2012). Lien social émancipateur et modèles de justice. Pensée Plurielle, 1(9), 61-74. https://www.cairn.info/revue-pensee-plurielle-2012-1-page-61.html

Carvajal Sánchez, F. (2013). Construction identitaire entre projet de blanchissement et processus de socialisation à la masculinité. ¿ Interrogations ?, 16. https://www.revue- interrogations.org/Construction-identitaire-entre

Carvajal Sánchez, F. (2014). Valeur éducative de la restitution d’un récit sur la construction identitaire. In M. N. Schurmans, M. Charmillot & C. Dayer (eds.), La restitution des savoirs: un impensé des sciences sociales ? (pp. 234-249). L’Harmattan.

Carvajal Sánchez, F. (2019). De la vulnérabilité à la résilience: une trajectoire d’adolescent à risque de marginalisation. Sciences & Actions Sociales, 12, 173-195. https://doi.org/10.3917/sas.012.0173

Carvajal Sánchez, F. (2023). De oruga a mariposa o el proceso de auto engendramiento y resignificación del “cuerpo trans”. En J. E. Urueña López y R. Mangieri (eds.), Las artes del cuerpo: celebración de la vida y el encuentro (pp. 49-67). Universidad del Rosario.

Carvajal Sánchez, F. & Bugnion, J. (2017). Justice restaurative et médiation. Pour une philosophie et un processus de socialisation, d’éducation et d’émancipation. Éditions Saint-Augustin, collection Aire de famille.

Caillavet, C. & Minchom, M. (1992). Le Métis imaginaire : idéaux classificatoires et stratégies socio-raciales en Amérique latine (xvie-xxe siècle). L'Homme, 122/124(32), 115-132. https://www.jstor.org/stable/25133124

Campoamor, R. (1846). Las Doloras y poemas. Paris Librería de Garnier Hermanos.

Crooke, A. (2023, July 17). A Bonfire of the Vanities. Strategic Culture Foundation. https://strategic-culture.org/news/2023/07/17/a-bonfire-of-the-vanities/

Díaz, M. C. (19 de octubre de 2022). El jardín y la jungla: la política exterior europea de Borell. Revista Raya. https://revistaraya.com/el-jardin-y-la-jungla-la-politica-exterior-europea-de-borrell.html

Dussel, E. (1992). 1492: El encubrimiento del otro. Editorial Docencia.

Elizalde, R. M. (20 de julio de 2023). El pasado colonial se cuela en la cumbre. La Jornada. https://www.jornada.com.mx/2023/07/20/opinion/020a1pol

Giraldo, I. (2016). Coloniality at work: Decolonial critique and the postfeminist regime. Feminist Theory, 17(2), 157-173. https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1464700116652835

González, A. (2023) Tierra arrasada.‎ Editorial Crítica.

Imbert, G. (2010). L'entretien semi-directif: à la frontière de la santé publique et de l'anthropologie. Recherche en soins infirmiers, 3(102), 23-34. https://doi.org/10.3917/rsi.102.0023

Kefalas, A. (2013, 22 October). « L'ange blond » déclenche un débat sur les Roms en Grèce. Le Figaro. https://acortar.link/wPRskF

Merienda de Negros. (21 de octubre de 2021). Francia Márquez le canta la tabla a los Danieles por racismo en sus columnas. [Archivo de Video]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=gutBN_Rb7VM

Mignolo, W. (2011). The Darker Side of Western Modernity: Global Futures, Decolonial Options. Duke University Press.

Mignolo, W. (2021a). The politics of decolonial investigations. Duke University Press.

Mignolo, W. (2021b). Parce que la colonialité est partout, la décolonialité est inévitable. Multitudes, (3), 57-67.

Misrahi, R. (1997). Qu'est-ce que l’éthique?. Armand Colin.

Natanson, J. (4 de octubre de 2014). El vecino que pasó a jugar en las grandes ligas. Página 12. https://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-256774-2014-10-04.html

Preciado, P. (2020). Un appartement sur Uranus. Grasset.

Quijano, A. (2000). Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. En E. Lander (ed.), La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas Latinoamericanas (pp. 122-151). Clacso.

Schurmans, M. N. (2001). La construction sociale de la connaissance comme action. Théories de l’action et éducation, 157-177.

Segato, R. (2021). La crítica de la colonialidad en ocho ensayos. Prometeo.

Sriprakash, A., Rudolph, S., & Gerrard, J. (2022). Learning Whiteness. Education and the Settler Colonial State. Pluto Press.

Vanini De Carlo, K. (2014), Se dire e(s)t devenir - La recherche biographique comme choix épistémologique. ¿Interrogations?, 17. http://www.revue-interrogations.org/Se-dire-e-s-t-devenir-La-recherche,401

Vesperini, P. (2015). Le sens d’humanitas à Rome. Mélanges de l'École française de Rome – Antiquité. http://mefra.revues.org/2768

Viveros , M. (2018). Les couleurs de la masculinité. Éditions La Découverte.

Yunis, E. (2003). ¿Por qué somos así? ¿Qué paso en Colombia? Análisis del mestizaje. Temis.

Publicado

2024-09-25

Como Citar

Carvajal Sánchez, F. (2024). Reflexões a partir da Colonialidade do Poder: Desafiando a Hegemonia Ocidental com Educação Emancipadora e Restaurativa. Estudios De Derecho, 81(178). https://doi.org/10.17533/udea.esde.v81n178a2

Edição

Seção

Artículos