IMPLICAÇÕES PARA O USO DO CONCEITO DE ADOLESCÊNCIA NA PSICANÁLISE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO E SUAS FORMAS DE SUBJETIVIDADE

UMA ANÁLISE DO DISCURSO E SUAS FORMAS DE SUBJETIVIDADE

Autores

  • Silvia Estela Pérez Leura Universidad Veracruzana
  • Ricardo García Valdez Universidad Veracruzana

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.affs.v21n40a01

Palavras-chave:

adolescência, puberdade, análise de discurso, sujeito, acontecimiento

Resumo

Este artigo deriva de um trabalho de pesquisa de  outoramento. Seu objetivo é atuar como um operador crítico que busca mostrar, por meio de uma análise de discurso, as principais linhas de cruzamento, dispersão e mutação geradas em torno do conceito de adolescência no dispositivo psicanalítico. Isso com o objetivo de apontar algumas implicações epistêmicas, políticas e clínicas subjacentes à configuração de determinadas formas de
subjetividade propiciadas por esse conceito. A partir dessa análise, esboça-se uma linha alternativa de pensamento na qual o sujeito e o acontecimento tornam-se os eixos conceituais que nos permitem reposicio em relação à questão adolescente em termos dessa outra ordem que parece designar a puberdade.

|Resumo
= 378 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 205 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Estela Pérez Leura, Universidad Veracruzana

Doutoranda em Psicologia no Instituto de Pesquisas Psicológicas da Universidade Veracruzana. Mestre em Psicologia, com ênfase em “Estudos psicanalíticos: teoria e clínica”, e licenciada em Psicologia pela Universidade Autónoma de San Luis Potosí. Membro fundador do grupo Inscripción Psicoanalítica, S.L.P. Coordenador do projeto editorial de Ficciones clínicas.

Ricardo García Valdez, Universidad Veracruzana

Doutor em Ciências Sociais. Professor e investigador do Programa de Doutoramento em Psicologia do Instituto de Investigações Psicológicas da Universidade Veracruzana e líder do Corpo Académico Psicanálise e discursos sociais do mesmo instituto. Diretor da Revista Eletrónica Psicoanalítica de la Universidad Veracruzana. Compilador e editor do livro: “Estudios e Investigación en Psicopatología, Subjetividad y Clínica”.

Referências

Aberastury, A. (1971). El adolescente y la libertad. En La adolescencia normal. Un enfoque psicoanalítico (págs. 15-34). Paidós.

Amigo, S. (2005). Clínica de los fracasos del fantasma. Homo Sapiens.

Amigo, S. (2021). Mentalidades. Forclusiones con y sin desencadenamiento. Antonio Q. Giménez.

Aichhorn, A. (2006/1925). Juventud desamparada. Gedisa.

Ariès, P. (1988/1960). El niño y la vida familiar en el Antiguo Régimen. Taurus.

Barrionuevo, J. (2011). Adolescencia y juventud: Consideraciones desde el psicoanálisis. Eudeba.

Blos, P. (1980/1962). Psicoanálisis de la adolescencia. Joaquín Mortiz S. A.

Braunstein, N. (2013). Clasificar en psiquiatría. Siglo Veintiuno Editores.

Derrida, J. (1994/1971). Firma, acontecimiento, contexto. En Márgenes de la filosofía (págs. 347-372). Cátedra.

Derrida, J. (2006/1971). Cierta posibilidad imposible de decir el acontecimiento. Decir el acontecimiento ¿es posible? (J. Santos, Trad., págs. 79-107). Arena.

Fernández, M. (2019). Debates sobre el estatuto de la adolescencia y sus invariantes estructurales en psicoanálisis. Revista Universitaria de Psicoanálisis, (19), 115-124. https://www.psi.uba.ar/investigaciones/revistas/psicoanalisis/trabajos_completos/revista19/fernandez.pdf

Erikson. E. (1995/1950). Sociedad y adolescencia. Siglo Veintiuno Editores.

Flesler, A. (2011). El niño en análisis y las intervenciones del analista. Paidós.

Foucault, M. (1979). Microfísica del poder (J. Varela, ed. y F. Álvarez-Uría, trad.). Las Ediciones de La Piqueta.

Foucault, M. (1996/1978). La verdad y sus formas jurídicas (E. Lynch, trad.). Gedisa.

Foucault, M. (1999/1984). La ética del cuidado de sí como práctica de la libertad. En Estética, ética y hermenéutica. Obras esenciales, volumen III (A. Gabilondo, ed. y trad., págs. 393-415). Paidós.

Foucault, M. (2007/1973-1974). El poder psiquiátrico. Fondo de Cultura Económica.

Foucault, M. (2007/1974-1975). Los anormales: curso en College France. Fondo de Cultura Económica.

Foucault, M. (2017/1982-1983). Discurso y verdad. Conferencias sobre el coraje de decirlo todo (H. Pons, trad.). Siglo Veintiuno Editores.

Freud, S. (1991/1899). Sobre los recuerdos encubridores. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. III, págs. 291-316). Amorrortu.

Freud, S. (1991/1910[1909]). Cinco conferencias sobre psicoanálisis. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. XI, págs. 1-52). Amorrortu.

Freud, S. (1991/1912). Sobre los tipos de contracción de neurosis. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. XII, págs. 233-246). Amorrortu.

Freud, S. (1991/1937). Análisis terminable e interminable. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. XXIII, págs. 211-254). Amorrortu.

Freud, S. (1992/1888). Histeria. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. I, págs. 41-66). Amorrortu.

Freud, S. (1992/1905). Tres ensayos de teoría sexual. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. VII, págs. 109-224). Amorrortu.

Freud, S. (1992/1905[1904]). Sobre psicoterapia. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. VII, págs. 243-257).

Freud, S. (1992/1908). Sobre las teorías sexuales infantiles. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. IX, págs. 183-202). Amorrortu.

Freud, S. (1992/1909[1908]). La novela familiar de los neuróticos. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. IX, págs. 213-220). Amorrortu.

Freud, S. (1992/1916). Algunos tipos de carácter dilucidados por el trabajo psicoanalítico. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. XIV, págs. 313-340). Amorrortu.

Freud, S. (1992/1919). Escritos breves. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. XVII, págs. 253-268). Amorrortu.

Freud, S. (1992/1923[1922]). Una neurosis demoníaca en el siglo XVII. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. XIX, págs. 67-106). Amorrortu.

Freud, S. (1992/1923). La organización genital infantil (Una interpolación en la teoría de la sexualidad). En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. XIX, págs. 141-150). Amorrortu.

Freud, S. (1992/1925[1924]). Presentación autobiográfica. En J. Strachey (Ed.), y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. XX, págs. 1-70). Amorrortu.

Freud, S. (1992/1950[1895]). Proyecto de psicología. En J. Strachey (Ed.) y J. L. Etcheverry (Trad.), Obras completas (Vol. I, págs. 323-446). Amorrortu.

Freud, A. (1992/1958). La adolescencia. En Abreu et al. (Trad.), Psicoanálisis del desarrollo del niño y del adolescente (págs. 165-193). Paidós.

Goethe, J. (2019/1790). Teoría de la naturaleza (C. Tognetti, trad.). Greenbooks.

Gutton, P. (1991). Lo puberal. Paidós.

Hall, G. (1904). Adolescence: its Psychology and its Relations to Physiology, Anthropology, Sociology, Sex, Crime, Religion and Education. Vol. I. Appleton and Company.

Jones, E. (1961). Vida y obra de Sigmund Freud. Anagrama.

Klein, A. (2012). Imágenes psicoanalíticas y sociales de la adolescencia. Un complejo entrecruce de ambigüedades. Interdisciplinaria, 29(2), 235-251. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=18026361005

Knobel, M. (1971). El síndrome de la adolescencia normal. En La adolescencia normal. Un enfoque psicoanalítico (págs. 35-109). Paidós.

Lacan, J. (2010/1964). La excomunión. En J. Miller (Ed.) y E. Berenguer (Trad.), El seminario de Jacques Lacan, Libro 11: Los cuatro conceptos fundamentales del psicoanálisis (págs. 9-24). Paidós.

Lacan, J. (2007). Mi enseñanza (N. González, trad. Y J-A. Miller y J. Miller, comps.). Paidós.

Lacan, J. (2012/1970). Radiofonía. En Otros escritos (págs. 425-472). Paidós.

Luzuriaga, M. (2013). La invención de la adolescencia: una visión histórica y transcultural. En J. Barrionuevo (Comp.), Adolescencia. Clínica psicológica y psicoanalítica institucional (págs. 15-44). Delhospital.

Parker, I. (2013). Estudios psicosociales: análisis lacaniano de discurso negociando un texto de entrevista. En Lacan, discurso, acontecimiento. Nuevos análisis de la indeterminación textual (págs. 71-88). Plaza y Valdez.

Pavón-Cuellar, D. (2013). El acto enunciador y el problema de lo real en el análisis lacaniano de discurso. En Lacan, discurso, acontecimiento. Nuevos análisis de la indeterminación textual (págs. 89-102). Plaza y Valdez.

Pavón-Cuellar, D. y Parker, I. (2013). Introducción. La teoría lacaniana, el análisis del discurso y la cuestión del acontecimiento. En Lacan, discurso, acontecimiento. Nuevos análisis de la indeterminación textual (págs. 11-24).

Plaza y Valdez.

Rousseau, J-J. (2000/1762). Emilio o la educación (R. Viñas, trad.). Elalhep.

Savio, K. (2017). El sujeto de la enunciación: diálogos entre la lingüística y el psicoanálisis. Linguagem em (Dis)curso, 17(2), 271-284. https://www.scielo.br/j/ld/a/yVh9wCVhTD5mcSHzMTfjxqx/?format=pdf

Tubert, S. (1982). La muerte y lo imaginario en la adolescencia. Saltes.

Winnicott, D. (1990). Deprivación y delincuencia (C. Winnicott, S. y M. Davis, comps. y L. Wolfson y N. Rosenblatt, trads.). Paidós.

Publicado

2024-04-01

Como Citar

Pérez Leura, S. E., & García Valdez, R. (2024). IMPLICAÇÕES PARA O USO DO CONCEITO DE ADOLESCÊNCIA NA PSICANÁLISE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO E SUAS FORMAS DE SUBJETIVIDADE: UMA ANÁLISE DO DISCURSO E SUAS FORMAS DE SUBJETIVIDADE. Affectio Societatis, 21(40), 1–31. https://doi.org/10.17533/udea.affs.v21n40a01