Curso de graduação de Direito da Universidade de Antioquia. Um exemplo de inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.esde.v74n163a09

Palavras-chave:

inovação social, inovação jurídica, inovação curricular, auto –avaliação institucional

Resumo

Artigo de reflexão derivado do processo de auto-avaliação do curso de Graduação de Direito da Universidade de Antioquia, com fins de renovação da acreditação de qualidade, outorgada pelo Conselho Nacional de Acreditação (CNA), atribuído ao Ministério de Educação. Inscrito como projeto de pesquisa diante do Centro de Pesquisas da Faculdade de Direito e Ciências Políticas, de acordo à acta do Comitê Técnico de Pesquisas 04 – 2015 do dia 8 de abril de 2015. Com este artigo pretende-se visibilizar as contribuições que desde a inovação jurídica realizou o programa de Direito da Universidade de Antioquia, em termos teóricos e desde a experiência de seus projetos, programas, atividades e práticas acadêmicas nas quais é pioneiro a nível nacional. O programa de Direito é um referente do ensino – aprendizado do campo jurídico, de impacto nas comunidades menos favorecidas de Medellín e em alguns municípios de Antioquia. Facilitando o acesso à justiça, à formação jurídico – política das comunidades e à transformação social.

|Resumo
= 368 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 203 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvigia Cardona Zuleta, Universidad de Antioquia

Abogada, aspirante a magíster en Educación, líneapedagogía y diversidad de la Universidad de Antioquia. Integrante de los Grupos de Investigación: 1) Derechoy Sociedad– 2) Poder yNuevas Subjetividades: Otros lugaresde lo político. Profesora del área de investigación y clínicas jurídicas de la Facultad de Derecho y Ciencias Políticas de la Universidad deAntioquia, Colombia.

Referências

Actualidad Legálitas (2016). La innovación jurídica al servicio de la sociedad es la nueva apuesta de Legálitas. Recuperado de: https://www.legalitas.com/actualidad/La-innovacion-juridica-al-servicio-de-la-sociedad

Colombia. Consejo Nacional de Acreditación—CNA— (2009) Lineamientos para acreditación de alta calidad de programas de maestría y doctorado. Recuperado de: https://www.cna.gov.co

Colombia. Consejo Nacional de Acreditación—CNA— (2013) Lineamientos para acreditación de programas de pregrado. Recuperado de: https://www.cna.gov.co/1741/articles-186359_pregrado_2013.pdf

Gil Botero, E. (2017). Retos de la Justicia en el Posconflicto. (Ponencia) Homenaje de Reconocimiento, Universidad de Antioquia, 2 de julio de 2017.

González Sánchez, P. & Duque Quintero, S. (2016). Documento de trabajo: Notas sobre apropiación social del conocimiento en Colombia I. Recuperado de: http://www.udea.edu.co/wps/wcm/connect/udea/b47d0eb0-2d2f-41b8-8583-1ad8af649540/011_Apropiacion_social_conocimiento_Colombia_parte+I.pdf?MOD=AJPERES

González Sánchez, P. & Duque Quintero, S. (2016). Documento de trabajo: Notas sobre apropiación social del conocimiento en Colombia II. Recuperado de: http://www.udea.edu.co/wps/wcm/connect/udea/c6b04c09-372c-4043-88a1-8b18d92b7e58/012_Apropiacion_social_conocimiento_Colombia_parte+II.pdf?MOD=AJPERES

González Sánchez, P. & Franco Gómez, E. (2012) Áreas prioritarias de investigación —APIS— en el saber jurídico, un aporte para la discusión sobre la Innovación Jurídica. Revista Estudios de Derecho, 154, diciembre de 2012.

Molina Betancur, C. M. (10/02/2016). La innovación en las Facultades de Derecho. Recuperado de: https://www.ambitojuridico.com/bancoconocimiento/educaciony-cultura/la-innovacion-en-las-facultades-de-derecho

Oliva León, R. (2015). ¿Serán Google y Watson los abogados del futuro? Recuperado de: http://www.juristasconfuturo.com/innovacion/imasdmasi-legal/

Parque del Emprendimiento (2017) http://parquedelemprendimiento.com/

Restrepo Ospina, A. M. (2013). Innovación. Concepto y Retos en la Agenda Universitaria. Revista Estudios de Derecho, (156), diciembre de 2013.

Restrepo Zea, J. H. (2012). Políticas de Innovación para las Universidades Colombianas. (Ponencia) II Encuentro académico sobre innovación e investigación en Derecho y Ciencias Políticas, 16 de noviembre de 2012.

Ruta N (2011) Plan de Ciencia Tecnología e Innovación de Medellín – 2010. Recuperado de: http://rutanmedellin.org/images/programas/plan_cti/Documentos/ Plan-de-CTi-de-Medellin.pdf

Ruta N (2016) http://www.rutanmedellin.org/

Universidad de Antioquia. Facultad de Derecho y Ciencias Políticas (2016). Informe de Autoevaluación con fines de reacreditación 2010-2015. Recuperado de: https://derecho.udea.edu.co

Universidad de Antioquia. Facultad de Derecho y Ciencias Políticas (2017). Informe Complementario al proceso de Autoevaluación con fines de reacreditación 2016. Recuperado de: https://derecho.udea.edu.co

Universidad de Antioquia. Facultad de Derecho y Ciencias Políticas (2016). Comité Técnico de Investigaciones. Acta de Reunión 04 del 4 de mayo de 2016. Recuperado de: https://drive.google.com/file/d/0B5h TbYs62FkY09zbFFJOFRRb2s/view

Universidad de Antioquia. Facultad de Derecho y Ciencias Políticas. (2017). Boletín Electrónico Al Derecho. Recuperado de: http://boletinalderecho.blogspot.com.co/

Universidad de Antioquia. Vicerrectoría de Docencia (2013). Metodología para la autoevaluación de programas de pregrado. Recuperado de: http://udea.edu.co

Universidad de Antioquia. Vicerrectoría de Docencia (2016). Manual de Indicadores Acreditación. Recuperado de: http://udea.edu.co.

Universidad de Antioquia. Vicerrectoría de Extensión (2017). Gestión Tecnológica. Recuperado de: http://udea.edu.co

Universidad de Antioquia. Vicerrectoría de Extensión (2017). Innovación. Recuperado de: http://www.udea.edu.co/wps/portal/udea/web/inicio/extension-UdeA/gestion-tecnologica

Villa, L. y Melo, J. (2015). Panorama actual de la Innovación Social en Colombia. Banco Interamericano de Desarrollo (BID). Recuperado de: https://publications.iadb. org/bitstream/handle/11319/6957/CTI_DP_Panorama_actual_de_la_innovacion_social.pdf?sequence=1

Zapata Cortes, O. L. & Betancur Monsalve, M. C. (2012). El Papel de la Universidad en las políticas públicas de emprendimiento e innovación. Estudio de caso: participación de la Universidad de Antioquia en las políticas de emprendimiento e innovación del municipio de Medellín, 2004-2011 (Ponencia Avance Investigación) II Encuentro académico sobre innovación e investigación en Derecho y Ciencias Políticas,16 de noviembre de 2012.

Publicado

2017-01-31

Como Citar

Cardona Zuleta, E. (2017). Curso de graduação de Direito da Universidade de Antioquia. Um exemplo de inovação. Estudios De Derecho, 74(163), 191–212. https://doi.org/10.17533/udea.esde.v74n163a09

Edição

Seção

Artículos