Antropologia e vida nos povoados da Colômbia: a propósito da biocolonialidade e metodologia do palavrear
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.boan.v31n52a19Palavras-chave:
(bio)colonialidade, rebelião, palavrear, etnografias solidárias, descolonizaçãoResumo
A partir de um trabalho etnográfico começado na Amazônia Colombiana, feito para compreender a biocolonialidade na Colômbia, descrevo a maneira como surgiu a metodologia do palavrear e como, sendo uma proposta dos povos indígenas murui-muina de Tarapacá, a registro dentro da epistemologia das etnografias solidárias feitas na Colômbia. Isto último o faço através de uma análise crítica à proposta da teorização conjunta da etnografia em colaboração da antropóloga norte-americana Joanne Rappaport, a qual comparo com a proposta de “recolher os conceitos na vida” da etnografia solidária do antropólogo colombiano Luis Guillermo Vasco. Além disso, incluo a literatura para exibir que os povos decidiram usar a palavra escrita (“co teorizar” ou “recolher os conceitos na vida”) como instrumento de luta de frente a seu esquecimento. O objetivo é abrir de novo um debate sobre a produção e a validação de conhecimentos acadêmicos (principalmente etnográficos), antes apresentados nesta revista pelo próprio Vasco em 1983, já que considerou necessários para a descolonização das ciências sociais, humanas e mesmo, naturais.
Downloads
Referências
Andrade, Lucía (1994). Recorriendo nuestro territorio. Tesis de grado. Departamento de Antropología. Universidad Nacional de Colombia, Bogotá.
Areiza, Laura (2014). “Anastasia Candre: nimairango —mujer de saber— en Yuaki Murui Muina”. En: Revista Mundo Amazónica, N.° 5, pp. 161-176.
Arocha, Jaime (1984). “Antropología propia: un programa en formación”. En: Arocha, Jaime y De Friedemann, Nina S. (eds.), Un siglo de investigación social: antropología en Colombia. Etno, Bogotá, pp. 255-300.
Beltrán, Yilson (2016a). Colombia entre dos mundos: un acercamiento a la relación entre investigadores de la biodiversidad y las comunidades. Universidad Nacional de Colombia, Bogotá.
Beltrán, Yilson. 2016b. “La biocolonialidad en las relaciones entre investigadores de la biodiversidad y las comunidades en Colombia”. En: Tabula Rasa No. 24. pp. 213-240 Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, Bogotá.
Beltrán, Yilson (2016b). “La biocolonialidad en las relaciones entre investigadores de la biodiversidad y las comunidades en Colombia”. En: Tabula Rasa, N.° 24. pp. 213-240 Universidad Colegio Mayor de Cundinamarca, Bogotá.
Bourdieu, Pierre (1990). Sociología y Cultura. Editorial Grijalbo, México.
Cajigas-Rotundo, Juan C. (2006). “La (bio)colonialidad del poder: Cartografías epistémicas en torno a la abundancia y la escasez”. En: Revista Youcali, N.° 11, pp. 59-74.
Cajigas-Rotundo, Juan C. (2007a). “Anotaciones sobre la biocolonialidad del poder”. En: Revista Pensamiento Jurídico, N.° 18, pp. 59-72.
Cajigas-Rotundo, Juan C. (2007b). “La biocolonialidad del poder. Amazonía, biodiversidad y ecocapitalismo”. En: Castro-Gómez, Santiago y Grosfoguel, Ramón (eds.), El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Iesco-Pensar-Siglo del Hombre Editores, Bogotá, pp. 169-193
Cajigas-Rotundo, Juan C. (2008). “Saber posoccidental”. En: Dupas, Gilberto (org.), Meio ambiente e crescimento economico. Tensoes estructurales. Editora Unesp, IEEI, Sao Paulo.
Camus, Albert ([1953] 1978). El hombre rebelde. Editorial Losada, Buenos Aires.
Castro-Gómez, Santiago (2007). “Michel Foucault y la colonialidad del poder”. En: Tabula Rasa, N.° 6, pp. 153-172.
Castro-Gómez, Santiago (2010). “Michel Foucault: colonialismo y geopolítica”. En: Rodríguez, Ileana y Martínez, Josebe (eds.), Estudios trasatlánticos coloniales. Narrativas comandosistemas-mundo: colonialidad modernidad. Anthropos, pp. 271-292, Madrid.
Caviedes, Mauricio (2002). “Solidarios frente a colaboradores: antropología y movimiento indígena en el Cauca en las décadas de 1970 y 1980”. En: Revista Colombiana de Antropología, vol. 38, pp. 237-260.
Caviedes, Mauricio (2007). “Antropología apócrifa y movimiento indígena. Algunas dudas sobre el sabor propio de la antropología hecha en Colombia”. En: Revista Colombiana de Antropología, vol. 43, pp. 33-59.
Clifford, James (1983). “On Ethnographic Authority”. En: Representations, vol. 1, N.° 2, pp. 118-146.
Clifford, James (1988). The predicament of culture. Harvard University Press, Cambridge.
Correa, Francois (2005). “¿Recuperando antropologías alternativas?”. En: Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, N.° 1, pp. 109-121.
De Sousa Santos, Boaventura y Meneses, María P. (eds.) (2014). Epistemologías del Sur (Perspectivas). Akal, Madrid.
Dietz, Gunther (2011). “Hacia una etnografía doblemente reflexiva: una propuesta desde la antropología de la interculturalidad”. En: Revista de Antropología Iberoamericana, vol. 6, N.° 1, pp. 3-26.
Dussel, Enrique (2002). “World-System and Trans-modernity”. En: Nepantla. Views from South (Duke, Durham), vol. 3, N.° 2, pp. 221-244.
Fontaine, Laurent (2003). “El mambe frente al dinero entre los yucuna del Amazonas”. En: Revista Colombiana de Antropología, vol. 39, pp. 173-201.
García Márquez, Gabriel ([1967] 2014). Cien años de soledad. Ediciones Cátedra, Madrid.
Grosfoguel, Ramón (2013). “Racismo/sexismo epistémico, universidades occidentalizadas y los cuatro genocidios/epistemicidios del largo siglo xvi”. En: Tabula Rasa, N.° 19, pp. 31-58.
Jimeno, Myriam (2005). “La vocación crítica de la antropología en Latinoamérica”. En: Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, N.° 1, pp. 43-67.
Maldonado-Torres, Nelson (2007). “Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto”. En: Castro-Gómez, Santiago y Grosfoguel, Rafael (eds.), El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Iesco-Pensar-Siglo del Hombre Editores, Bogotá, pp. 127-167.
ONIC (2002). Territorios indígenas, identidad cultural y resistencia. Ediciones Turdakke, Bogotá.
Palacios, Arnoldo ([1949] 2010). Las estrellas son negras. Ministerio de Cultura, Bogotá.
Pineda Camacho, Roberto (2005). “La historia, los antropólogos y la amazonia”. En: Antípoda. Revista de Antropología y Arqueología, N.° 1, pp. 121-135.
Pineda Camacho, Roberto (2007). “La antropología colombiana desde una perspectiva latinoamericana”. En: Revista Colombiana de Antropología, vol. 43, enero-diciembre, pp. 367-385.
Pineda Giraldo, Roberto (2000). “La antropología en Colombia”. En: Leal Buitrago, Francisco y Rey, Germán (eds.), Discurso y razón: una historia de las ciencias sociales en Colombia. Ediciones Uniandes Fundación Social-TM Editores, Bogotá.
Rappaport, Joanne (1990). The politics of memory. University Press, Cambridge.
Rappaport, Joanne (1998). “Hacia la descolonización de la producción intelectual indígena en Colombia”. En: Sotomayor, María L. (ed.), Modernidad, identidad y desarrollo. ICANH, Bogotá.
Rappaport, Joanne (2004). “Investigación y pluralismo étnico: el encuentro académico indígena”. En: Arocha, Jaime (ed.), Utopía para los excluidos: el multiculturalismo en África y América Latina. Facultad de Ciencias Humanas Universidad Nacional, Colección CES, Bogotá, pp. 261-285.
Rappaport, Joanne (2005). Intercultural Utopias: Public Intellectuals, Cultural Experimentation, and Ethnic Dialogue in Colombia. N. C.: Duke University Press, Durham.
Rappaport, Joanne (2007). “Más allá de la escritura: la epistemología de la etnografía en colaboración”. En: Revista Colombiana de Antropología, vol. 43, enero-diciembre, pp. 197-229.
Rappaport, Joanne y Ramos, Abelardo (2005). “Una historia colaborativa: retos para el diálogo indígenaacadémico”. En: Historia Crítica, N.° 29, pp. 39-62.
Romero, José (2005). Manuel Quintín Lame Chantre: El indígena ilustrado, el pensador indigenista. Universidad Tecnológica de Pereira, Pereira.
Shakespeare, William (1856). Hamlet. Imprenta de C. González, Madrid.
Soto Aparicio, Fernando ([1962] 2003). La rebelión de las ratas. Editorial Panamericana, Bogotá.
Tamayo, Ana (1986). Jambaló: autonomía o muerte. Tesis de grado. Departamento de Antropología, Universidad de Antioquia, Medellín.
Tapias, César y Espinosa, Nicolás (2010). “El plano, los escenarios y la puesta en escena etnográfica. Una conversación con Joanne Rappaport y César Abadía”. En: Tabula Rasa, N.° 13, pp. 341-362.
Vasco, Luis (1973). Desarrollo histórico de la relación Hombre-Tierra en el Chamí. Inédito. Trabajo de promoción a profesor asistente, Bogotá.
Vasco, Luis (1975). Los Chamí: la situación del indígena en Colombia. Editorial Margen Izquierdo, Colección Populibros, N.° 1, Bogotá.
Vasco, Luis (1980). “Entre Selva y Páramo, Viviendo y Pensando la Lucha India” [Ponencia]. En: Boletín de Antropología, vol. v, N.os 17-19, pp. 665-675.
Vasco, Luis (1983). “Algunas reflexiones epistemológicas sobre la utilización del método etnográfico en el trabajo de campo”. En: Boletín de Antropología, vol. v, N.os 17-19.
Vasco, Luis (1985). Jaibanás: los verdaderos hombres. Fondo de Promoción de la Cultura del Banco Popular, Colección Textos Universitarios, Bogotá.
Vasco, Luis (1987). Semejantes a los dioses: Cerámica y Cestería Embera Chamí. Centro Editorial Universidad Nacional de Colombia, Bogotá.
Vasco, Luis (1994a). Del barro al aluminio: Producción cultural Embera y Waunaan. Inédito, Bogotá.
Vasco, Luis (1994b). Lewis Henry Morgan: Confesiones de amor y odio. Editorial Universidad Nacional de Colombia, Colección Latinoamericana, Bogotá.
Vasco, Luis (1998a). Guambianos: Hijos del aroiris y del agua. En coautoría con los Taitas Guambianos Abelino Dagua Hurtado y Misael Aranda. CEREC, Los Cuatro Elementos, Fundación Alejandro Ángel Escobar, Fondo de Promoción de la Cultura del Banco Popular, Colección Historia y Tradición Guambianas, Bogotá, N.o 5.
Vasco, Luis Guillermo y Galeano, Janneth (1998b). Guía bibliográfica: nacionalidades indígenas Embera y Waunaan. Seminario Permanente Interdisciplinario de Etnoeducación, Universidad Nacional de Colombia y Ministerio de Educación Nacional, Bogotá.
Vasco, Luis Guillermo y Galeano, Janneth (1998c). Guía bibliográfica: Nacionalidades indígenas Guambiana y Páez. Seminario Permanente Interdisciplinario de Etnoeducación, Universidad Nacional de Colombia y Ministerio de Educación Nacional, Bogotá.
Vasco, Luis (2002). Entre Selva y Páramo, Viviendo y Pensando la Lucha India. Instituto Colombiano de Antropología, Bogotá.
Vasco, Luis (2003). Notas de viaje: Acerca de Marx y la Antropología. Fondo de Publicaciones de la Universidad del Magdalena, Bogotá.
Vasco, Luis (2007). “Así es mi método en etnografía”. En: Tabula Rasa, N.o 6, pp. 19-52.
Vasco, Luis (2008). “Quintín Lame: Resistencia y Liberación”. En: Tabula Rasa, N.o 9, pp. 371-383.
Referencias electrónicas
Vasco, Luis (2010). Intervención en: Pensamiento Propio, Universidad y Región. Universidad de Nariño, Pasto. Transcripción de Anita Andrea Narváez Chamorro. [En línea:] http://www.luguiva.net/articulos/detalle.aspx?id=85. (Consultado el 3 de enero de 2016)
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publiquem no “Boletim de Antropologia” aceitam as seguintes condições:
- Os autores conservam os direitos autorais e cedem à revista o direito da primeira publicação, com o trabalho cadastrado com a licença de atribuição de Creative-Commons, que permite a terceiros utilizar o publicado contanto que mencionem a autoria do trabalho e à primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem realizar outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) contanto que mencionem explicitamente que o trabalho foi publicado por primeira vez nesta revista.

