Dialogicidade, conflito e memoria em Etnohistoria Siona

Autores

  • E. Jean Langdon Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.boan.v33n55a04

Palavras-chave:

dialogicidade, conflito e memoria em Etnohistoria Siona, conflito e memoria em Etnohistoria Siona, conflito

Resumo

Este artigo apresenta e analisa uma narrativa histórica registrada em 1972 em língua Siona, uma língua Tukano ocidental, para examinar a relação entre memoria individual e coletiva e contribuir à revitalização da tradição narrativa. As versões nativas do contato com os invasores espanhóis e o discurso apropriado para revelar a identidade, são as duas temáticas que conformam o fundo deste artigo, o qual se focaliza em uma narrativa que revisa o conflito, o discurso e a identidade na historia oral Siona. Anteriormente tenho demonstrado que os indígenas Siona da Amazônia colombiana oferecem uma visão alternativa àquela das narrativas históricas sobre os acontecimentos violentos que aconteceram depois o contato com os europeus no século xvi. Sua metanarrativa do contato reconstrói os acontecimentos passados no contexto de um esquema cosmológico mais amplo que dá a seus xamãs o papel chave na defesa contra os invasores. A narrativa analisada neste trabalho se concentra nos modos de discurso e as estratégias narrativas, tais como o discurso aludido e a conversa dialógica, que marcamos conflitos entre os Siona e os invasores espanhóis. Destaca perspectivas anteriormente ignoradas no conflito dentro da linguagem e das estratégias discursivas e seu lugar na construção de identidades passadas e presentes. A narrativa analisada aqui evidencia como os Siona marcam o desdobramento de sua historia e identidade através do discurso e da maneira certa de falar.
|Resumo
= 403 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 191 veces| | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 81 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

E. Jean Langdon, Universidade Federal de Santa Catarina

CNPq 1B Researcher / Postgraduate Program in Anthropology. Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brazil).

Referências

ACIPS / Asociación de los Cabildos Indígenas Pueblo Siona (2012). ZIO BAIN: Diagnóstico Plan Salvaguarda. ACIPS/Ministerio del Interior, Puerto Asís.

Austin, John L. (1975). How to do things with words. Harvard University Press, Cambridge.

Basso, Ellen (1985). A Musical View of the Universe: Kalapalo Narratives and Ritual Performance. University of Pennsylvania, Philadelphia.

Basso, Ellen (1995). The Last Cannibals. University of Texas, Austin.

Beier, Christine; Lev, Michael y Sherzer, Joel (2002). “Discourse Forms and Processes in Indigenous Lowland South America: An Areal-Typological Perspective.” En: Annual Review in Anthropology, vol. 31, pp. 121-145.

Bloch, Maurice (1975). Political Language and Oratory in Traditional Society. Academic Press, Nueva York.

Bonilla Sandoval, Víctor Daniel (1968). Siervos de Dios y Amos de Indios: El Estado y la Misión Capuchina en el Putumayo. Ediciones Tercer Mundo, Bogotá.

Clastres, Pierre (1978). A Sociedade Contra o Estado. Francisco Alves, Río de Janeiro. Clastres,

Pierre (1990). A Fala Sagrada: Mitos e Cantos Sagrados dos Índios Guarani. Trans. Papirus, São Paulo.

Flores Farfán, José Antonio y Ramallo, Fernando F. (2010). New Perspectives on Endangered Languages: Bridging gaps between sociolinguistics, documentation and language revitalization. John Benjamins Publishing Company, Amsterdam.

Franchetto, Bruna (2006). “Ethnography in Language Documentation”. En: Gippert, Jost; Himmelmann, Nikolaus P. y Mosel, Ulrike (eds.). Essentials of language documentation. Mouton de Gruyter, Berlín, pp. 183-211.

Franchetto, Bruna (2010). “Bridging Linguistic Research and Linguistic Documentation: The Kuikuro Experience (Brazil)”. En: Farfán, José Antonio Flores, Ramallo, Fernando F. (eds.), New Perspectives on Endangered Languages: Bridging Gaps Between Sociolinguistics, Documentation and Language Revitalization. John Benjamins Publishing Company, Amsterdam, pp. 91-120.

Hendricks, Janet Wall (1996). “Poder y Conocimiento. Discurso y transformación ideológica entre los Shuar”. En: Santos Granero, Fernando (ed.), Globalización y Cambio. Abya-Yala, Quito, pp. 131-181.

Kohn, Eduardo (2002). “Infidels, Virgins, and the Black-Robed Priest: A backwoods History of Ecuador’s Montaña Region”. En: Ethnohistory, vol. 49, N.°3, pp. 545-582.

Kroskrity, Paul V. (2012). “Sustaining Stories: Narratives as Cultural Resources in Native American Projects of Cultural Sovereignty, Identity Maintenance, and Language Revitalization”. En: Kroskrity, Paul V. (ed.), Telling Stories in the Face of Danger. Language Renewal in Native American Communities. University of Oklahoma Press, Norman, pp. 3-21.

Langdon, E. Jean (1990). “La historia de la conquista de acuerdo a [sic] los Indios Siona del Putumayo.” En: Pineda Camacho, Roberto y Alzate Ángel, Beatriz (comp.), Los meandros de la Historia en Amazonia. Abya-Yala, Quito, pp.13-41.

Langdon, E. Jean (1991). “Interethnic Processes Affecting the Survival of Shamans: A Comparative Analysis.”. En: Pinzón, Carlos Ernesto y Suárez P., Rosa (comp.), Otra América en construcción: medicinas tradicionales, religiones populares. Instituto Colombiano de Antropología e Instituto Colombiano de Cultura, Bogotá, pp. 44-65.

Langdon, E. Jean (1992). “Dau: Shamanic Power in Siona Religion and Medicine.” En: Langdon, E. Jean Matteson y Baer, Gerhard (eds.), Portals of Power: Shamanism in South America. University of New Mexico, Albuquerque, pp. 41-62.

Langdon, E. Jean (1995). “A Morte e Corpo dos Xamãs nas Narrativas Siona”. En: Revista de Antropologia da Universidade de São Paulo, vol. 38, pp.107-149.

Langdon, E. Jean (2001). “A Doença como Experiência: O Papel da Narrativa na Construção Sociocultural da Doença”. En: Etnográfica: Revista do Centro de Estudos de Antropologia Social, vol. 2, pp. 241-260.

Langdon, E. Jean (2004). “Shamanismo y sueños: subjetividad y representaciones de sí mismo en narrativas de sueños siona.” En: Cipolleti, Maria Susana (comp.), Los mundos de abajo y los mundos de arriba: individuos y sociedad en las tierras bajas y los Andes. Homenaje a Gerhard Baer. Abya-Yala, Quito, pp. 26-51.

Langdon, E. Jean (2014). La negociación de lo oculto: chamanismo, medicina y familia entre los siona del bajo Putumayo. Editorial Universidad del Cauca, Popayán.

Langdon, E. Jean (2016). “A performance da diversidade: o xamanismo como modo performático”. En: GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia, vol. 1, N.o 1, pp. 9-40.

Lepe, Luz María y Rebolledo, Nicanor (2014). Educación bilingüe y políticas de revitalización de lenguas indígenas. Abya-Yala, Quito.

Markham, Clements R. (trad. y ed.) (1859). Expeditions to the Valley of the Amazons. 1539, 1540, 1636. Burt Franklin, Nueva York.

Oakdale, Suzanne (2005). I Foresee My Life: The Ritual Performance of Autobiography in an Amazonian Community. University of Nebraska Press, Lincoln.

Pérez, Felipe (1862). Geografía Física y Política del Estado de Cauca. Imprenta de la Nación, Bogotá.

Ramírez, Maria Clemencia (2011). Between the Guerrillas and the State: The Cocalero Movement, Citizenship and Identity in the Colombian Amazon. Duke University Press, Durham.

Seeger, Anthony (1981). Nature and Society in Central Brazil: The Suya Indians of Mato Grosso. Harvard University, Cambridge.

Seeger, Anthony; DaMatta, Roberto y Viveiros de Castro, Eduardo (1987). “A Construção da Pessoa nas Sociedades Indígenas Brasileiras.” En: Pacheco de Oliveira, João Filho (org.), Sociedades Indígenas e Indigenismo no Brasil. UFRJ/Marco Zero, Río de Janeiro, pp. 11-30.

Sherzer, Joel (1983). Kuna Ways of Speaking. Austin, University of Texas.

Sherzer, Joel (1987). “Poetic Structuring of Kuna Discourse: the line”. En: Sherzer, Joel y Anthony C., Woodbury (eds.), Native American Discourse: Poetics and Rhetoric. Cambridge University Press, Cambridge, pp. 103-139.

Taussig, Michael (1987). Shamanism, Colonialism, and the Wild Man. University of Chicago, Chicago.

Urban, Greg (1986). “Ceremonial Dialogues in South America”. En: American Anthropologist, vol. 88, pp. 371-386.

Viveiros de Castro, Eduardo (1998). “Cosmological Deixis and Amerindian Perspectivismo”. En: Journal of the Royal Anthropological Institute-Man, vol. 4, pp. 469-448.

Wasserstrom, Robert (2014). “Surviving the Rubber Boom: Cofán and Siona Society in the ColombiaEcuador Borderlands (1875-1955)”. En: Ethnohistory, vol. 61, N.° 3, pp. 525-547.

Wheeler, Alva (1987). Gantïya Bain: El Pueblo Siona, Tomo II. Editorial Townsend, Lomalinda.

Publicado

2018-01-01

Como Citar

Langdon, E. J. (2018). Dialogicidade, conflito e memoria em Etnohistoria Siona. Boletim De Antropologia, 33(55), 56–76. https://doi.org/10.17533/udea.boan.v33n55a04

Edição

Seção

Dossier