A teoria dos desejos, a origem da negritude e a geração na obra de Benito Feijóo1

Autores

  • Rodrigo Zapata Cano Universidade de Antioquia

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.boan.6685

Palavras-chave:

Benito Feijóo, Iluminismo espanhol, Teologia natural, Corpo, conhecimento e crenças, Pré-formacionismo, Vitalismo, Mecanismo, Divulgação científica

Resumo

Resumo. O beneditino espanhol Benito Feijóo (1676-1764) escreveu o Teatro Crítico Universal (1726-1740) em nove volumes e as Cartas Eruditas y Curiosas (1742-1760) em cinco volumes. Esses textos enciclopédicos concentraram-se na disseminação do conhecimento mais heterogêneo, tanto erudito quanto popular, da época. Este artigo descreve o papel desempenhado nessa obra por noções fisiológicas e anatômicas, como a natureza do sangue, do sêmen e da estrutura e função da pele, como evidência e argumentos para provar a origem da cor da pele etíope e, assim, afirmar o mito bíblico de Adão. Em segundo lugar, são desenvolvidos os problemas epistemológicos e culturais que surgem em relação às teorias da geração de seres vivos e a chamada teoria do desejo ou a influência da imaginação materna sobre o feto. Enquadradas na teologia natural, essas representações de diferentes fragmentos do corpo humano emergem e podem ser apreendidas e reconstruídas graças à

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Biografia do Autor

Rodrigo Zapata Cano, Universidade de Antioquia

Professor
Departamento de Artes Visuais
Universidade de Antioquia
Endereço eletrônico: rodrigozapatak@yahoo.com

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Publicado

2010-09-03

Como Citar

Zapata Cano, R. (2010). A teoria dos desejos, a origem da negritude e a geração na obra de Benito Feijóo1. Boletim De Antropologia, 22(39), 33–51. https://doi.org/10.17533/udea.boan.6685

Edição

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Cuerpo y Género

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