O ritual e seus duplos: fronteira, ritual e papel das máscaras na festa da moça nova ticuna
DOI:
https://doi.org/10.17533/udea.boan.6782Palavras-chave:
Ticuna, Ritual de pubertade, Moça nova, Duplo ritual, Máscaras, Cultura de fronteraResumo
Resumo. A análise do ritual de puberdade feminina ticuna leva a considerar a performance das máscaras no contexto da festa, bem como destacar o papel do duplo ritual. Examina-se a signifi cação da liminaridade no repertório cultural da performance ritual em termos de uma dinâmica identitária. Considera-se em particular a entrada em cena, na festa da moça Tueguna realizada em 2002 na comunidade Enepü (T. I. Evare II, Brasil), de uma única máscara, denominada Tchowicu, que encenou o enunciado das peripécias de dois irmãos para vingarem o assassinato da irmã deles, tal como relatado no depoimento do artesão. Articula-se iniciação ritual, historicidade e identifi cação étnica em uma antropologia política da cultura de fronteira.
Downloads
Referências
Bhabha, Homi K. (1998). O local da cultura. UFMG, Belo Horizonte.
Cardoso de Oliveira, Roberto (1970). “Totemismo tukúna?”. Em: Mito e linguagem social. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, pp. 52-64.
Derrida, Jacques (1971). “O teatro da crueldade e o fechamento da representação”. Em: A escritura e a diferença. Perspectiva, São Paulo, pp. 149-178.
Landaburu, Jon e Pineda, Roberto (1984). Tradiciones de la gente del hacha. MitologTradiciones de la gente del hacha. MitologTía de los indios ía de los indios íandoques del Amazonas. Caro y Cuervo-Unesco, Bogotá.
Lévi-Strauss, Claude (1979). La voie des masques. Plon, Paris.Munn, Nancy (1977). “Symbolism in a Ritual Context: Aspects of Symbolic Action”. Em: Honnigman, John J. (ed.). Handbook of social and cultural Anthropology. University of North Carolina Chapel Hill-Rand Macnally and Company, Chicago, pp. 579-612.
Nimuendaju, Curt (1959). “The Tukuna”. Em: Handbook of South American Indians, Vol. 3, pp. 713-725.
____________ (1952). The Tukuna. University of California Press, Berkeley-Los Angeles.
Steward, Pámela e Strathern, Andrew (2002). “Power and placement in blood practices”. Em: Ethnology,Vol. 41, N.o 4, pp. 349-363.
Tambiah, Stanley Jeyaraja (1985). Culture, thought and Social Action. Harvard University Press, Cambridge, pp. 123-166.
____________ (1984).The Buddhist saints of the forest and the cult of amulets: a study in charisma, hagiography, sectarianism, and millennial Buddhism. Cambridge University Press, Cambridge.
TurnerTurnerT, Victor (1982). From ritual to theater: The human seriousness of play. PAJ, New York.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Boletim de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publiquem no “Boletim de Antropologia” aceitam as seguintes condições:
- Os autores conservam os direitos autorais e cedem à revista o direito da primeira publicação, com o trabalho cadastrado com a licença de atribuição de Creative-Commons, que permite a terceiros utilizar o publicado contanto que mencionem a autoria do trabalho e à primeira publicação nesta revista.
- Os autores podem realizar outros acordos contratuais independentes e adicionais para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (por exemplo, incluí-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro) contanto que mencionem explicitamente que o trabalho foi publicado por primeira vez nesta revista.