Brasil-Europa. Por uma antropologia pós-nacional em tempos de transferência.

Autores

  • Mark Münzel Philipps-Universität

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.boan.6888

Palavras-chave:

Antropologia brasileira, Antropologia pós-nacional, Pesquisa antropológica, Viagens à Amazônia, Migração científica.

Resumo

Resumo. O Brasil, um país de migrantes e de fusão de culturas, incorporou influências da antropologia norte-americana e européia, mesmo que as influências da antropologia brasileira na direção oposta, ou seja, na direção da metrópole, não tenham sido conscientes. Este artigo se refere a movimentos em ambas as direções, nos quais se cruzam os nomes de vários pioneiros da antropologia brasileira. Não se trata de uma longa enumeração de personagens, teorias e motivos na forma de um mapa histórico-cultural de migrações, nem de um panfleto comemorativo ao gosto do setor cultural de uma embaixada; trata-se, sim, de tornar visível a capacidade de absorção do estrangeiro no Brasil, conhecida por Oswald de Andrade como antropofagia. Alguns exemplos ilustrarão a assimilação de antropólogos de origem não brasileira, a fim de destacar tanto suas raízes europeias quanto seu pertencimento à história da antropologia nesse país latino-americano.

|Resumo
= 96 veces | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 96 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mark Münzel, Philipps-Universität

Diretor do Instituto de Estudos Culturais Comparados e Estudos Religiosos Philipps-Universität, Marburg/Lahn
E-mail: muenzel@staff.uni-marburg.de

Referências

Almeida, Renato (1974). Inteligência do Folclore. Companhia Editora Americana, Rio de Janeiro.

Amoroso, Marta Rosa (2001). “Nimuendaju às voltas com a história”. En: Revista de Antropologia, São Paulo, Vol. 44, N.o 2, pp. 173-188.

Andrade, Mário de (1963). Música de Feitiçaria no Brasil. Alvarenga, Oneyda, org. (Obras completas de Mário de Andrade, Vol. XIII). Livraria Martins Editora, São Paulo.

Aspelin, Paul Leslie (1976). “Nambiquara economic dualism: Lévi-Strauss in the garden, once again”. En: Bijdragen tot de Taal-, Land- en Volkenkunde, s’Gravenhage, Vol. 132, N.o 1, pp. 1-31.

Baldus, Herbert (1970). Tapirapé: Tribo tupí no Brasil Central. Companhia Editora Nacional-Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo.____________ (1937). Ensaios de etnologia brasileira. Editora Nacional, São Paulo.____________ (1931). Madame Lynch - Roman. Büchergilde Gutenberg, Berlin.

Barreto, Afonso Henriques de Lima (1991 [1911]). Triste fim de Policarpo Quaresma. Ática, São Paulo.

Becher, Hans (1972). “Herbert Baldus: 1899-1970”. En: American Anthropologist, Vol. 74, N.o 5.____________ (1970). “Herbert Baldus (1899-1970)”. En: Zeitschrift für Ethnologie, N.o 95, pp. 157-163.

Bendix, Regina (2002). “The Uses of Disciplinary History”. En: Radical History Review, New York, N.o 84, pp. 110-114.

Borges, Ana Isabel (2003). “Transferência e contralegitimação enfocando a guerra das relações huma-nas”. En: Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, Vol. 5, N.o 2, pp. 298-301.

Brandão, Carlos Rodrigues (1982). O que é Folclore. Editora Brasiliense, São Paulo.

Carneiro, Edison (1965). Dinâmica do Folclore. Editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro.

Carlini, Álvaro Luiz Ribeiro da Silva (2004). Cante lá que gravam cá: Mário de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938. Disertación de Maestría, Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. [En línea] http://www.alvarocarlini.pop.com.br/Mestrado/Mestrado%20%20Alvaro%20Carlini%20(1990-1994)%20(Depto%20Hist%F3ria%20-%20USP).htm.

Carvalho-Neto, Paulo de (1972). Mi tío Atahualpa. Un caso increíble de moros y cristianos ocurrido en los Andes. Siglo XXI, México D. F.

Castro-Klarén, Sara (1997). “Corpo-rización Tupí: Léry y el ‘Manifesto antropófago’” En: Revista de Crítica Literaria Latinoamericana, Vol. 45, pp. 193-211.

Clifford, James (1988). The Predicament of Culture: Twentieth-century ethnography, literature, and art. Harvard University Press, Cambridge.

Díaz de Arce, Norbert (2005). Plagiatsvorwurf und Denunziation: Untersuchungen zur Geschichte der Altamerikanistik in Berlin (1900-1945). [En línea] http://www.diss.fu-berlin.de/2005/96/.

____________ (2001). “«Im Grunde bin ich ein unpolitischer Mensch, der nur seiner wissenschaftlichen Tätigkeit nachgeht»: Der Fall Krickeberg”. En: Wolff, Gregor (ed.). Die Berliner und Bran-denburger Lateinamerikaforschung in Geschichte und Gegnwart: Personen und Institutionen. Wissenschaftlicher Verlag Berlin, Berlin, pp. 163-196.

Domingues, Heloísa Bertoni y Castro Faria, Luiz de (coords.) (2001). Um outro olhar - Diário da expedição à Serra do Norte. Ouro Sobre Azul, São Paulo.

Dungs, Günther Friedrich (1991). Die Feldforschung von Curt Unckel Nimuendaju und ihre theoretisch-methodischen Grundlagen. Holos, Bonn.

Hartmann, Günther (1973). “Herbert Baldus (1899-1970)”. En: Indiana. Ibero-Amerikanisches Institut PK/Gebr. Mann Verlag, Berlín, Vol. 1, pp. 233-234.

Hassenpflug, Ulla y Baldus, Herbert (1933). Im Herzen Südamerikas. Büchergilde Gutenberg, Berlín.

Kraus, Michael (2004). Bildungsbürger im Urwald - Die deutsche ethnologische Amazonienforschung (1884-1929). Curupira, Marburg.

Leach, Edmund (1970). Claude Lévi-Strauss. William Collins & Co. (Fontana Modern Masters), Londres.

Lévi-Strauss, Claude (1996). Saudades de São Paulo. Companhia das Letras, São Paulo.____________ (1994). Saudades do Brasil. Plon, París.____________ (1955). Tristes Tropiques. Plon (Terre Humaine), París.

Lehnen, Leila (2005). “Eating the Nation: The Meanings of Cannibalism in Glauco Ortolano’s «Do-mingos Vera Cruz. Memórias de um antropófago lisboense no Brasil»”. En: Espéculo. Revista de estudios literarios. Universidad Complutense de Madrid, Madrid. [En línea] http://www.ucm.es/info/especulo/numero30/eating.html.

Lobato, José Bento Monteiro (1927). Hans Staden. Meu Captiveiro entre os Selvagens do Brasil. Companhia Editora Nacional, São Paulo.

Magalhães, Couto de (1975). O Selvagem. Editora da Universidade de São Paulo-Livraria Itatiaia Editora, Belo Horizonte.

Maranhão, Túllio (1998). “The Adventures of Ontology in the Amazon Forest”. En: Paideuma, Frankfurt am Main, Vol. 44, pp. 155-168.

Menchén, Georg (1979). Nimuendaju: Bruder der Indianer. F. A. Brockhaus, Leipzig.

Métraux, Alfred (1928a). La civilisation matérielle des tribus Tupi-Guarani. Librairie Orientaliste Paul Geuthner, París.

Métraux, Alfred (1928b). La religion des Tupinamba et ses rapports avec celle des autres tribus Tupi-Guarani. E. Leroux, París.

Münzel, Mark (2004). “El feliz guiño entre el investigador y el investigado. Una relectura de los Tristes tropiques de Claude Lévi-Strauss”. En: Boletín de Antropología, Medellín, Vol. 18, N.o 35, pp. 211-225.

Münzel, Mark (2002a). “Vom Erzählen zum Zuhören: Die Rolle der Interlinearübersetzung im Kampf gegen die Romantik in Brasilien”. En: Scharlau, Birgit (ed.). Übersetzen in Lateinamerika. Gunter Narr, Tübingen, pp. 87-104.

____________ (2002b) “Wie sollen wir die Philosophie brasilianischer Indianer verstehen?”. En: Schmied-Kowazik, Wolfdietrich (ed.). Verstehen und Verständigung: Ethnologie - Xenologie - Interkulturelle Philosophie. Königshausen & Neumann, Würzburg, pp. 26-35.

Peralva, Angelina (org.) (2003). “Missions artistiques et expéditions scientifiques”. En: Colloque International Voyageurs et images du Brésil. MSH-Paris, 10 de diciembre de 2003, mesa 3. [En línea] http://www.chairesergiobuarque.msh-paris.fr/pdf-voyageurs/interv3.pdf.

Pereira, João Baptista Borges (1994). “Emilio Willems e Egon Schaden na Antropologia”. En: Re-vista de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, N.o 22. [En línea] http://www.usp.br/iea/revista/online/revista22/.

Péret, Benjamin (2000). El quilombo de Palmares; las religiones negras del Brasil. Octaedro, Barcelona.____________ (1960). Anthologie des mythes, légendes et contes populaires d’Amérique. Albin Michel, París.

Ponge, Robert (2004). “Notas sobre a recepção e presença do surrealismo no Brasil nos anos 1920-1950”. En: Alea, Rio de Janeiro, Vol. 6, N.o 1, pp. 53-65.

Price, David P. (1978). “Real Toads in Imaginary Gardens: Aspelin vs. Lévi-Strauss on Nambiquara Nomadism”. En: Bijdragen tot de Taal-, Land- en Volkenkunde, s’Gravenhage, Vol. 134, N.o 1, pp. 149-161.

Riese, Berthold (1995). “Während des Dritten Reiches (1933-1945) in Deutschland und Österreich verfolgte und von dort ausgewanderte Ethnologen”. En: Hauschild, Thomas (ed.). Lebenslust und Fremdenfurcht: Ethnologie im Dritten Reich. Surkamp, Frankfurt am Main, pp. 210-220.

Rodrigues, José Honório (1958). “Capistrano de Abreu, ein Freund Deutschlands”. En: Staden-Jahr-buch, São Paulo, Vol. 6, pp. 147-158.

Roehle, Reinhard (1890). Durch Urwald und Sertao. Union Deutsche Verlagsgesellschaft, Stuttgart.

Sabóia, Napoleão (1982). “O Personagem da Semana. Entrevista com Lévi-Strauss”. En: O Estado de São Paulo, 6 de junio de 1982, suplemento cultural.

Sampaio-Silva, Orlando (2000). “O antropólogo Herbert Baldus”. En: Revista de Antropologia, São Paulo, Vol. 43, N.o 2, pp. 23-79.

Santos, Sílvio Coelho dos (1973). Índios e brancos no sul do Brasil: A dramática experiência dos Xokleng. Edeme, Florianópolis.

Schaden, Egon A. (1989). “Deutsche Pioniere in der ethnologischen Erforschung des oberen Xingu”. En: Hartmann, Günther (ed.). Amazonien im Umbruch: Aktuelle Probleme und deutsche Forschungen im größten Regenwaldgebiet der Erde”. Dietrich Reimer, Berlín, pp. 339-347.

____________ (1980). “Imigrantes Alemães e Japoneses”. En: Saito, Hiroshi (ed.). A Presença Japonesa no Brasil. São Paulo, s. e.

____________ (1968). “A escola teuto-brasileira e a assimilação de imigrantes alemães e seus descen-dentes”. En: Estudos e Documentos, São Paulo, Vol. 6, pp. 163-183.

____________ (1965). “Aculturação indígena: Ensaio sôbre fatôres e tendéncias da mudança cultural de tribos índias em contacto com o mundo dos brancos”. En: Revista de Antropologia, São Paulo, Vol. 13, No. 1-2.

____________ (1963). “Aspectos históricos e sociológicos da escola rural teuto-brasileira”. En: IColóquio de Estudos Teuto-Brasileiros. Universidade Federal em Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Schaden, Egon A. (1959). “Alguns problemas e aspectos do folclore teuro-brasileiro”. En: Revista de Antropologia, São Paulo, Vol. 7, pp. 123-135.

____________ (1956). “Aculturação de alemães e japoneses no Brasil: Trechos de uma conferência”. En: Revista de Antropologia, São Paulo, Vol. 4, pp. 41-46.

____________ (1954). “Der Deutschbrasilianer - ein Problem”. En: Staden-Jahrbuch: Beiträge zur Brasilkunde, N.o 2, pp. 181-194.

Schaden, Francisco Serafim Guilherme (1963). Índios caboclos e colonos: Páginas de etnografia, sociologia e folclore. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo.

____________ (1958). “Xokléng e Kaingáng (Notas para um estudo comparativo)”. En: Revista de Antropologia, São Paulo, Vol. 6, N.o 2, pp. 105-111.

Schultze, Miriam (2004). Indianistische Simulationen zwischen authentischer Kritik des realen Sozialismus und imaginärer Absage. Disertación de Historia y Etnología, Frankfurt am Main (Manuscrito).

Shimabukuro, Elisabete H. et al. (coord.) (2005). Catálogo da Sociedade de Etnologia e Folclore. Discoteca Oneyda Alvarenga, Centro Cultural, São Paulo. [En línea] http://www.centrocultural.sp.gov.br/ccsp/livros/pdfs/sef.pdf.

Spielmann, Ellen (2003). Das Verschwinden Dinah Lévi-Strauss’ und der Transvestismus Mário de Andrades: Genealogische Rätsel in der Geschichte der Sozial- und Humanwissenschaften im modernen Brasilien. La desaparición de Dinah Lévi-Strauss y el transvestismo de Mário de Andrade: enigmas genealógicos en la historia de las ciencias sociales y humanas del Brasil moderno. Wissenschaftlicher Verlag Berlin, Berlín.

____________ (1994). “«Tropicália»: Kulturprojekt der sechziger Jahre in Brasilien”. En: Scharlau, Birgit (ed.). Lateinamerika denken. Kulturtheoretische Grenzgänge zwischen Moderne und Postmoderne. Gunter Narr, Tübingen, pp.145-160.

Trautman, Thomas R. (1987). Lewis Henry Morgan and the Invention of Kinship. University of Cali-fornia Press, Berkeley.

Villas Bôas, Glaucia Kruse (2003). “Entre Fronteiras. A contribuição de Emílio Willems”. En: Neves, Clarissa Eckert Baeta y Sbottka, Emil A. (eds.). Sociologia, Pesquisa e Cooperação: Achim Schrader - homenagem a um cientista social. Porto Alegre, s. e., pp. 129-146.

____________ (2000). “De Berlim a Brusque, de São Paulo a Nashville: A sociologia de Emílio Willems entre fronteiras”. En: Revista Tempo Social, São Paulo, Vol. 12, pp. 171-188.

Willems, Emilio (1984). Der preussisch-deutsche Militarismus: ein kulturkomplex im sozialen Wandel. Verlag Wissenschaft und Politik, Köln.

____________ (1967). Followers of the New Faith: Culture Change and the Rise of Protestantism in Brazil and Chile. Vanderbilt University Press, Nashville, Tenn.

____________ (1947). Cunha: tradição e transição em uma cultura rural do Brasil. Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, São Paulo.

____________ (1946). A Aculturação dos Alemães no Brasil: Estudo Antropológico dos imigrantes alemães e seus descendentes no Brasil. Companhia Editora Nacional, São Paulo.

Willems, Emilio y Baldus, Herbert (1942). “Cultural Change Among Japanese Immigrants in Brazil”. En: Sociology and Social Research: An International Journal, Vol. 26, N.o 6, pp. 525-537.

Publicado

2010-09-09

Como Citar

Münzel, M. (2010). Brasil-Europa. Por uma antropologia pós-nacional em tempos de transferência. Boletim De Antropologia, 20(37), 27–50. https://doi.org/10.17533/udea.boan.6888

Edição

Seção

Misceláneo