Hábitos de lazer de estudantes de música: caso do Conservatório de Tolima, Colômbia

Autores

  • Hernán Gilberto Tovar Torres Universidade de Tolima

DOI:

https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v36n1a06

Palavras-chave:

lazer, entretenimento, estudantes de música

Resumo

Objetivo: Identificar e descrever os hábitos de lazer de estudantes de música de Conservatório de Música de Tolima, Colômbia. Metodologia: Estudo quantitativo transversal. É parte de uma pesquisa mais ampla sobre saúde e lazer, analisamos duas das dimensões do questionário ad hoc, "as características da educação musical" e "hábitos de lazer". Resultados: os dados revelam que a principal razão pela qual eles escolhem os estudos musicais é que é uma paixão pessoal. Preferências sedentárias de lazer e combinados com estudos musicais, recebendo alto grau de satisfação. Eles baseiam-se principalmente atividades de lazer como viajar e visitar museus atividades físicas e desportivas, encontrando barreiras como não ter tempo e falta de oferta universidade. Conclusão: a necessidade de mudar os hábitos de lazer nesta comunidade para uma maior prevenção de problemas de saúde que afligem o músico durante a sua formação universitária.

|Resumo
= 897 veces | HTML (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 247 veces| | PDF (ESPAÑOL (ESPAÑA))
= 435 veces|

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hernán Gilberto Tovar Torres, Universidade de Tolima

Doutor em Lazer e Desenvolvimento Humano, Universidade de Deusto. Professor da fábrica e coordenador da área de recreação 

Referências

Ackermann, B., Driscol, T., & Kenny, D. (2012). Musculoskeletal Pain and Injury in Professional Orchestral Musicians in Australia. Medical Problems of Performing Artists, 27(4),181-187.

Águila, S. (2005). Ocio, jóvenes y postmodernidad. Almería, España: Servicio de Publicaciones Universidad de Almería.

Alberto, S., Hernando, J., & Fernández, A. (1996). Gestión y dirección de las empresas deportivas. Teoría y Práctica. Madrid: Gymnos.

Almonacid, G., Gil, I., López, I., & Bolace, I. (2013). Trastornos músculoesqueléticos en músicos profesionales: revisión bibliográfica. Revista de Medicina y Seguridad del trabajo, 59 (230) 124-145.

OTIUM Asociación Iberoamericana de Estudios de Ocio (2011). Estudio de la experiencia de ocio en Iberoamérica en jóvenes universitarios. España: OTIUM.

Barrionuevo, D. (2012). Diagnóstico de la utilización del tiempo libre de los estudiantes de las ingenierías de la modalidad presencial de la Escuela Politécnica del Ejército. Revista Latinoamericana de Recreación, 1(2), 1-12.

Bastías, E., & Stiepovich, B. (2014). Una revisión de los estilos de vida de estudiantes universitarios iberoamericanos. Ciencia y Enfermería, 20(2), 93-101.

Betancor, A. (2011). Hábitos de actividad física en músicos de orquestas sinfónicas profesionales: un analisis empírico de ámbito internacional (Tesis Doctoral). España: Universidad de las Palmas de Gran Canaria.

Cárdenas, S., Martínez, F., & Vergara, K. (2014). Niveles de actividad física asociados a factores sociodemográficos, antropométricos y conductuales en universitarios de Cartagena. Salud Uninorte, 30(3).

Castillo, E., & Giménez, F. (2011). Practice of physical activity of students of the University of Huelva. International Journal of Medicine and Science of Physical Activity and Sport, 11(41), 127-144.

Cea, M. (2012). Fundamentos y aplicaciones en metodología cuantitativa. Madrid: Síntesis.

Comas, D., Aguinaga, J., Andrés, F., Espinosa, A., & Ochaita, E. (2003). Jóvenes y estilo de vida. Valores y riesgos de los jóvenes urbanos. Madrid: INJUVE.

Cuenca, M. (2004). Pedagogía del ocio: modelos y propuestas. Bilbao: Publicaciones Universidad de Deusto.

Cuenca, M., & Nieto O. (2014). Valor del ocio en un grupo de universitarios de pregrado de la Universidad de Caldas (Colombia). Recuperado desde: http://es.slideshare.net/ociogune/valor-del-ocio-en-un-grupo-de-universitarios-de-pregrado

Díaz, S., & González, F., & Arrieta, K. (2014). Niveles de actividad fìsica asociados a factores sociodemograficos, antropometricos y conductuales en universitarios de Cartagena (Colombia). Salud Uninorte, 30(3), 405-417.

Faílde, J., & Dapía, M. (2012). Las evidencias científicas en el ámbito del ocio y del tiempo libre. Programas eficaces. En: M. Isorna & D. Saavedra (comps.), Prevención de drogodependencias y otras conductas adictivas (pp.367-375). Madrid, España: Pirámide.

Funes, M. (2008). Informe Juventud en España 2008. Recuperado desde: http://www.injuve.es/observatorio/demografia-e-información-general/informe-juventud-en-españa-2008

García, M. (2006). Postmodernidad y deporte: entre la individualización y la masificación. Encuesta sobre hábitos de los españoles 2005. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Consejo Superior de Deportes.

García, M. (2011). Ideal democrático y bienestar personal. Encuesta sobre los hábitos deportivos de España 2010. Madrid: Consejo Superior de Deportes.

Gil, E., & Menéndez, E. (1985). Ocio y prácticas culturales de los jóvenes. Madrid: INJUVE.

Gomes, C. (2015). Lazer necessidade humana e dimensao da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, 1(1), 3-20.

Granada, J. (2011). Análisis de las patologías musculo-esqueléticas en los clarinetistas. Revista Complutense de Investigación en Educación Musical, 8(3), 1-17.

Guptill, C. (2010). Survivors on the edge: The lived experience of professional musicians with playing-related injuries. Canadá: Western University.

Méndez, R. (2008). Los jóvenes universitarios y su (des)orientación ante los nuevos retos que plantea el EEES. Educatio Siglo XXI, 26, 197-224.

Ochoa, M., & Rangel, L. (2012). El tiempo libre de los estudiantes universitarios de la Facultad de Comercio y Administración de Tampico. CienciaUAT, 6(3), 20-26.

Ortiz, M. (2014). Prevalencia de síntomas osteomusculares en miembros superiores y los probables factores de riesgo asociados en los estudiantes de música en una institución universitaria de Bogotá, Colombia (Tesis de maestría). Bogotá, Colombia: Universidad del Rosario, Maestría en Salud Ocupacional y Ambiental.

Pavón, A., & Moreno, J. (2008). Actitud de los universitarios ante la práctica físico-deportiva: diferencias por géneros. Revista de Psicología del Deporte, 17(1), 7-23.

Ponce de León, A., Sanz, E., Ramos, R., & Valdemoros, M. (2010). MACOFYD Cuestionario de motivaciones, actitudes y comportamientos en el ocio físico-deportivo. Logroño: Universidad de la Rioja.

Romero, G., & Amador R. (2008). Hábitos fisico-deportivos de universitarios colombianos. Bogotá: Kinesis.

Rosset, J., & Odam, G. (2010). El cuerpo del músico. Manual de mantenimiento para un máximo rendimiento. Barcelona: Paidotribo.

Sanz, E. (2005). La práctica físico-deportiva de tiempo libre en universitarios. Logroño: Universidad de la Rioja.

Sardà, E. (2003). En forma: ejercicios para músicos. Madrid: Paidós.

Schoeb, V., & Zosso A. (2012). “You cannot perform music without taking care of your body”: a qualitative study on musicians’ representation of body and health. Medical Problems of Performing Artists, 27(3), 129-136.

Torres, A. (2015). Resultados de sedentarismo en la población de primer semestre de 2010 de la Universidad Santo Tomás. Hallazgos, 7(14), 149-158.

Trainor, S., Delfabbro, P., Anderson, S., & Winefield, A. (2010). Leisure activities and aolescente psychological wll-being. Journal of Adolescence, 33, 173-186.

Tubiana, R., & Amadio, P. (2000). Functional anatomy. In: R. Tubiana & P. Amadio, Medical problems of the performing instrumentalist (pp.1-4). London: Martin Dunitz Ltda.

Viaño, J. (2009). Trastornos musculo-esqueléticos relacionados con la interpretación musical en estudiantes instrumentistas. Epidemiología y factores de riesgo. Actividad física y deporte, hábitos de prevención y carga física. New York: Human Movement.

World Leisure and Recreation Association (1994). WLRA International charter for leisure education. World Leisure & Recreation, 36(2), 13-16.

Zaza, C. (1998). Playing-related musculoskeletal disorders in musicans: a systematic review of incidence and prevalence. Canadian Medical Association Journal, 158(8), 158-189.

Publicado

2019-11-12

Como Citar

Tovar Torres, H. G. (2019). Hábitos de lazer de estudantes de música: caso do Conservatório de Tolima, Colômbia. Educación Física Y Deporte, 36(1), 101–119. https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v36n1a06

Edição

Seção

Artigos de pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)